Oi, gente! Sou eu, o Leon para mais um post denúncia nesse blog! Por escolha dos seguidores lá no Instagram (se você não segue, corre lá no @ursinhoschowchow pra acompanhar a gente!), o assunto hoje é o preconceito contra raças de cachorro, um aubsurdo. Cancei de ouvir coisas como “olha, ele tem latido de cachorro bravo”. Auau, cada coisa que a gente que é canino ouve de vocês humanos que é pra morder mesmo, sabe?
Ah, e antes de começar, quero dizer que esse texto é a minha opinião. Não é de um veterinário e nem adestrador. É a opinião do maior interessado nesse papo: o cachorro!
LATIDO DE CACHORRO BRAVO: POR QUE SOMOS BRAVOS?
Quero começar com isso, porque é algo que aueu não entendo! Olham para nós e falam, “ele tem latido de cachorro bravo”, ou “essa é a raça perigosa” e ainda, “cuidado, porque chow chow ataca”. Mas que mania que o ser humano tem de colocar os cães numa caixa e separar por tamanho, raça e rótulos que vocês criam sem ver se é verdade no nosso mundo canino.
Aueu sou o Leon, O Leão. Mas o Prince é um ursinho. E isso já diz muito sobre nós. Mas somos da mesma raça, temos o mesmo tamanho, o que muda é a história de vida e o comportamento. Aueu sou bravo mesmo, já mordi e ainda acho que se precisar, eu mordo de novo, porque o ser humano já me machucou e me ensinou a ser assim. O Prince não morde uma mosca. Mas ele é julgado como um cão agressivo, “chow chow é agressivo”, dizem para ele na rua. Por isso eu fico indignado, é muito preconceito com raças de cachorro e vocês humanos não sabem nada, são todos bobos! Pronto, lati!
RAÇA DE CACHORRO BRAVO
Outro aubsurdo que vejo nessa Internet e via quando morava na rua também. Aucês classificam raças de cachorro perigosas, como se nascer daquela raça determinasse a fúria dele.
Que bobagem!! E se fosse humano: humano amarelo, tem que ser bravo? Ou é mais inteligente? Auau…
Não, não existe isso de todo chow chow é bravo! E nem que pitbull é perigoso. Aliás, aueu vi uma matéria falando sobre o “emprego” de aumigos pitbull nos EUA: eles trabalham como babá de crianças e são muito eficientes. Isso porque eles são cães de guarda, então zelam pelo bem-estar e segurança do bebê.
Entendam a diferença: cão de guarda não precisa ser bravo, a não ser que receba treinamento para isso, que o humano seja malvado com o cachorro e o ensine a ser violento. Aliás, foi isso que fizeram comigo: fui agredido e agora eu tenho medo de gente. Então para me defender, eu avanço. Para nós, a defesa é o ataque. Então, como diz a Tia Fê, se um cão ataca, saiba que você fez algo para merecer isso, mesmo sem querer ou perceber. Mas fez, a culpa é sua, humano bobo!
Portanto, vamos combinar uma coisa: Na minha opinião, não existe raça perigosa! O que existe é:
- Linhas de cães mais bravos, fruto do cruzamento de pais bravos que gera essas ninhadas estressadas. Aliás, criadores, podiam parar com isso? É chato pra cachorro ser cão bravo, sabiam?
- Cães com tendência temperamental e que se não tiverem uma boa educação, pode se tornar agressivos.
- Cães traumatizados de algum modo que desenvolvem agressividade e aí se tornam cães bravos.
- Cães maltratados que aprendem a ser agressivos, porque é o que receberam do ser humano. Não deixa de ser um trauma, mas ali inclui traumas não violento, como medo de barulhos.
CUIDADO, CÃO BRAVO
Já viram essa plaquinha nos portões por aí? Aqui em casa podia ter uma, porque esse sou eu: cão bravo! Mas não sou bobo e não mordo atoa. Mordo se me sinto ameaçado ou se ameaçam o meu território. Mas se aucê se mostrar confiável e não abusar, eu posso ficar na minha também.
