Olá, pessoal! Muitas pessoas me perguntam o que o chow chow gosta de comer e qual é a dieta dos ursinhos para se manterem sempre saudáveis e com a pelagem exuberante. Então, nesse post vou contar o que já aprendi sobre dieta canina e como é a rotina de alimentação aqui em casa. Vamos lá?
Ração vs comida
A primeira grande pergunta é sempre se é melhor dar ração ou comida natural. Acho que a resposta vai muito de pet para pet e do estilo de vida de cada família. Aqui em casa os ursinhos sempre comeram ração.
Na fase filhote eles comiam Ração Golden, um opção premium. Para mim essa era a melhor opção disponível, pois eu não sabia da existência de ração super premium. Quando completaram 1 ano passamos a oferecer PremieR Fórmula, uma opção de ração super premium. E comeram por mais 1 ano, até que por orientação veterinária chegamos na linha Seleção Natural do mesmo fabricante. mas o que mais importa é escolher um alimento ideal para o seu cachorro e, se possível, que seja um super premium, devido ao alto valor nutricional. Aliás, aqui no blog tem um post sobre como escolher a melhor ração para cachorro, veja AQUI.
Senti uma grande diferença quando eles passaram a comer Seleção Natural, sobretudo na pelagem que ficou muito mais hidratada, macia e com banhos mais espaçados. Sem contar que eles comem com muita alegria, então o grau de palatabilidade para eles foi incrível.
Mas sabemos que muitos cães têm alergias alimentares e às vezes até as rações hipoalergênicas não atendem as necessidades deles. Então a alimentação natural é uma ótima opção. Contudo é importante lembrar que para se aplicar AN é fundamental que essa seja acompanhada regularmente por um veterinário nutricionista e que sejam feitos os exames regulares para manter o pet saudável. Além disso, o uso de suplementos alimentares é comum para garantir os níveis nutricionais.
No final, é uma escolha de acordo com as características do pet, recomendações veterinárias, do seu estilo de vida e possibilidades para essa rotina veterinária, de preparo e investimento.
O que chow chow pode comer
Muita gente tem dúvidas sobre o que chow chow pode comer, visto os cuidados especiais com a raça. Mas de modo geral, os cuidados são comuns a qualquer cachorro. A dieta principal dele deve ser seguida a risca e dada a quantidade ideal recomendada pelo veterinário, no caso de AN. Ou orientada na embalagem da ração escolhida.
Além dela, podemos mimar sim os nossos chow chows com petiscos saudáveis e que reforcem a nutrição deles, mas com moderação sendo seletivos! Nada de qualquer petisco ou comprar pelo preço ou embalagem! Isso porque evitar petiscos com excesso de sódio e gordura é primordial para manter o chow chow no peso ideal e saudável.
Aqui os chow chows adoram:
- Petiscos Super Premium. Damos preferência para os assados e, além deles amarem, enriquecem o dia deles e são uma ótima recompensa para os treinos de adestramento positivo diário.
- Sache de Frango é o preferido, mas curtem outros sabores também. Além de nutritivos e ótimo fonte de proteína, os sachês ajudam a hidratar o pet e tem baixa teor calórico.
- Eles também gostam de alguns petiscos naturais como uma colher de iogurte no meio da ração (ótimos também para rechear brinquedos de enriquecimento ambiental) pedacinhos de cenoura, purê de batata doce e pedacinhos de peito de frango refogados. Estes usamos sobretudo nos treinos do Leon, que precisa de altas recompensas no processo de reabilitação dele.
- Para o Prince, ainda ofereço esporadicamente algumas frutas que são boas para os pets, mas aqui só ele gosta. As frutas preferidas são maçã e manga!
Ração com condroitina
Se tem algo o que o chow chow gosta de comer é um papá saboroso e que o deixe saudável, né? Por isso é super importante oferecer uma ração super premium e cuide também das articulações do chow, devido a predisposição da raça para problemas como displasia coxofemoral e luxação de patela.
Para isso é importante oferecer ração com condroitina e, se o cão apresentar problemas articulares, suplementar a alimentação com suplemento pet de condroitina. Há diversas marcas no mercado e essa rotina pode ajudar muito no tratamento e oferecer qualidade de vida ao seu chow chow.
Normalmente rações para portes grandes e gigantes costumam ter mais condroitina do que outras categorias. Então se o seu chow chow gosta de comer grãos maiores, pode ser uma opção mais enriquecida. Como a Maya apresentou displasia nível 1 desde um aninho de idade, além de luxação de patela e ligamento rompido aos 4 anos, ela toma suplemento diário, o que a ajuda muito a levar uma vida normal e sem dores, pois só a ração é pouco no caso dela.
Quando cachorro come mato
Há muitas dúvidas se o cachorro pode comer mato e grama por aí e o quando cachorro come mato, se devemos nos preocupar. E mais uma vez a resposta depende da situação e da quantidade de grama que o seu pet está consumindo. Isso porque o excesso pode sim fazer mal a ele. Além de saber a procedência desse mato, para evitar contaminações.
Comendo mato na estrada
Lembro-me de uma vez, durante uma viagem de carro de Minas para São Paulo, quando o Prince começou a passar mal, com ânsia e 2 episódios de vômito dentro do carro. Paramos com ele na beira da rodovia para ver com ele estava, deixá-lo descer do carro e a primeira coisa que ele fez foi escolher um matinho para comer. Ele andava pela beira da pista (na guia, é claro) farejando a grama e parecia selecionar o que comer. Isso aconteceu 2x em cerca de 30 minutos. Depois ele acalmou até chegarmos em casa.
