Olá, pessoal! Muita gente se confunde com relação às datas que celebram o dia da fotografia. Enquanto no Brasil é celebrado no dia 8 de janeiro, no restante do mundo é no dia 19 de agosto. Por isso, nesse post quero conversar sobre o dia mundial da fotografia, como a fotografia faz parte do nosso dia a dia desde quando desembarcou no Brasil. Vamos lá?
Dia Mundial da Fotografia
O dia mundial da fotografia é celebrado no dia 19 de agosto por conta da apresentação pública da Daguerreótipo (primeiro processo fotográfico a ser anunciado e comercializado) na Academia de Ciências da França, Paris, em 1839. Enquanto no Brasil, a data é celebrada no dia 8 de janeiro, pois é a data que teria chegado a Daguerreótipo no país, em 1840. Foi trazido por Louis Compte, e esse dispositivo foi apresentado no Rio de Janeiro ao Imperador Dom Pedro II.
Dia Mundial do Fotógrafo ou Dia Mundial da Fotografia?
As coisas ficam confusas por causa dessas duas datas. É muito comum as pessoas pensarem que uma data se refere ao Dia do Fotógrafo e a outra ao Dia da Fotografia (eu também pensava isso). Entretanto, no Brasil não existe essa separação e o dia 8 de janeiro é utilizado para celebrar ambos, sendo o Dia Nacional da Fotografia e do Fotógrafo., inclusive fiz um post em janeiro sobre isso, veja aqui. Já a comemoração internacional não faz referência ao Dia do Fotógrafo, apenas ao Dia Mundial da Fotografia.
Mas existem controvérsias sobre a celebração no Brasil, e isso é referente ao dia exato da chegada de Louis Compte ao Rio de Janeiro. Alguns artigos dizem que a data correta seria no dia 16 de janeiro, já alguns sites apontam a data de 8 de julho. Porém, não foi encontrado qualquer calendário oficial ou base teórica que justificasse essa escolha.
Uma outra polêmica a respeito da data é que segundo o historiador Bóris Kossoy, antes da Daguerreótipo ter sido anunciada na França, o pesquisador franco-brasileiro Hércules Florence já teria descoberto a fotografia e foi a primeira pessoa a usar o termo, em 15 de agosto de 1832, em Campinas, interior de SP.
O que é Fotografia?
A fotografia não é apenas sobre o equipamento e as técnicas que você precisa entender, vai muito além disso. Existem muitas pessoas que pensam que para ser um fotógrafo profissional, é necessário equipamentos de ponta e lentes fotográficas caras, mas isso é um mito. A fotografia é o estudo da luz, da composição e uma boa compreensão sobre o seu próprio equipamento.
Uma foto congela um momento da vida e mantém a capacidade de fazer você relembrar esse momento quantas vezes você desejar, sem que você perca a emoção que teve quando aquilo aconteceu.
Fotografia Digital
Nós sabemos que a fotografia, assim como a pintura, refere-se a um trabalho de arte e criatividade. Entretanto, antes do advento da tecnologia digital para as fotos, não era possível que o fotógrafo acompanhasse o seu trabalho em tempo real, como no caso dos pintores que visualizam a pintura do seu quadro desde o início, acompanhando cada uma de suas pinceladas.
O profissional passava horas e dias seguidos em seu trabalho, para conferir o resultado apenas um tempo depois, quando revelasse os filmes de sua câmera. E caso algo não saísse como o planejado, era necessário fazer novas fotos.
No entanto, com o início da câmera digital, as coisas mudaram, sendo possível acompanhar o resultado instantaneamente, corrigir as cores da fotografia e usar uma série de recursos e ferramentas que melhoram o trabalho. Todavia, para quem acredita que esses equipamentos fotográficos podem tornar o fotógrafo profissional extinto, está completamente enganado. Assim como a fotografia surgiu depois das pinturas e não trouxe nenhum risco para elas. Isso porque a essência, o feeling e o sexto sentido encontram-se nos artistas, sejam eles pintores ou fotógrafos.
Fotografia dos pets
Nós que temos o insta pet sabemos da importância de tirar boas fotos, apesar de ser difícil às vezes, por ter que prender a atenção do pet, definir um local para a foto e qual o cenário irá usar. Porém, sabemos que boas fotos chamam a atenção das pessoas e, com o tempo aprendemos outras técnicas que facilitam nessa hora, além de respeitar a vontade e o espaço do pet.
Vale ressaltar que o comportamento dos cães e gatos podem variar, e que essas diferenças estão ligadas a particularidade de cada um. Para os companheiros que são mais agitados, é comum que os tutores tenham dificuldade para tirar as fotos. Nesse caso, é importante utilizar truques, como brincadeiras para deixá-los mais calmos.
E se você precisa de algumas dicas, temos esse post com 6 dicas para tirar fotos de cachorro e arrasar.
E então, gostou? Você já fez um clique do seu pet para comemorar o Dia Mundial da Fotografia? Conta pra gente.
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!