Olá, pessoal! Como vocês sabem, os ursinhos estão na Internet desde 2016 e de lá para cá temos formado um grupo crescente de pessoas que nos acompanham diariamente aqui no blog e lá no Instagram, o que chamamos de Criar Comunidade.
Mas apesar de ser uma palavra bastante utilizada, algumas pessoas ainda não sabem o que quer dizer. A criação de comunidade é uma estratégia que oferece e promove um espaço criativo para que seja construído conexões entre pessoas que têm os mesmos interesses, assim, identificamos as necessidades delas, para propor soluções eficientes. Quer entender melhor sobre como criar comunidade e influenciar pessoas? Então vem comigo até o final.
Como criar comunidade e influenciar pessoas
O que é criar comunidade?
A origem da palavra “comunidade” vem do latim “communitãte” e engloba a ideia de algo compartilhado, algo comum. Embora seja muito usado para o sentido de agrupamento, uma comunidade é mais do que um grupo de pessoas, ela na realidade é um grupo de interesses.
Antes, esse conceito de comunidade era voltado a um grupo de indivíduos que conviviam geograficamente próximos, assim, compartilhando práticas e costumes. Ou seja, pessoas que possuíam pontos de similaridade. A repetição de comportamentos criava um padrão que igualava os perfis dos seus membros.
Entretanto, com o crescimento da internet e a transformação digital, esse conceito passou a compreender também aquelas pessoas que não necessariamente possuíam muitos pontos em comum. Com apenas uma semelhança, era possível criar um espaço de diálogo e de compartilhamento, e por isso, a tendência era atrair mais pessoas que se interessavam por questões parecidas.
Com isso, essa nova perspectiva tornou possível construir o que chamamos de comunidades virtuais, que criam hábitos, linguagens e rotinas que não precisam mais ser compartilhadas cara a cara. Essa possibilidade de entrar em contato com as pessoas de outras regiões do mundo transformou esse processo todo em algo mais complexo.
Apesar de ainda ser uma prática centrada em interesses em comum, a formação de comunidade permitiu que cada um dos seus membros mantivesse sua individualidade sem perder a noção de pertencimento. Então, de uma estrutura rígida pré-definida, uma comunidade passou a ser um espaço em permanente (re)construção.
Criar comunidade no Insta pet
Mas e no nosso meio pet, como isso funciona, né? Para o influenciador pet a ideia é a mesma, é necessário criar uma comunidade que seja consistente e engajada, para que assim você tenha um poder de influência, compartilhando nossas recomendações.
Essa tarefa não é fácil e não será rápida, será necessário esforço diário para atrair e aumentar a sua audiência de forma profunda e com qualidade. Para criar essa comunidade no mercado pet, busque se relacionar com pessoas que compartilham interesses comuns. Então, esses relacionamentos se tornarão o núcleo da sua comunidade, te ajudando a expandir o seu alcance e contribuindo para o seu crescimento e influência.
Mas como fazer isso? No Instagram da Matilha Brasil sempre tem posts sobre postar conteúdo de qualidade para gerar um interesse no público-alvo. Além disso, postar um conteúdo relevante para a sua estratégia e seus seguidores. Criar comunidade e influenciar pessoas requer muita determinação, dedicação e tempo. Porém, ela é a chave para sua longevidade nas redes.
O fato de criar ou até identificar uma comunidade, atrair pessoas novas, aumentar o engajamento, promover diálogos, produzir conteúdo e reforçar os laços entre os membros se tornou um desafio ainda maior. É necessário construir um espaço que proporcione essas interações e não os deixar juntos e esperar que eles mesmo criem em conjunto. Isso porque para criar comunidade e influenciar pessoas, é preciso que você se posicione como o líder dessa comunidade, por meio do compartilhamento do seu conteúdo cheio de valor e identidade.
Dicas para aumentar as visualizações dos seus posts
Crie conteúdo para o seu nicho
Esse é um dos pontos mais importantes na hora de pensar em aumentar as visualizações dos seus posts, pois se você possui uma identidade e um nicho fixo, é necessário postar e criar conteúdo de acordo com o seu público. Se o seu nicho é sobre pets, fugir das pautas desse mercado não irá gerar visualizações como se espera, podendo até prejudicar as próximas entregas de conteúdo. Foque no seu nicho e crie conteúdos em cima dele. Temos um post sobre conteúdos para Instagram pet que pode te ajudar.
Crie imagens para o post
Lembre-se de caprichar nas imagens para os seus posts. Uma imagem de qualidade valoriza e muito o seu conteúdo, já que demonstra comprometimento e dedicação, além do mais, as chances de engajar será maior. Boas imagens chamam mais a atenção, pois nós somos atraídos inicialmente por imagens e depois por textos.
Nem sempre sabemos como criar essas imagens, por isso, esse post da Matilha Brasil pode te ajudar não só para criação de conteúdo, mas com diversos aplicativos que vão fazer o seu insta bombar.
Use hashtags
Nós sempre falamos sobre o uso das hashtags, e se você quer aumentar as visualizações dos seus posts, é necessário usá-las.
Além disso, use hashtags que sejam novas e relevantes para o seu nicho, essa é a melhor maneira de aumentar o seu alcance no Instagram. Caso ainda tenha dúvidas, veja esse post sobre o poder das hashtags.
Como criar comunidade e conteúdo no Instagram
Entretanto, devemos cuidar da própria marca, que é um capital. E sim, um Instagram pet é uma marca produtora de conteúdo e fonte confiável de informações, pois se torna referência, como uma revista, por exemplo. Para tal, necessário se familiarizar com todas as ferramentas e recursos da Web, por isso, pensando não só em Instagram, mas de um modo geral, é necessário:
Conteúdo e Identidade
Além de publicar o seu próprio conteúdo em diversos formatos associados à pesquisa e interesse do público, é necessário taguear esse conteúdo e, logo em seguida, socializá-lo. Completar e otimizar o perfil corretamente nas mídias sociais, gerar atualizações que estejam relacionadas ao tipo de interação que estamos buscando, e ainda, usar imagens de perfil que seja consistente com a imagem que quer passar.
Contexto
Publique informações sobre temas do seu interesse, mas que sejam relevantes ao contexto do seu perfil. Além de ter autoridade ao publicar seu próprio conteúdo ou comentar em conteúdo de outros influenciadores pet, isso nos identifica e nos diferencia. Lembre-se que as interações criam uma impressão e isso se torna uma trilha acessível por todos.
Conversa
A maioria de nós gostamos de compartilhar, expressar e recomendar o que usamos e gostamos. Então, promova um intercâmbio de informações no seu perfil. Recomende e indique o que você gosta, dê dicas sobre algo que você faz e funciona, mas também peça dicas ao seu público, criando uma conversa de verdade dentro do seus posts, com troca de ideias, opiniões, indicações e confiança, estabelecendo assim uma dinâmica positiva para criar comunidade e influenciar pessoas.
A tendência é que os mecanismos de busca mostrem o que os outros dizem sobre nós. Como profissionais ou referências em dado assunto, é essencial estarmos alinhados com os nossos objetivos e fazer o bom uso da tecnologia para se posicionar e ter visibilidade.
E então, te ajudei a entender como criar Comunidade e influenciar pessoas? Conta aqui nos comentários!
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!