Olá, pessoal! Uma das dúvidas que estamos recebendo é com relação ao ventilador, devido aos dias de calor insano. Afinal, cachorro gosta de ventilador? Nesse post irei falar sobre isso e ainda te dar dicas do que fazer caso o seu cachorro estiver com muito calor, para mantê-lo fresquinho. Vamos lá?
Cachorro gosta de ventilador?
Apesar de não ter uma resposta exata sobre cachorro gostar de ventilador, uma coisa é certa: o ar diretamente dirigido a eles costuma incomodar! Mas, sim, eles passam calor, assim como nós. Por isso, existem muitas dúvidas sobre se devemos colocar um ventilador para o cão quando as altas temperaturas chegam.
Apesar dos pelos dos cães servirem como protetor tanto durante as altas temperaturas, quanto para as baixas, isso não significa que eles não sofram com elas. Além disso, como a pele deles não transpira, existem chances de sofrerem de uma insolação e, também, desidratação.
Por isso, se o seu cachorro não se incomoda com o ar direto do ventilador, não há nenhum problema em ligá-lo na direção dele. Caso esse ato o incomode, opte por deixar o ventilador virado para outro lugar, para que o ar circule por onde o cão está. Ainda há casos de cães que não gostam do barulho do ventilador. Nesse caso, é necessário entender o motivo por trás disso, se é medo ou estresse pelo barulho, por exemplo. E nesses casos, vale uma consultoria com um adestrador positivo para dessensibilizar essas reações e proporcionar mais conforto e bem-estar ao animal.
Mas você pode optar por deixar o seu pet em um local mais arejado, para não sofrer tanto com o calor. Ninguém melhor do que você conhece seu pet.
Cachorro com muito calor, o que fazer?
Em condições normais, os cães têm seus próprios métodos para se refrescar nos momentos de calor passageiro. É o que acontece, por exemplo, quando o pet se deita com a barriga no chão frio. Outras medidas, entretanto, dependem muito da iniciativa do tutor. Por isso, confira algumas dicas do que fazer ao perceber que o seu cão está com calor:
- Ofereça água fresca em abundância;
- Leve o pet para um local fresco e com sombra;
- Passe um cubo de gelo na barriga do cão, isso também irá ajudar a refrescar;
- Caso ele esteja fazendo alguma atividade física, interrompa o exercício;
- Estimule o seu cão a deitar sobre uma superfície fria. Inclusive, é possível encontrar tapetes próprios para cães, os chamado tapete gelado.
Como manter o cachorro fresquinho e livre do calor
Após uma brincadeira intensa ou um passeio é normal e inevitável sentir um leve aumento da temperatura corporal. No entanto, quando perceber que o seu cão sente calor a ponto de se tornar um problema, vale a pena seguir algumas recomendações:
- Mantenha o seu cão em local fresco e arejado;
- Em dias mais quentes, evite a prática de exercícios muito vigorosos;
- Evite passear com o cão nos horários mais quentes, como é entre às 10h e às 16h;
- Nunca deixe o seu cão trancado no carro ou em outros locais que não possuem ventilação;
- Ofereça água em abundância, inclusive ao passear, com a ajuda de garrafas portáteis;
- Fique atento ao peso do pet. O excesso de gordura contribui para o aumento da temperatura corporal;
- Dê banhos regulares, mas não esqueça de secar bem seu pet para evitar dermatite.
Entretanto, sobre essa última dica, é muito importante lembrar que a tosa não é indicada para todos os cães. Algumas raças, como é o caso do Chow Chow, por exemplo, possuem pelagem dupla que as protegem do calor e não devem ser tosadas. Se esse for o caso, leia esse post sobre a tosa do chow chow. E caso tenha dúvidas com relação a pelagem do seu cachorro, converse com um veterinário ou um especialista.
E o seu cachorro, gosta de ventilador? Conta aqui pra gente!
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!