Oi, pessoal! Já falaram alguma vez que você e o seu pet são parecidos? E se eu te disser que o “tal mãe, tal pet” é verdade? Os pets se parecem com seus donos em diversas características e aspectos e é sobre isso que vou falar nesse post.
Aqui em casa não é diferente! Vejo muito de mim nas manhas do Prince, na mandona da Maya e na falta de paciência do Leon!kkkk Quem nunca né?
Os pets se parecem com seus donos
Tem se tornado cada vez mais verdadeiro aquele famoso ditado “cara de um, focinho do outro” e uma pesquisa norte-americana revela que os cães se parecem com seus donos em uma série de aspectos, essa semelhança cresce ainda mais ao longo da vida e da convivência próxima.
De acordo com o estudo feito pelo Centro Nacional de Biotecnologia dos Estados Unidos, o estilo de vida e comportamento dos donos são os primeiros aspectos mais afetados na vida dos cães. Ou seja, quando um cão convive com um tutor sedentário, ele acaba se tornando preguiçoso e seguindo o mesmo tipo físico, provando que, de fato, os cães se parecem com seus donos. Entretanto, o que se destaca entre as semelhanças entre os cães e seus donos não é só o corpo e os hábitos dos pets.
Estudo sobre o caso
Um estudo japonês, feito pela Kwansei Gakuin University buscou definir similaridades físicas na face e nas expressões de cães e humanos, desvendando mais uma série de aspectos parecidos entre eles. A análise buscou entender se esse tipo de relação era feito em função, apenas, de características mais superficiais, como tamanho e peso, já que eles já tinham como base o fato de que, desde anos atrás, a maioria das pessoas já olhavam para fotos e relacionavam os cães com os seus donos.
O primeiro teste no estudo foi feito para que os participantes identificassem as duplas de cão e dono como sendo verdadeiras ou falsas. Assim, obtiveram resultados positivos, já que a maioria dos entrevistados conseguiu diferenciar quais eram os pares reais ou não.
Mais de 500 pessoas responderam as mesmas questões no segundo teste. Porém, as imagens dos humanos com seus cães estavam mais fechadas e focadas nas faces, e ainda em algumas delas, determinada parte da face era coberta por uma tarja.
O estudo levou os cientistas a crer que uma série de pistas psicológicas podem ser identificadas por meio das fotos. Entre aqueles que viram as imagens completas, se teve uma taxa de 80% de acerto. Já os que viram as imagens onde a boca do pet e do dono estavam com tarjas a taxa foi de 73%. E ainda um resultado muito inferior entre os que não puderam enxergar os olhos da pessoa e nem do animal.
Tal mãe, tal pet
O psicólogo Michael Roy, da Universidade da Califórnia em San Diego frequentou três parques e fotografou os cães e seus donos separadamente. Depois selecionou um grupo de voluntários para que adivinhassem os pares corretos. Os participantes conseguiram unir as fotos certas com bastante precisão, mesmo sem receberem qualquer outra dica. Entretanto, vale notar que a semelhança entre cão e dono nem sempre é tão aparente, mas sim, sutil.
Michael Roy admite que os resultados só se mantêm para o caso de cães de pura raça, não se enquadrando para os SRD, e muitas vezes se baseiam em semelhanças superficiais, como a forma do corpo. Dessa forma, outras semelhanças surgem em aspectos mais sutis, como os formatos dos olhos.
Alguns psicólogos acreditam que essa semelhança pode ser resultado da maneira como evoluímos para encontrarmos um parceiro, já que namorar alguém parecido conosco pode garantir que os genes da pessoa sejam compatíveis com os nossos. Por conta dessa tendência, pode acontecer de escolhermos um pet e até mesmo pertences materiais que se pareçam conosco de alguma forma.
A cientista Borbala Turcsan, da Universidade Eotvos, há alguns anos decidiu testar se isso vale para os relacionamentos entre pessoas e os cães.
“O relacionamento com um cão é muito especial. Não se trata apenas de um animal de estimação, mas sim de um membro da família, um amigo, um acompanhante. Por isso acredito que exista esse paralelo com outros relacionamentos entre humanos”, explica. (fonte: BBC)
Personalidades caninas
Para algumas pessoas ainda pode parecer estranha a ideia de que os cães possuem uma personalidade. Mas em experiências anteriores demonstraram que algumas características humanas podem corresponder ao comportamento de um cão. Por exemplo, se ele é mais tímido com estranhos ou mais agressivo.
Existe até uma versão para cães do questionário usado para medir as dimensões importantes da personalidade dos humanos: neuroticismo, extroversão, conscienciosidade, afabilidade e abertura. Para ser aplicado nos cães, os especialistas exploram comportamentos como “tendência a ser desligado” ou “tendência a ser preguiçoso”.
A semelhança entre cães e seus tutores foi até maior do que entre casais ou amigos. Porém, essa correlação não pode ser explicada pelo tempo de convivência entre cães e seus humanos de estimação. Logo, o cão aprender a imitar o seu tutor, não parece ser o caso.
Se pararmos para pensar, o homem começou a domesticar os cães para usá-los em caçadas. Mas, ao longo dos anos, fizemos com que surgisse uma forte relação emocional, que muitas vezes transpassa as fronteiras naturais entre as duas espécies.
Considerado o nosso melhor amigo, o cão se parece conosco, age como nós e oferece o amor mais puro que podemos receber. Aliás, exatamente por isso já fiz outro post aqui com 5 motivos para ter um cachorro. Já conferiu?
Por aqui sei que a frase ‘tal mãe, tal pet” tem tudo a ver com a nossa família. Cada ursinho tem um pouco de mim e eu um pouco deles. Aprendemos, convivemos e somos felizes juntos.
E então, a frase “tal mãe, tal pet” se encaixa pra você? Conta pra gente qual a semelhança entre vocês.
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!