Olá, pessoal! Recebemos várias perguntas do Igor, um seguidor do Instagram dos @ursinhoschowchow, para entender o que ele precisa saber antes de ter um chow chow. E achei isso sensacional, pois a coisa mais certa a fazer antes de adquirir um cão de raça é conhecer e conversar com quem já tem para ver se a sua vida se adapta ao estilo do cão ou não.
Essa atitude e pesquisa ajuda a evitar stress, sofrimento para o pet e para o humano e principalmente, abandono de animais provocado por compra ou adoção irresponsável! E por isso, lá no Instagram prometemos ao Igor que faríamos aqui no blog um post completo respondendo todas as perguntas dele. Então vamos lá?
O QUE SABER ANTES DE TER UM CHOW CHOW
SOBRE A RAÇA CHOW CHOW
A primeira coisa a pensar sobre o que saber antes de ter um chow chow é conhecer a raça afundo, pois não é um cão fácil de se lidar! Chow chow é conhecido por ser uma raça temperamental e agressiva, como já comentei NESSE POST. Mas a verdade é que muito do temperamento do chow chow vem da linhagem e da educação dada ao cão. Então, um cão que tenha pais calmos tem grande tendência para ser um cão tranquilo também. E sempre que o cão de qualquer raça é bem educado, conhecendo limites e aprendendo de forma positiva como se comportar, a chance de ter um pet agradável, educado, com bom temperamento cresce muito. Por isso indico tanto que todo pet deve ser adestrado por um profissional com foco em reforço positivo.
Mas para conhecer as particularidades da raça, como padrão, cores, etc, temos ESSE POST com tudo sobre chow chow aqui no blog, ok?
CHOWCHOW GOSTA DE EXERCÍCIOS?
Sim, saber o quanto seu pet vai exigir de exercícios e, logo, do seu tempo, é fundamental. Então na lista sobre o que saber antes de ter um chow chow, está o nível de energia! E o chow chow não é uma raça com alta taxa de energia. Portanto ele não exige muitos passeios, muita atividade física ou brincadeiras no dia a dia. Na verdade é um cão bem tranquilo e que dorme muito.
Ao contrário do que muitos pensam, devido á baixa energia, o instinto de guarda e companheirismo, o chow chow sequer exige muito espaço em casa, se adaptando super bem á lugares menores. E por ser um cão com pouca tendência para latir, o chowchow é um bom cão para apartamento também.
Aqui em casa, um passeio de 30 a 40 min por dia é o suficiente para gastar a energia dos ursinhos, entreter e praticar o enriquecimento ambiental sensorial e social diário para eles. E aqui já fica o alerta: embora ele não exija muitos passeios e muita atividade física, isso não significa zerar o exercício do pet! Todo cão precisa passear todos os dias, como todo cachorro.
CHOW CHOW GOSTA DE CRIANÇAS?
Muitas pessoas me perguntam se chow chow gosta de criança. Mas fato é que isso não tem a ver com nenhuma raça e sim com o temperamento e preferências de cada animal, é individual do ser. Aqui tenho Prince e Maya que adoram crianças, brincam e são super dóceis. Enquanto o Leon que não é nenhum um pouco confiável nem com adultos, que dirá com crianças.
Então o que posso dizer é que tudo é questão de aprendizado e costume desde filhote. Quando os ursinhos chegaram para mim com cerca de 3 meses, eu fiz questão de socializa-los com crianças, bebês e outros cães de tamanhos diferentes. Isso porque eu queria ter certeza que eles não teriam problemas em conviver com a família e cães de vizinhos e amigos.
Eu já sabia que queria estar com eles em todos os ambientes possíveis, queria levá-los em viagens e se eles não se dessem com animais e crianças, tudo seria mais complicado. Por isso o treinamento começou muito cedo, assim que eles completaram as 3 vacinas. E deu super certo! Já o Leon que foi resgatado adulto, esse treinamento e associação positiva tem sido muito difícil…rs
CHOW CHOW SENTE MUITO CALOR?
Há um mito sobre o calor que o chow chow sente devido a pelagem longa e densa. Claro que eles sentem calor, pois são cães de regiões frias e não de clima tropical como no Brasil. Mas não é algo tão absurdo como se fala, em especial chow chow primitivo que tem o focinho mais longo do que o de porte americano.
Essa questão traz duas informações super importantes sobre calor e saúde do chow chow:
TROCA DE CALOR E HIPERTERMIA CANINA
Ao contrário do ser humano, os cães não trocam calor com o ambiente por meio de suor na pele. Os cães fazem essa troca pela língua, na respiração e por poucas regiões do corpo como pelas coxins (as almofadinhas das patas). Então, o pelo não interfere tanto no calor do pet, porque ele está fechando o caminho para a troca de calor com o ambiente. O que mais interfere e faz o cachorro passar mal com hipertermia, que é a alta temperatura do pet, é o tamanho do focinho e a sua facilidade de respiração. É por isso que cachorros com focinho alongado tem mais facilidade com o calor e mais fôlego para atividades do que cães com focinho mais curto.
No caso dos chow chows fica evidente quando vemos o tamanho do focinho de um chow chow primitivo e um chowchow americano. Mas isso acontece com algumas outras raças como pugs, bulldog francês, bulldog inglês, entre outras.
