Olá, pessoal! Uma dúvida muito frequente é saber quando cachorro deixa de ser filhote. A idade serve para nos ajudar a saber quando devemos mudar alguns cuidados com o cachorro, como a alimentação apropriada de cão adulto e muitas outras questões relacionadas com os cuidados diários.
Porém, é importante saber que nem todos os cães envelhecem da mesma forma, os cães de porte pequeno costumam chegar à fase adulta mais cedo que os de porte grande. Nesse post vamos te explicar quando cachorro deixa de ser filhote e chega a fase adulta. Vamos lá?
Quando cachorro deixa de ser filhote
É comum a gente ouvir falar que, em geral, um cão passa a ser adulto quando completa 1 ano de idade, né? Mas isso pode variar de uma raça para outra e está diretamente relacionado com o tamanho do cão, visto que cada um se desenvolve de formas e em ritmos diferentes. Dessa forma, consideramos que um cachorro deixa de ser filhote de acordo com o porte:
- Miniaturas/pequenos: raças como yorkshire, pug e shih tzu demoram entre 9 e 12 meses;
- Médios: raças como chow chow, buldogue inglês e boxer demoram entre 12 e 15 meses;
- Grandes: raças como golden e labrador retriever atingiram a idade adulta em torno de 18 meses.
- Gigantes: como bullmastiff, são bernardo e dogue alemão normalmente demoram entre 18 e 24 meses para serem considerados adultos.
Essa média não é uma regra que estipula a fase de vida de um cão. É uma particularidade de cada indivíduo a questão do desenvolvimento e crescimento, mas é claro que determinadas raças seguem um padrão mais certo. Mas sim, vale ressaltar que a grande maioria dos veterinários ainda concordam que, com um ano de idade, todos são adultos.
Entretanto, é importante lembrar que cada cão possui um ritmo diferente de crescimento e que o envelhecimento também está relacionado a outros fatores. Por exemplo, aqui em casa a maturidade quando a acalmar as travessuras e ficar um pet mais tranquilo, aconteceu em torno de 1 ano com a Maya e em torno de 2 com o Prince.
Mas e se o cão for SRD?
No caso de cães SRD, se for uma mistura de raças, você pode tentar identificar qual está predominante e assim, ter uma base. Quando se conhece os pais do cão, fica mais fácil, pois para ter uma noção do tamanho, é só comparar com o tamanho deles. Mas muitas vezes não conhecemos, logo, você pode ter uma proporção existente entre o tamanho das patas e o tamanho do corpo.
Por exemplo, os cães de porte grande apresentam as patas maiores e mais compridas. Vale ressaltar que esse método não é 100% preciso! Mas assim, dá para ter uma ideia do tamanho que o cão irá ficar.
O macho é maior
Outro fator que influencia sobre o peso que o filhote terá quando adulto, além da raça, é o sexo. Os machos são maiores do que as fêmeas e a variação de peso entre algumas raças pode estar em torno de 2 a 3 quilos. Para acompanhar o crescimento do seu filhote, esse é um fator importante, mas não é decisivo para a escolha da dieta. Já que as rações disponíveis no mercado são para ambos os sexos, sendo balanceadas e atendendo as exigências nutricionais dos filhotes.
Por se tratar de uma fase de crescimento tão rápida, visto que até os 2 anos o cão atinge sua fase adulta, ela requer toda atenção, cuidado e dedicação.
O que significa quando cachorro deixa de ser filhote
Existem diversas mudanças relacionadas com os cuidados, como é o caso da alimentação. O cão deixará de utilizar a gama junior para iniciar a alimentação com ração para cães adulto, que contém mais proteína e menos gordura, necessidades nutricionais específicas para essa fase.
Também é o momento de iniciar as atividades físicas e os esportes caninos de forma progressiva, assim como começar a dar passeios mais longos. Isso irá ajudá-lo a aliviar o estresse acumulado em seu corpo e a desenvolver sua musculatura.
O momento de consolidar as técnicas básicas de obediência como o sentar, vir, quieto, deitar, dando lugar às ordens de adestramento avançadas. Tudo o que você puder ensinar ao seu cão, incluindo os jogos de estimulação mental, serão extremamente importantes para que a sua mente se mantenha jovem durante mais tempo. Para proporcionar ao seu pet o bem estar que precisa, ofereça a ele novas experiências e realize algumas atividades que não podia fazer quando era filhote.
Alimentação para filhotes
A quantidade de energia gasta por um filhote é enorme. Por isso, é necessário que sua alimentação, além de vitamina e proteína também contenha alto índice de carboidrato e gordura boas, que o filhote transformará em energia e queimará rapidamente. Além do mais, para favorecer o fortalecimento de seus dentes, os pedaços de comida deverão ser rígidos.
Embora muitos tutores pensem que é benéfico molhar o alimento do cão com leite ou água, isso não é correto. Pois o fato da comida estar macia não ajudará no bom desenvolvimento da dentição.
Para saber mais sobre alimentação de filhote, você pode conferir esse post sobre ração para cachorro filhote.
Rotinas de higiene e saúde
Não se esqueça de manter a rotina de higiene e saúde, pois é fundamental e necessária para que o filhote fique livre de doenças ou parasitas. Algumas dessas rotinas incluem:
- Seguimento do calendário de vacinação;
- Visitas ao veterinário a cada 6 ou 12 meses;
- Desparasitação interna e externa;
- Limpeza bucal, ocular e auditiva;
- Banhos mensais.
O cão pode se submeter a castração após deixar de ser filhote, essa prática é recomendável para evitar outros problemas de comportamento e principalmente de saúde, com vários de câncer tanto para fêmeas como para machos. Caso tenha dúvidas sobre a castração, leia esse post onde falo sobre a castração do Prince e por que castrar cachorro.
E então, você já sabia quando cachorro deixa de ser filhote? Conta pra gente a idade do seu pet!
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!