Quando falamos de cães bravos sempre tem algum específico que vem na nossa cabeça. Mas nem todo cão que aparenta ser dócil, realmente é. Logo, nem todo cão que aparenta ser bravo, de fato é. Então, em qual cachorro mais bravo você pensou?
Qual cachorro mais bravo?
O mais importante é evitar generalizações em relação às raças. A gente tenta prever o comportamento futuro do filhote, quando o mais importante é conhecer o comportamento típico da linhagem e não da raça.
Dito isso, alguns fatores também podem influenciar na agressividade do cão, sendo elas: raça e linhagem (pois agressividade pode ser genética), o modo como é criado, educação (nesse caso, somente amor e carinho não basta), agressividade territorial, agressividade possessiva, agressividade por dominância e agressividade por medo ou dor e assim, determinamos qual cachorro mais bravo.
Então falando sem observar as características de cada animal, ou seja, de uma forma mais genérica, o comum entre as personalidades mais fortes entre os cães estão:
Pitbull
Originário dos Estados Unidos, foi criado para combate e é muito utilizado como cão de caça e atleta. Os cães dessa raça possuem muita energia, sendo necessário exercícios diários e de socialização, além de serem inteligentes e destemidos. Eles podem ser extremamente agressivos com outros cães e quando criados para atacar, pode causar diversos danos a vítima, podendo levar a morte. Entretanto, quando não são criados nesse intuito, ele não é um animal violento, só pode ser mais difícil de aprender. Então, quando se pergunta “qual cachorro mais bravo?”, saiba que, entre todos, ele é considerado o mais bravo da América, mas muito disso vem da fama e não da raça em si.
Pastor Alemão
Atualmente ele é usado como cão de guarda. Porém, o pastor alemão foi usado na primeira guerra mundial pelos alemães, chamando a atenção dos inimigos que o levaram, por isso, a raça ficou mais conhecida nos Estados Unidos. Devido a sua coragem e ao seu faro muito apurado, ele se torna um excelente cão policial, sendo considerado o melhor cão para as atividades. Caso seja criado para ataque, pode se tornar um cão violento. O pastor alemão tende a ser cuidadoso, cuida da casa e da família, ele pastoreia toda a casa e gosta de cuidar de seu dono. Ah outro fator importante é a força de sua mordida, o pastor tem uma das mordidas mais fortes do mundo.
Rottweiler
De origem alemã e considerado um excelente cão de guarda, pastoreio e de tração. Essa raça também é utilizada pelas forças policiais e por ser um cão muito inteligente, responde bem ao adestramento. Poucos sabem, mas o rottweiller é resultado de misturas artificiais e é considerado um dos mais antigos. Ele gosta da atenção do dono, não lidando muito bem com confinamento e solidão. A maioria dos cães dessa raça que são dóceis e amam o seu dono. Entretanto, se for preciso defender sua família e casa, eles irão de fato agredir.
Chow Chow
O chinês Chow Chow que também conhecido como Cão Leão-Empolado, já foi muito utilizado para rinha, caça e como alimento. É considerado um cão de guarda e tem como principal característica a aparência de leão e a língua azul. Essa raça guarda muito bem o seu território e possui um temperamento forte.
Embora sejam distantes e independentes, eles demandam atenção e cuidado para não se tornarem mal-criados e até agressivo, devido a falta de limites ou maus tratos, como foi o caso do Leon. Sendo assim, é necessário que o dono seja firme na criação, para que cresçam dóceis e obedientes com a família.
Husky Siberiano
Ele foi desenvolvido para puxar trenós, são ágeis para puxar cargas leves em longas distâncias e suportam um frio intenso. Não é à toa que três filmes já foram criados sobre o caso que ocorreu em 1925, onde ocorreu uma epidemia em crianças e se espalhou pela região no Alaska. Devido as nevascas, havia dificuldade de transportar medicamentos e os cães dessa raça foram usados para carregar esses medicamentos no trajeto que chegava até 1600 quilômetros. Você pode saber mais sobre cães puxadores de trenó NESSE POST.
São considerados cães difíceis de lidar, por conta de seu temperamento forte. Possuem energia acumulada e são muito inteligentes, sendo aconselhável um adestramento para socializarem com crianças. E o motivo é o mesmo do chow chow, pois são cães primitivos e, por isso, mais independentes ‘geniosos”, digamos assim. Por fim, também não são considerados como cães de guarda.
Qual cachorro mais perigoso do mundo
Pastor-do-Cáucaso
Ou Pastor Caucasiano, é um cão de guarda de origem russa e georgina, muito utilizado para proteção de rebanhos. Ele pode sair facilmente do controle, pois não tolera outros cães. Outro fato é que ele não é muito recomendado para casas com crianças, mesmo que tenha uma criação social desde filhote, devido ao seu instinto de guarda e corpo poderoso. Ele pode apresentar tendências ferozes e incontroláveis, já que não costuma aceitar pessoas desconhecidas e possui um impulso poderoso para se defender. Sendo assim, é indicado apenas para donos experientes e muito capacitados.
O Pastor Caucasiano lembra um urso pelo seu porte, principalmente a cabeça. Foi o cão preferido do ditador Josef Stálin e também utilizado como guarda nas fronteiras da Alemanha. Justamente por sua força incrível, o tamanho, coragem e às vezes se tornar incontrolável, levou o título de cachorro mais perigoso do mundo.
E na sua lista, tinha algum cão diferente desses citados? Sempre se lembre de observar as características de cada animal, nem todos serão sempre bravos se criados da forma correta. Você pode ler mais sobre adestramento de cães clicando nesse link.
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!