Olá, pessoal! Vejo muitas pessoas com medo de comprar ou adotar um chow chow por achar um cão grande demais para viver em um apartamento. E pior, vejo também pessoas se desfazendo do chow chow com a desculpa de que eles não estarão felizes com a mudança da família para um apartamento. Mas afinal, dá para ter chow chow em apartamento?
Chow Chow em apartamento funciona?
A resposta é sim, dá para criar chow chow em apartamento, mesmo que seja uma kitnet de 25m². E sabe porque? O chow chow é um cão companheiro, silencioso, quieto, limpo e de baixo nível de energia. Então ela pode mudar contigo para onde você for, sem crise e nem drama. Portanto não confie e não seja a pessoa que se desfaz do chow chow com a desculpa de ele estar acostumado com o espaço de uma casa grande.
Precisamos entender que o chow chow e qualquer outro cão está acostumado com seu tutor, o pai e a mãe que ele tem, confia e ama. A casa é só uma casa e ele será mais feliz ao seu lado do que numa casa com outras pessoas estranhas.
Criar chow chow em apartamento vai te exigir que:
- Passeie com seu chow chow diariamente para que ele gaste energia e faça atividade física. Mas eu espero que você já faça isso no dia a dia, pensando no bem-estar dele, certo?
- Adestre seu chow chow para que ele se comunique bem contigo e seja educado, evitando qualquer comportamento indesejado ou infração de normas do condomínio, que muda bastante enquanto aos animais.
Fora isso você será feliz e terá um super companheiro criando seu ursão em um apartamento.
Adestramento para cachorro parar de latir
Essa costuma ser uma dúvida frequente quando a família vai mudar com seu chow chow para um apartamento. Afinal, embora seja um cão muito silencioso, em algum momento ele vai latir. Então buscamos evitar latidos inesperados ou momentos inoportunos, como no meio da madrugada ou que ele lata muito quando estiver sozinho.
Para isso algumas dicas são importantes:
- Sempre confira a água e o sanitário do seu pet. Se ambos não estiverem OK, você pode ter latidos.
- À noite, garanta que o seu pet não está com energia acumulada e que o seu ambiente de dormir esteja ok, com os itens que ele gosta, como camas, colchonete, brinquedos etc.
- Antes de sair de casa, se puder faça um passeio para que ele gaste energia e possa descansar enquanto você sai, sem se sentir sozinho.
- Outro recurso é deixar atividades de enriquecimento ambiental para o seu pet brincar sozinho, como brinquedos interativos recheados, um dispenser de ração pronto para ele brincar e se divertir, TV Pet ligada etc.
- Observe se o seu pet não sofre de Ansiedade por Separação, que é quando ele come demais ou não come, late e faz muita bagunça ou só dorme quando você sai. Se perceber esses sintomas, converse com um adestrador comportamentalista para ajudar o seu pet. Lembre-se: seu pet pode não ser arteiro, ele pode ter ansiedade por separação e estar sofrendo! Portanto, ajude-o.
E se nenhuma dessas dicas ajudar a passar o tempo e entreter o pet, mais uma vez converse com um adestrador positivo que certamente ele terá ótimas dicas. mas JAMAIS use coleiras de choque para inibir latidos, ok?
Como adestrar um chow chow
Agora há os casos de quem já mora em um apartamento e quer ter um chow chow. Esse é o seu caso? Bem, se for, veja só essa listinha de coisas a ensinar o seu filhote para ter um vida tranquila vivendo com chow chow em apartamento:
- Xixi no lugar certo: assim que ele chegar em casa você já pode ensinar onde é o lugar certo das necessidades. E tem dicas bem legais para isso NESTE POST do Blog do VETEX, confere lá.
- A não latir: Se sempre que o chow chow latir você der atenção, ele vai entender que é assim que deve se comunicar para que você se volte para ele. Portanto, não dê atenção quando ele latir, ignore e assim que ele ficar tranquilo, você pode oferecer carinho, por exemplo.
- Ensine o chow chow a não morder: se o seu chow chow filhote começar a morder sua mão, calcanhar e pernas, saiba que isso é normal e acontece porque ele está irritado e com coceira na gengiva, enquanto os dentes estão nascendo. essa fase vai dos 2 aos 6 meses em média, é chatinha e pode machucar, conforme eles crescem e ganham força. Portanto, não dê atenção (e nem bronca, que também é atenção) para o chow chow enquanto ele fizer isso. Para corrigir você pode oferecer um brinquedo mordedor macio e com cerdas (dentinhos) que vão ajudar a coçar a gengiva enquanto ele morde o brinquedo. Assim ele tem a necessidade de coçar a boca e de morder para a passar a irritação, mas aprender a direcionar essa necessidade para um local apropriado, sem machucar ninguém.
E então, essas dicas te ajudaram a entender como ensinar e viver bem com chow chow em apartamento? Me conte nos comentários!
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!
Michele
ago 14, 2022 at 00:24
Temos o Baruk a 6 meses (ele tem 8 meses), moramos em apartamento e no início ficamos com receio. Ele se comporta muito bem e é o xodó do condomínio, todos fazem carinho nele. O levamos para passear pelo menos 5X ao dia, por causa do xixi, o que é bom, pq ele gasta as energias, e pede qd quer fazer xixi. Não late quando saímos.
Tenho 2 filhos adolescentes, que estudam em horários alternados, por isso conseguimos levar o Baruk tanto para passear.
Fernanda Rabaglio
set 15, 2022 at 12:42
Bacana, Michele! Arrumaram uma rotina para atender as necessidades dele sem pesar para ninguém em casa, ne? Show!