Olá, pessoal! Muitas pessoas perguntam se chow chow gosta de carinho, devido à fama de que chow chow é bravo e o temperamento do chow chow. E sim, o chow chow gosta de carinho, de brincadeiras e é um cachorro muito companheiro. Mas acho que a grande questão não é o fato de o chow chow gostar de carinho ou não. Porém, saber lidar com a raça e entender os sinais que o cachorro te dá.
TEMPERAMENTO DO CHOW CHOW
O temperamento do chow chow faz dele um cão muito independente. Por isso, normalmente são cães que gostam de ficar no canto deles, sem tanto contato com pessoas e brincam bastante sozinhos. E algo importante de saber: chow chow dorme muito e isso reduz as horas úteis do dia dele!rs
Isso não quer dizer que dizer que o chow chow é bravo ou o faz um cão antissocial. O chow chow pode ser socializado desde filhote e interagir bem com outros animais, crianças e adultos. Mas é preciso entender que o chow chow é um cão reservado e isso precisa ser respeitado!
Quando o chow chow quer carinho, ele vai pedir sua atenção. Se ele quiser brincar com você, ele vai te dar os sinais disso, como trazer uma bolinha ou sentar do seu lado com outro brinquedo. É uma raça companheira, carinhosa, doce e muito leal, portanto a troca de carinho com o seu tutor faz parte da vida do chow chow.
Mas quando ele não quiser interação, por instinto, ele vai se afastar, deitar no cantinho dele sozinho ou com um brinquedo que ele goste e curtir sossegado. Nesse momento é importante a família respeitar essa individualidade. Forçar o cachorro pode estressá-lo e isso não é bom nunca!
COMO ACOSTUMAR SEU CHOW CHOW COM CARINHO
Todo comportamento desejável em um cachorro deve ser recompensado, visto que eles aprendem por repetição. O hábito de gostar de carinho e ter isso com mais intensidade no convívio com a família pode ser recompensável. Isso porque o faz entender que aquilo é bom e que ele pode ter “vantagens” ao pedir carinho aos tutores e passar mais tempo interagindo com humanos.
Você pode reforçar esse contato com brinquedos que ele brinque junto com você, como:
- Cordas de cabo de guerra,
- Buscar a bolinha,
- Pneus para puxar,
- E outras opções que ele se adapte para gerar mais interações entre humano.
Cultivar esses momentos com seu cachorro cria laços mais fortes ou mais próximos entre você e o seu chow chow.
Entretanto, cuide para que isso não crie nele uma dependência da sua presença para sentir-se bem. É importante preservar a independência nata do chow chow para ele não desenvolva ansiedade por isolamento quando você precisar sair e ele ficar sozinho, por exemplo. E lembre-se: antes de atender aos nossos desejos, é preciso preservar a saúde física e mental do chow chow para garantir a qualidade de vida dele.
Aqui em casa, o Prince gosta de carinho, a Maya é um melado de tão carinhosa e o Leon só quer carinho quando sente vontade, mas passa a maior parte do dia no cantinho dele. Então, respeitando as individualidades de cada um, convivemos muito bem e interajo com todos.
E na sua casa como funciona? Comente aqui e vamos trocar experiências!
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!
Jacque
ago 27, 2019 at 14:01
Aqui em casa é praticamente igual, o Bartho passa a manhã quase que inteira dormindo… mas é só sairmos que na volta tem carinho, ele pula , puxa a gente com a patinha e quer toda atenção possível por uns dois minutos , depois de matar a saudade vai para o seu canto e fica tranquilão , a noite ele tem mais energia então brinca sozinho ou vem trazer brinquedos para que possamos jogar ou segurar enquanto ele mede sua força. No condomínio interage muito bem com as crianças , que pegam, passam a mão , beijão e acham ele um ursão. Ele está com 8 meses e é assim… ainda tenho receio quanto a fase adulta , pois dizem que há uma mudança de comportamento … é assim mesmo? Será que ele ficaram menos tolerante com as crianças ou pessoas estranhas ? Um beijo parabéns pelos 3 lindos ursoes
Gleyce
out 31, 2019 at 00:49
Tenho um chowchow fêmea ela sempre gostou de carinho na barriga só que esses dias ela só deixa eu fazer carinho na cabeça dela e o pai dela ela deixa fazer carinho na barriga. Sabe o pq?