Aqui, orientada pela veterinária dele, preparei peito de frango desfiado, por ser uma refeição leve e rica em proteína para o jantar dele e fiquei observando o comportamento dele. Pois bem, ele comeu o franguinho e no dia seguinte vomitou todo o matinho que comeu na beira da estrada. Por fim, ele já estava bem.
Por que cachorro come grama?
Depois, pesquisando, descobri que o pet tende a comer grama por alguns atrativos, como a cor e o cheiro dela, que são apetitosas para eles. Além disso, em situação de ansiedade e stress, eles tendem a comer grama como forma de se acalmarem. Porém, o ideal que isso não aconteça de forma aleatória como foi nesse caso do Prince.
Sempre que possível, desvie a atenção do seu pet para que ele não coma grama nas praças, parques ou mesmo no jardim. Isso porque essa vegetação pode conter vermes que vão direto para o intestino do seu chowchow. Caso ele goste muito de graminha, você pode preparar vasinhos de grama para eles em casa. Há diversos tipos de graminhas para cães e gatos que você compra a semente ou os vasinhos já plantados nos petshops. Saiba mais sobre as graminhas para gatos e cachorro NESSE POST lá do blog da Matilha Brasil.
E então, o que chow chow gosta de comer aí na sua casa? Conta aqui qual é o petisco preferido dele e a dieta regular que você oferece!
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!
Bruna Mello
dez 4, 2020 at 11:13
Bom dia , tudo bem ?
Poderia me auxiliar qual bebedouro é melhor para raça ?
Tenho um CHOW CHOW americano de 4 meses , e ao beber a agua , ele se molha bastante.
Comprei o bebedouro VIDA MANSA , mas ainda continua molhando.
Poderia me ajudar por favor ?
Desde já agradeço !
Fernanda Rabaglio
dez 14, 2020 at 10:42
Oi, Bruna!
Sinceramente não vi nenhum realmente eficaz para não molhar a juba…
Mas, em tese, o bebedouro alto, faz com que menos juba entre dentro do pote do que o bebedouro no chão… Se não resolve, pelo menos diminui, né?rs
ELAINE CRISTINA MARIA DA SILVA
ago 2, 2021 at 09:54
O show show pode comer ovo cozido
Fernanda Rabaglio
jan 27, 2022 at 10:54
Pode sim, Elaine! aqui eu dou 1 ovo cozido por semana e é ótimo para saúde, imunidade e pelagem.
Viviane
jan 1, 2022 at 11:48
Olá 👋
Ganhei a 2 dias um Chow Chow e nunca tinha tido um cachorro antes. Queria q vc mim respondesse algumas perguntas, por favor.
Qual é a melhor ração, tipo coleira, shampoo e condicionador, creme dental,escova de dentes e pelo, potinho para ração e água ?
Posso dar comida normal pra ele?
Fernanda Rabaglio
jan 27, 2022 at 10:40
Oi, Viviane!
A primeira coisa é levar ao veterinário e ter todas as orientações de saúde e vacinar.
O que posso te dizer como tutora é que:
1. Ração: eu dou PremierPet Nattu Filhotes para os meus filhotes.
2. Coleira: Uso peitoral antipuxão.
3. Shampoo e Condicionador: Uso o kit banho da TotalNeem, que é repelente e antipulgas também.
4. Creme dental e escova: não uso, dou o Suplemento Nutricional Pet da TotalNeem que já cuida da saúde bucal deles, além de muitos outros benefícios.
5. Escova de pelos: uso pente de ferro, nada de rasqueadeira, só pente.
6. Pote de agua: qualquer um grande
7. Pote de comida: Comedouro lento
8. Comida natural: só com orientação de veterinário nutricionista, para indicar um cardápio que supra as necessidades nutricionais do animal.
Érica Lacerda
jan 17, 2022 at 13:35
Excelente suas dicas. Pode me ajudar como preparar um franguinho pra filhote? Deve ter alguma restrição no preparo né? Se puder ajudar, agradeço. Bjin
Fernanda Rabaglio
jan 27, 2022 at 10:33
Oi, Erica!
O ideal é dar o peito de frango. Basta cortar em cubos ou cozinhar e desfiar.
para cozinhar, coloque em água com apenas um fio de azeite, mais nenhum tempero.
Sirva em quantidades moderadas , ok?
Cristiano
fev 1, 2022 at 12:29
Temos uma ChowChow estamos dando carne bovina e de frango misturada na ração parece que o pelo ta caindo muito tem a ver com essa alimentação?
Fernanda Rabaglio
fev 19, 2022 at 10:14
Oi, Cristiano!
Talvez, ela pode ter alergia a alguma dessas proteínas; Por exemplo, aqui, Prince e Maya são alérgicos à frango.
O Ideal é fazer uma consulta veterinária para entender o motivo da queda de pelos, poe ter outros fatores como dermatite, alergia a produtos de limpeza etc.
Cristiano Dos Santos
fev 1, 2022 at 12:30
Temos uma ChowChow estamos dando carne bovina e de frango misturada na ração parece que o pelo ta caindo muito tem a ver com essa alimentação?
Ana
jan 8, 2023 at 16:49
Podem comer ossos?
Fernanda Rabaglio
mar 20, 2023 at 23:35
Podem sim, ossos naturais com o devido congelamento preventivo ou defumados com supervisão caso lasquem e formem pontas. Mas são ossos de boi próprios para os cães, não são ossos de galinha, por exemplo, que podem machucar muito.
Juliane
jun 22, 2023 at 16:24
Oi,tenho uma chow chow ela não está se desenvolvendo muito esta com 5 meses e só pesa 8,500, ela está horrível pra comer o que faço estou preocupada