Olá, pessoal! Nos últimos posts falamos das diferenças entre a pelúcia para criança e a pelúcia para cachorro e depois sobre os atrativos inseridos em cada pelúcia pet para despertar interesse, enriquecer o dia e trabalhar o cognitivo do pet, que é uma das principais funções da pelúcia de cachorro. Mas não é só isso, a pelúcia de cachorro tem função instintiva na rotina canina e sobre isso que vamos falar nesse post!
A função da pelúcia de cachorro
Bem, parte da função da pelúcia de cachorro já ficou evidente, quando falamos dos atrativos: as pelúcias são uma ótima fonte de enriquecimento ambiental para o seu pet, podendo trabalhar o EA Sensorial, Cognitivo e até o físico. Pois ele se exercita, brinca, corre com a pelúcia ou atrás dela e isso é ótimo para o seu cachorro!
Mas não é só isso! A pelúcia tem uma função instintiva para o pet, pois ele a usa como recurso para atender as necessidades naturais da espécie e cada pet vai ter uma reação e foco diferente, entre:
Instinto de caça:
Alguns cães têm a necessidade de caçar. É intrínseco à espécie e eles buscam exercer isso focando nas pelúcias (ou em móveis e itens da casa, quando não lhe é dado brinquedos apropriados!).
Cães com esse instinto, buscam destruir a pelúcia da forma mais rápida que podem! Pois são ‘programados’ para abrir esse tipo de brinquedo, como se estivessem dilacerando sua caça. E isso acontece especificamente com a pelúcia, devido a textura próxima ao que seria a caça, seja pelos pelinhos ou pela superfície da lona, que lembra uma pele/couro animal.
Para cães com esse instinto é recomendado oferecer pelúcia resistente para cachorro, como o Mr. Dude, disponível no SHOP.Petiko, pois ele possui um material mais difícil de perfurar na mordida, dando maior durabilidade ao brinquedo. Mas sim, seu pet vai dar um jeito de estourar e isso não é um problema. pelo contrário, como ele busca satisfazer o instinto canino, é importante que ele consiga dilacerar a pelúcia para não gerar frustração.
Instinto investigativo:
Por outro lado, há cães que não focam em destruir a pelúcia de cachorro e brincam com o mesmo brinquedo por anos. É o caso do Prince, ele não tem o instinto caçador e não tenta abrir a pelúcia pet de forma alguma. Ele brinca e morde muito, mas com delicadeza. Pois o objetivo dele é e desvendar os enriquecimentos auditivos e essa é a recompensa dele!
Isso não significa que ele seja bonzinho e o outro um cão arteiro, não tem a ver com travessura. Mas com necessidades psicológicas de cada animal que eles buscam satisfazer interpretando a pelúcia de cachorro de maneiras diferentes.
Para esse fim, as pelúcias de cachorro campeãs de audiência aqui em casa são o Malvadiko e a Coleika! Cada um com uma dificuldade diferente para encontrar os atrativos sonoros, gerando diversão constante para o Prince e, se você tiver sorte e ainda tiver no disponível no SHOP.Petiko, para o seu peludo também!
Instinto protetor:
Por fim tem cachorro que ama suas pelúcias e anda com elas na boca pela casa inteira. São fofos e protetores com seu brinquedo. Então não destroem a pelúcia pet, pois cuidado com um filhote e tem em sua coleção de pelúcias, sua prole. Mas não se engane pensando que isso só acontece com fêmeas! Aqui esse instinto também está presente no Prince, mesmo antes de castrar e continua muito claro após a castração.
Para esse tipo de Instinto é importante variar os brinquedos e os atrativos da pelúcia pet,. Pois torna a experiência dele com seus coleção mais rica e intensa. E para isso vale a pena assinar o BOX.Petiko que traz pelúcias novas e com atrativos diferentes todo mês para o seu cãozinho!
Outro fator importante nesse tipo de comportamento canino é ler a comunicação que o pet imprime! Com isso é possível entender se esse instinto de proteção não gera sinais de reatividade no cão. Por exemplo, no início, algumas pelúcias era muito queridas pelo Prince e ele as protegia de todas as formas. Mas com isso ele chegava a rosnar se alguém tentasse se aproximar enquanto ele estava brincando. Essa possessividade não é boa e é preciso trabalhar o pet para que isso não evolua.
É muito importante satisfazer o instinto animal, mas não é positivo alimentar comportamentos como esse. Afinal, há o risco de alguém se machucar, além do stress que isso gera no animal.
Com o Prince foi feito treinamento positivo para ele entender que soltar a pelúcia quando pedimos pode ser bom também e ele entendesse que não precisa ter medo de perder os brinquedos dele.
E na sua casa, qual é o instinto que predomina quando o assunto é pelúcia de cachorro? Conta aqui nos comentários a sua experiência também! 🙂
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!
Diferença entre pelúcia para cachorro e pelúcia infantil - Ursinhos ChowChow
jun 22, 2020 at 18:21
[…] As 3 funções da pelúcia de cachorro […]
Coleção de Pelúcias Pet dos Ursinhos Chow Chow
ago 17, 2020 at 08:04
[…] uma bolinha! Aliás, se seus pais acham que você é arteiro e destrói tudo, fala para eles lerem ESSE ARTIGO sobre as 3 funções das Pelúcias para os cães, […]
Cachorro destruidor de brinquedos: o que fazer? - Matilha Brasil
ago 21, 2020 at 14:03
[…] Precisamos ter em mente que os cães são descendentes dos lobos. No momento em que estão destruindo uma pelúcia, por exemplo, estão reproduzindo comportamentos que teriam diante da presa. Assim, em vez de ficarmos frustrados quando um brinquedo novo é vítima de um cachorro destruidor, devemos ficar muito satisfeitos! Pois aquele brinquedo cumpriu sua função. Estimulou um instinto canino nato e proporcionou para ele uma sensação de bem-estar por ter alcançado seu objetivo. Aliás, entenda as funções das pelúcias pet, aqui. […]