TOSA DO CHOW CHOW E ALOPECIA
É comum tutores tosarem o pelo do chow chow na máquina no verão, com a ilusão de que, com isso vão ajudar o cachorro a se refrescar, como acontece com tantas outras raças como o poodle, poodle gigante, e cães que tem um fio que mais aparente um cabelo, como yorshire, shihtzu, maltes, etc. Porém, o pelo do chow chow não é feito para a tosa, sobretudo tosa na máquina.
De modo geral, podemos dizer que a tosa de cães é aconselhada em raças que o pelo cresce o tempo todo como as mencionadas acima. Mas esse não é o caso do chow chow. Portanto a tosa é desnecessária e pode até ser um problema de pele para o cão, a alopecia, que é um doença que provoca perda de pelo em cães, deixando falhas no pelo que cresce após uma tosa na máquina. Então, o aconselhável é, quem preferir tosar o chow chow, que o faça apenas por estética, para modelar o pelo e exclusivamente na tesoura e nunca com máquina.
PRECISA CASTRAR O CACHORRO?
O chow chow, como qualquer outro cão que não pretende ter criar, e então não estejam em um canil sério e especializado na raça, é aconselhável que seja castrado, tanto para evitar crias indesejadas, quanto para controlar temperamento do pet e pelos benefícios da castração para a saúde do cachorro ou gato. NESSE POST falo sobre os benefícios da castração, vale conferir.
CHOW CHOW SE DÁ BEM COM OUTROS PETS?
Assim como no caso das crianças, se dar bem com outros cães e mesmo outras espécies, vai muito do indivíduo e da criação que ele recebe. Todo cachorro bem socializado desde filhote, tem grandes chances de se dócil e amigo de todos os animais.
Quando o filhote de chow chow chega a uma casa que já tem outros pets, o ideal é que a apresentação seja feita aos poucos e, se possível orientada por um adestrador comportamentalista positivo. E nesse caso, principalmente para prevenir as reações do cachorro ou gato que já está na casa e pode sentir seu território invadido.
A amizade e aproximação dos cães deve ser feita aos poucos, com reforço positivo para que ambos entendam a presença do outro como algo bom. Caso tenha qualquer dificuldade, vale muito contratar uma consultoria de um bom adestrador. O investimento traz bem estar e qualidade de vida para humanos e vidas por anos, evitando stress e brigas. Por isso vale muito a pena.
É UMA RAÇA BRINCALHONA?
A última pergunta do Igor foi sobre o quanto o chow chow é brincalhão e aqui é mais um daqueles “depende”. Isso porque varia muito de cada indivíduo, alguns muito brincalhões, outros bem mais quietos. Mas por ser uma raça com baixa energia, não será um cão que vai adorar buscar a bolinha o dia inteiro como um golden retriever, por exemplo.
O chow chow é um cachorro tranquilo, companheiro, gosta de ficar perto, de carinho. Mas não precisa de atenção máximo do seu tutor e nem de tanta atividade e interação. Por isso o nível de brincadeira fica aquém de muitos outras raças como labrador, border collie e golden retriever (nesses links você pode conhecer um pouco das raças no blog da matilha Brasil). Mas se você quiser um cão que brinca, mas fica a maior parte do tempo tranquilo, protetor, guarda, lindo e que chama a atenção em todos os passeios, o chow chow é para você!
E então, ajudou você a entender mais sobre o que saber antes de ter um chow chow? Então me conta nos comentários, ok?
Escrito por
Leon O Leão
Blogueiro Pet
Sou o Leon! Um chowchow resgatado pela tia Fê. Sou teimoso, bravo, guardinha da casa e sim, eu mordo! Mas sei ser fofo, educado e carinhoso com a tia.Aqui no Blog escrevo umas verdades caninas que todo humano precisa saber! Portanto, leia e comente, ok?
Rafaela
out 13, 2020 at 12:51
Estou com mais medo de quando a minha Chow Chow Kiara chegar a minha Maya que é de porte pequeno se estranhar,a Maya ainda é filhote vai fazer 4 meses muito ativa.A Kiara nasceu no início do mês de outubro,estou com medo de algum momento elas brigarem
Sara
nov 26, 2020 at 11:59
Oi Rafaela, eu tenho uma chow chow de 1 ano , quando ela chegou eu já tinha um boxer de 7 anos , a chow chow chegou com 1 mês e o boxer no início ficava com o olhar fixo nela e se houvesse a oportunidade ele tentava atacar, mas isso durou pouco tempo , questão de 2 meses eles ja estavam dormindo juntinhos kkkk apesar do artigo dizer que o nivel de energia do chow chow não é muito alto, os filhotes adoram brincar principalmente de morder ! Acredito que conforme você socializar as duas elas vão se dar super bem , mas fique atenta com as mordidas da kiara para ela não machucar a maya , como as duas são filhotes devem se familiarizar rápido e começar a brincar , um beijo e Boa Sorte !
Islla
ago 3, 2021 at 17:54
Eu quero um cachorro pequeno que eu possa levar pra qualquer lugar e que seja tranquilo fofo e se adapte a espaço pequeno amo cachorro tenho muita paciência carinho pra dar também
Fernanda Rabaglio
jan 27, 2022 at 10:53
Se quer um cão pequeno, é melhor buscar por outra raça… Um chow chow pode passar de 30kg…