É muito comum as pessoas escolherem seus cães de raça pela beleza e pela inteligência. Afinal, quem não quer um cão comportado que aprenda tudo rápido, não é verdade? E para isso, pesquisar raças inteligentes é uma boa saída, ainda que só inteligência não basta, é preciso saber educá-lo e por isso adestramento é tão valioso para qualquer cachorro. Mas ainda assim, você já se perguntou qual cachorro mais inteligente do mundo? Vamos falar sobre isso aqui!
Qual cachorro mais inteligente?
Os cachorro estão entre as espécies mais inteligentes do mundo animal. Porém, há algumas raças mais predispostas a aprender e obedecer do que outras e algumas criadas seletivamente exatamente para isso. Enquanto outras são mais temperamentais e teimosas, podemos assim dizer. Isso não significa que são cães burros, como alguns dizem, apenas que são resistentes a obedecer o ser humano e nesses casos o adestramento positivo é ainda mais importante.
Mas para saber qual o cachorro mais inteligente, o pesquisador Stanley Coren criou um ranking de inteligência canina com base em suas análises de raças em competições. E aqui foi analisado a qualidade (rapidez e precisão, por exemplo) do cão em aprender e obedecer seu mestre. Portanto esse ranking não diz respeito ao instinto canino, ok?
Bem, o resultado dessas análises e classificação das raças de cães mais inteligentes está no livro “A Inteligência dos Cães” e responde a pergunta sobre qual cachorro mais inteligente, que é o Border collie, seguido do poodle gigante e em terceiro lugar temos o Pastor Alemão, talvez o mais popular deles no Brasil.
O chow chow está na posição 76ª, o que é esperado, visto ser uma raça com instinto dominante, temperamental e isso o faz ter mais resistência a obediência. E por isso também sempre digo aqui no blog e no Instagram que é altamente recomendável o adestramento do chow chow.
Graduações da classificação de inteligência canina
Segundo o autor, a classificação para entender qual o cachorro mais inteligente e criar o ranking dos cães entre 1 e 80 dá-se por agilidade no aprendizado e na execução do comando. Sendo assim, temos:
De 1 a 10º lugar:
São os cães com mais inteligência para o trabalho, pois aprendem rápido, com até 5 repetições e não necessitam de muito treino após isso. em 95% do tempo esses cães vão atender às ordens recebidas na primeira solicitação e de forma rápida, são obedientes e ágeis. Nessa ordem temos os border collies, poodle gigante, pastor alemão, golden retriever, doberman, labrador e também o Rottweiler.
De 11º ao 26º lugar:
São ótimos cães de trabalho, pois aprendem com até 15 repetições e em 85% das vezes eles vão responder ao seu comando na primeira vez que é solicitado. Alguns podem demorar um pouco para processar o comando, tendo seu atendimento um mais lento ocasionalmente, para comandos mais elaborados.Nesta classificação temos o collie, pastores belgas, Schnauzer Miniatura, cockers, bernese e o spitz alemão.
De 27º ao 39º lugar:
São cães de trabalho com inteligência ainda acima da média, pois aprendem com no máximo 20 repetições e em 70% dos casos vão atender aos comandos na primeira vez que é dito. Porém é um cão com certa dificuldade em obediência se o tutor estiver afastado, podendo falhar o demorar para responder ao comando. Por aqui encontramos raças como yorkshire, schnauzer gigante, samoiedas, Terra nova, American Staffordshire Terrier e o dálmata.
De 40º ao 54º lugar:
Aqui são cães com inteligência intermediária e por isso precisam de mais treino para aprendizado e efetivação dos comandos, chegando até a 40 repetições para isso. 50% das vezes esses cães vão atender ao comando na primeira solicitação, mas o tempo de resposta é lento e para confiar no aprendizado é preciso de tempo de treino constante. No meio do caminho vemos cães como os pastores australianos, cão d’água americano, cavalier, husky siberiano, dogue alemão, boxer, dachshund, malamute do alaska, boston terrier e o akita inu já no fim da classificação.
De 55 ao 69º lugar:
Esses cães têm capacidade de obediência razoável, precisando de até 80 repetições para efetivar o aprendizado. E mesmo assim, apenas em 30% dos casos eles irão te obedecer na primeira repetição. Eles também preciso do tutor ou adestrador por perto para atender ao comando, pois o afastamento aumenta muito o tempo de resposta desse animal. Aqui temos os pugs, bulldogue francês, maltês, são bernardo, bull terrier, lhasa apso e o chihuahua.
De 70º ao 80º lugar:
Os lanterninhas da classificação são os cães considerados menos obedientes do mundo. Com esses cães o treinamento é exaustivo, pois eles começam a entender após 40 repetições e a efetivação do comando acontece depois de 100 repetições, necessitando reforço e com tempo de resposta lento. No fim da lista estão os chow chows, shih tzu, basset hound, beagle, pequinês, bulldog e o basenji.
Porém, é importante observar que não significa que esses cães não são ‘adestráveis’. Afinal, os ursinhos são adestrados, certo? A diferença está no tempo para que eles atendam ao comando, pois o cão precisa aceitar se submeter a obediência, não basta aprender. aqui em casa houve grande diferença no adestramento do Prince e da maya. Pois o Prince aprendia e obedecia com muito mais agilidade, enquanto a maya demorava muito mais para efetivar cada comando. Porém, hoje a maya é muito mais rápida na resposta do que o Prince… Por isso, lembre-se: cada cachorro é diferente e precisamos respeitar as individualidades, ok?
Quando adestrar o cachorro
Ok, falamos da importância de adestrar qualquer raça, inclusive para trabalhar o melhor possível a inteligência de qualquer raça, mas quando adestrar o cachorro? Há uma ideia de exata?
A verdade é que não, pois em qualquer idade é possível adestrar um cachorro, inclusive adultos e até idosos. Assim como os humanos, os cães aprendem e se adaptam em qualquer idade. E a diferença está no tempo de aprendizado, mas isso pode mudar não só pela idade, mas também pela personalidade de cada pet, hábitos indesejados adquiridos e na técnica usada para adestrar.
Quando adestrar um filhote
Agora se você adquiriu ou adotou um cachorro ainda filhote, aí sim tudo fica mais fácil, afinal, é sempre mais fácil educar uma criança do que um adulto, certo? Mas quando adestrar um filhote?
Se possível a partir de 3 meses você já pode contratar um adestrador bom e positivo para ensinar bons modos, comportamentos, comandos e regras para o seu cão. Assim ele vai crescer ciente de um bom comportamento e o principal: você vai criar um cachorro equilibrado com autocontrole e isso faz toda a diferença para a saúde mental do seu pet e para a organização da sua casa, acredite!
NESSE POST quando entrevistei o adestrador Fabrício Muniz sobre como adestrar chow chow, ele fala sobre a importância de adestrar filhote, vale conferir!
E então, você já pesquisou ou sonhou em ter uma dessas raças mais inteligentes do mundo? Conte nos comentários se isso é importante para você!
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!