Leon O Leão
nov 23, 2019 at 19:17
Olá, Gleyce! Não sou comportamentalista, mas pelo que sei, o carinho na barriga só é permitido quando o cão confia totalmente na pessoa. Se ele tem qualquer desconfiança, ele não deixa. Se por acaso ele assustou contigo em algum momento e isso ficou marcado nele, pode ser o motivo dessa mudança.
Mitos e Verdades sobre ChowChow - Ursinhos ChowChow
nov 4, 2019 at 17:09
[…] Gleyce em Chow chow gosta de carinho? […]
Carolina Amaral
fev 4, 2020 at 19:01
Aqui o Puck tbm é bem carinhoso, mas ele fica bem sozinho tbm. Ele busca carinho, mas também tem o seu espaço.
Muito brincalhão, se dá bem com visitas, mesmo que não as conheça.
Desde pequeno acostumei ele com crianças e outras pessoas, todos da minha família adoram ele.
Miriam
fev 6, 2020 at 14:12
Aqui em casa o Duck gosta muito de carinho e gosta de ficar em lugares onde tem gente, se vamos almoçar ou jantar ele deitar debaixo da mesa, hora de dormir, no meu quarto no pé da minha cama, ele gosta muito de companhia, ele tem horário para brincar e gastar energia, só no horário em que as crianças chegam da escola na parte da manhã, ele pega os brinquedos e quer que eles brinquem com ele, o temperamento dele é muito bom com todos, tenho uma outra cachorra que se dão muito bem , mais no momento dele com ela, e deixo ele interagir com todos da família que moram aqui no mesmo quintal, nunca escondo ele quando chega visitas, acho que isso pode fazer ele mudar o comportamento com pessoas estranhas e com isso ele se dá bem com todos.
Beatriz
abr 12, 2020 at 21:23
OLÁ TENHO UM CHOW CHOW MACHO E ELE CHEGOU AQUI EM CASA ONTEONTEM E ELE NÃO BRINCA NÃO SE MOVIMENTA MUITO E SÓ DORMI KKK ELE SAIU DA MÃE DELE ONTEONTEM MAIS PQ SERÁ Q ELE ESTÁ ASSIM??
Bia
abr 12, 2020 at 21:24
Olá tenho um Chow Chow macho e ele NN brinca não se movimenta ele chegou aqui em casa ONTEONTEM E ELE NÃO BRINCA PQ SERÁ?
Soraya Menezes silva
out 28, 2020 at 07:52
Me ajudem! Zeus veio pra minha casa a seis dias e está com 5 meses. Só que ele não quer interagir comigo. Me deixa passar a mão na cabeca, pegar mas se por ele, nem chegava perto de mim. Está alimentando, bebendo água, fazendo cocô e xixi normal. O que eu faço? Me ajude.
Be
abr 18, 2021 at 20:29
Meu Simba tem 2,5 meses .. ele é um mimado.. ama carinho e vai onde eu vou em casa… menos quando dorme kkkkk mas sempre dorme perto de onde estou trabalhando… minha filha de 11 anos se dá super bem com ele tbm e fazemos carinho nele o tempo inteiro…
Fernanda Rabaglio
abr 26, 2021 at 09:41
que fofura!!!! 😀
Lays
abr 28, 2021 at 20:25
Meu chow chow tem 2 meses e gosta muito de brincar, mas não é obediente! Fica mordendo e pulando em cima de mim.
Fernanda Rabaglio
maio 17, 2021 at 16:50
Normal, Lays.
Ele é um cão primitivo, vai testar limites o tempo todo. Precisa de adestramento para entender limites e hierarquia na matilha.