Olá, pessoal! O carnaval está batendo na porta e nada como poder proporcionar festa e diversão para os nossos peludos também não é mesmo? Então vamos falar sobre como garantir o carnaval pet com saúde e responsabilidade?
Hora do passeio pet
A primeira coisa que você precisa pensar é que, se vai sair de casa e pular carnaval por aí com seu cachorro, escolher bem a hora do passeio pet no meio da folia é primordial! Pois ao contrário de você, os cães não aguentam brincar nos blocos ou andar atrás do trio elétrico o dia todo.
Para os cães, a alta temperatura do meio do dia, tanto do ambiente como do chão, são desgastantes e podem provocar problemas de saúde sérios. Por isso, é super possível passear com seu pet e curtir a festa num estilo carnaval pet, mas atente-se:
- Respeite os horários e busque passeios pela manhã, no fim da tarde ou à noite, para evitar o sol quente.
- Observe o seu cachorro o tempo todo, se ele estiver cansado, pare, deixe-o se recuperar. E se ele não quiser mais participar, é hora de voltar para casa.
- Escolha bem o ambiente e observe se está agradável para o seu pet. Isso porque Carnaval costuma ser lotado de gente e isso pode irritar o seu pet, se ele não estiver acostumado a estar em multidões e conviver bem com muitas pessoas.
Hidratação pet
E durante todo o passeio, hidrate seu cachorro! Levar a garrafa de água pet e mantê-la abastecida com água pura e fresca é primordial para manter seu pet saudável e hidratado. Isso porque a água fresca também ajuda o cachorro a regular a temperatura corporal no calor. Então ele se refresca e equilibra o termostato interno para se manter saudável e brincar com você na folia do carnaval pet.
Enriquecimento ambiental no seu carnaval pet
Mas se a ideia é ter um carnaval pet num clima menos folia e mais canino, a dica é ter criatividade no Enriquecimento Ambiental! O que não falta são opções para entreter seu pet, exercitar a mente e o corpo e garantir a diversão dele em momentos cheios de alegria nesse feriado!
Veja só essas dicas para cada tipo de enriquecimento ambiental no seu carnaval pet:
Alimentar:
Que tal preparar sorvetes de frutas para ele se lambuzar, refrescar e hidratar-se? Além de nutritivo, é uma forma de divertir seu pet com algo saboroso e que vai ocupar o tempo e gastar a energia dele. Ou mesmo fazer petiscos diferentes para ele, como o Bolo de ração que já ensinamos por aqui.
Físico:
Um bom passeio no parque com ritmos diferentes de caminhada e corrida, de acordo com a raça do seu cachorro pode ser bem bacana para gastar energia, farejar por aí e se divertir. Nesse momento, jogar a bolinha ou frisbe pode ser uma ótima pedida.
Cognitivo:
Fazer seu pet pensar e resolver problemas é uma ótima forma de desenvolver o raciocínio e exercitar a mente. Por isso enriquecimentos Cognitivos são essenciais para todas as ideias do cachorro. Um meio de praticar é com comedouros lentos e balls que fazem o pet pensar para conseguir comer. Além disso, como comem devagar, evitamos problemas como a torção gástrica em cães.
Social:
Carnaval pet pede socialização não é verdade? Conviver com pessoas e outros pets pode ser muito saudável para o bem-estar canino. Por isso socializar seu peludo nos passeios, permitir que se cheirem e brinquem (claro, mantendo a segurança, para evitar conflitos) é primordial.
Sensorial
Acho que esse é o enriquecimento preferido do Prince. ele adora brincar com cordas e pelúcias com texturas diferentes que garantem toques e ruídos com experiências sensoriais durante toda a brincadeira. para ele, morder as pelúcias até encontrar o apito é um jogo que exercita o cognitivo dele, mas também experimenta texturas diferentes nas pelúcias, deixando tudo muito mais complexo e divertido.
Carnaval pet e suas Fantasias
E como carnaval pet sem fantasia perde toda a graça, que tal brincar e fazer um ensaio de fotos com seu pet no clima da folia? Você pode realmente fantasiá-lo com adereços próprios para pet, ou brincar com acessórios humanos, serpentinas e papéis coloridos que já vão dar o clima para a brincadeira.
Por aqui, já fizemos o nosso ensaio fotográfico de carnaval e foi bem divertido. E para a escolha das fantasias atente-se sempre para:
- Tecidos que sejam confortáveis e leves.
- Adereços que não machuquem ou apertem muito o pet.
- Cuidado com brilhos e glitter. Pois eles pode grudar nos pelos ou cair nos olhos, gerando um problema bem chato.
- E se o seu pet não está acostumado com roupinhas e acessórios de cabeça, principalmente (que geram o maior incômodo) não force a nada. Afinal, dá para se divertir com uma bandana ou só a alegria de cenários coloridos, ok?
E aí, quem já tem programação para esse carnaval pet? Então, conte aqui nos comentários!
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!