O que importa é entender o PORQUE um cão é bravo para poder ajudá-lo com treinamento positivo, como a tia Emanuelle faz comigo. Ainda que não se tenha certeza nenhuma do que aconteceu comigo, ela observa meu comportamento, meus sinais e passa treinos que me ajudam a acalmar, a ter confiança na Tia Fê e me dar qualidade de vida.
Nem a tia Fê e nem a tia Emanuelle me julgaram como um cão bravo e sem jeito. Elas me olharam com aumor, abraçaram minha causa e estão fazendo a diferença na minha vida. Não me rotularam como muitos fazem e é feio isso.
Então não olhe para um chow chow, um pitbull, um rotweiler e digam: raça perigosa, raça de cães bravos, olha que latido de cachorro bravo. Isso pode não ser verdade, um pitbull pode ser um doce também e você pode ser agressivo com a família dele agindo assim.
Falar para os pais de um cachorro que ele é de uma raça perigosa, que ele devia se “desfazer” do pet (como se a gente fosse descartável) é altamente agressivo, sabia?
A minha tia Fê já ouviu muito isso e ela fica chateada quando falam para ela se livrar de nós 3, como papéis velhos. Nós somos uma família, ninguém descarta um filho na rua, né? então não faça isso com um cachorro também.
VERDADES SOBRE CACHORROS DE RAÇAS PERIGOSAS
- Chow Chow é perigoso? Não, Chow Chow é temperamental, portanto saiba educar ou ele será o dono da matilha em casa e não vai te respeitar. E sim, a culpa é sua, humano bobo. Na dúvida? Contrate um adestrador, ok?
- Se aucê não tem certeza que está fazendo um bom trabalho educando o seu filhote de qualquer raça, contrate um adestrador. Ele vai saber o que fazer, te ensinar a educar seu filho de 4 patas. Ah, e sim, tem que pagar como a escola do seu filho humano. Mas é um investimento na qualidade de vida da família toda.
- Se um cachorro rosna ele não é um cão bravo e agressivo. Ele é um cão chowsacional que tenta evitar conflitos e rosna para te avisar que algo não vai bem e que é pra você parar. Rosnar é um aviso, atacar é uma agressão, combinado?
- Se aucê tem medo de cachorro de certa raça, aucê precisa superar isso, com dessensibilização, psicólogo, sei lá. Mas não pode acusar um cão de bravo se ele não fez nada para você. Se você gritar com o cachorro, você quem está sendo agressivo, não acha?
- Cães tem dias difíceis também. Nem sempre queremos carinho,brincar ou estamos disponíveis para você. Isso não faz dele um cachorro bravo. Ele pode estar apenas indisposto por conta da temperatura alta, por exemplo. Aprenda a ler os sinais do cachorro e respeite o espaço dele. Logo: não seja chato!
- Latidos de cachorro bravo é algo questionável. Isso porque se aucê fala por falar, devia parar. Nós latimos por dor, tristeza, agressividade, vários motivos e quando o humano entende nossos latidos, ele pode afirmar que é um latido de cachorro bravo e não de dor, por exemplo. Mas não faça isso de forma leviana, você pode passar vergonha.
E aí, concorda comigo? Deixe seu comentário aqui, aueu respondo todos!
Lambidas do Leon!
Escrito por
Leon O Leão
Blogueiro Pet
Sou o Leon! Um chowchow resgatado pela tia Fê. Sou teimoso, bravo, guardinha da casa e sim, eu mordo! Mas sei ser fofo, educado e carinhoso com a tia.Aqui no Blog escrevo umas verdades caninas que todo humano precisa saber! Portanto, leia e comente, ok?
Erika
jan 4, 2021 at 08:14
Eu concordo
Tenho um filhote de chow chow de 4 meses, e todos sempre falam que essa raça e brava, não acho certo, o meu mesmo e um amor!
A unica coisa que eu queria saber e como faço pra ele parar de morder a gente,