Olá, pessoal! Véspera de Natal, Reveillon chegando e sabemos que uma das grandes preocupações dos pais de pet são os Fogos de Artifício, pois muitos passam mal, ficam nervosos e até fogem de casa. Mas você sabe porque cachorros tem medo de fogos e o que fazer para amenizar essa situação? Esse é o tema desse post! Vamos lá?
PORQUE CACHORROS TEM MEDO DE FOGOS?
Tanto os cães como os gatos possuem a audição extremamente apuradas, então ouvem muito melhor que os humanos e tem muito mais sensibilidade também. Por isso barulhos extremamente altos e agudos podem ser muito ofensivos para os ouvidos deles. E isso inclui fogos de artifício, trovões e pessoas que gritam muito. Aliás, um dos motivos de muitos cães não gostarem de crianças é esse: elas falam em um volume muito mais alto que o normal devido a empolgação das brincadeiras e costuma ter a voz mais aguda, que assusta o cachorro.
Mas não é só isso. Barulhos altos em festas de fim de ano tem um significado de comemoração para os humanos. Mas para os cachorros, todo barulho alto é um sinal de alerta e perigo. Por isso ele se assusta, entra em estado de pânico e as reações costumam ser:
- Sair correndo e até fugir de casa.
- Se esconder onde puder e às vezes se machucar para isso.
- Atacar quem estiver na frente, como se estivesse se defendendo de algo ou alguém.
- Entrar em estado de choque, começar a tremer muito e ter alterações de pressão.
Isso acontece porque no habitat natural dos animais, todo barulho é uma forte ameaça e o cachorro entende isso como um momento de pânico e sobrevivência, como se fosse um perigo na selva. Ele precisa fugir, se esconder, atacar para se defender custe o que custar.
Pode parecer um pouco ficção de desenho animado, mas é isso que eles sentem e por isso que cachorros têm medo de fogos, eles entendem como uma forte ameaça à vida.
ASSOCIAÇÃO POSITIVA PARA BARULHOS
Mas nem tudo está perdido e é possível criar boas associações com altos barulhos para que os cachorros entendam que o barulho pode trazer algo bom para ele, que goste muito e não representar apenas um perigo!
Para isso é preciso treiná-lo com associação positiva, que é um método de adestramento, o reforço positivo. O ideal é que você tenha acompanhamento de um adestrador para isso. Mas num geral, a ideia é que você possa associar pequenos barulhos com coisas legais ou gostosas para o seu cachorro. Por exemplo:
- Jogar algo no chão com um barulho baixo ou bate palmas, vai chamar a atenção do cachorro. E ao conquistar esse momento, ele ganho um carinho até se acostumar com esse barulho.
- Então você aumenta um pouco o volume desse barulho e sempre que o barulho chamar a atenção dele, você o recompensa com carinho ou um pedacinho de petisco que ele goste muito.
- Vá aumentando o volume do barulho gradativamente e aproveite dias que sabemos que terá fogos de artifício em menor escala, como jogos de futebol para treiná-lo para esse barulho em específico também.
Desse modo o cão vai associar que sempre que há um barulho algo bom acontece, ele recebe atenção, carinho, come coisas gostosas e que então, o barulho é algo bom, porque ele traz coisas que o cachorro gosta. E é isso que chamamos de associação positiva.
FLORAL PET PARA MEDO
Outra forma de amenizar o problema com cães com medo de fogos de artifício é trabalhar as emoções dele com florais. Há várias linhas de florais para cachorro, e florais para medo são excelentes para ajudar o cachorro a lidar com isso.
Claro que não é um remédio, são essenciais florais que trabalham o animal com o tempo. Então não é como um analgésico que surte efeito em pouco tempo. Aqui em casa, cada chow chow usa uma composição de floral para cachorro, de acordo com suas necessidades:
- O Prince e a Maya usam para medo, ansiedade e lambedura.
- Enquanto o Leon usa floral para agressividade, trauma e stress.
Nós usamos os florais da @petflorais. Ao contrário dos florais para cachorro vendidos no petshop, esse tem composição personalizada para cada pet e é natural, sem conservantes. Aliás, já falamos sobre o uso de florais para cachorro NESSE POST!
COMO ACALMAR SEU CACHORRO DURANTE OS FOGOS DE ARTIFÍCIOS
Bem, mas o Natal já está na porta e sabemos que a virada do ano sem fogos de artifícios barulhentos ainda é um sonho distante na maioria do país. E como não vai dar tempo de adestrar ou do floral pra cachorro fazer efeito para esses dias, certo? Então você precisa de uma solução rápida para o seu cachorro não entrar em pânico.
Por mais incrível que pareça, a solução que eu descobri no Natal de 2018 de como acalmar seu cachorro durante os fogos de artifícios veio de playlist de músicas! Pois é, descobri que determinadas músicas são muito benéficas e acalmam os cães, se introduzidas numa altura média por cerca de 10 minutos antes de começar a bateria de fogos. Essas playlists especiais podem distrair os animais, criar uma tranquilidade para eles e, pelo menos com o Prince e a Maya, fez com que mal notassem o barulho dos fogos e reagissem super bem ao final de ano.
Claro que não dá para esquecer que eles tomam floral desde 2017 e são adestrados. Mas o Prince, nunca lidou bem com isso, por ser extremamente medroso e realmente o som ajudou muito a tranquilizá-lo. Por isso acho que vale a pena você conhecer e testar com seus cães também. E para começar, CLIQUE AQUI e conheça uma das playlists do Spotify para Animais.
E então, gostou da dica e de entender porque cachorro tem medo de fogos? Comenta aqui embaixo se funcionou ou quais outras dicas você tem para acalmar seu cachorro durante os fogos de artifícios!
Um Feliz Natal para vocês e nos falamos no próximo post! 🙂
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!