Olá, pessoal! Desde a chegada do Milka me deparei com um novo desafio: lidar com um filhote muito agitado convivendo com adultos calmos e com baixa energia. Além disso, esse filhote tem problemas neurológicos o que o faz demorar um pouco mais para aprender e aceitar comandos meus e compreender a comunicação canina também, dificultando ainda mais toda a socialização e harmonia entre ele e a matilha. Foi então que eu passei a buscar por calmante natural para cachorro, um modo de trabalhar a energia dele e achei um ótimo caminho!
Eu jamais daria uma medicação para ele acalmar, pois sei os riscos de vício além de efeitos neurológicos e cardíacos de uma medicação calmante. Por isso, não daria apenas para baixar energia e latidos dele. No entanto, busquei muito por alternativas naturais, processos, produtos e atividades que pudessem acalmar o Milka e nesse post vou te contar como fazemos para acalmar cachorro agitado e com medo, como é o caso do Milka!
Como acalmar cachorro agitado
Cães com alta energia tem uma necessidade maior de gastá-la para terem equilíbrio emocional e ficarem tranquilos. Se não há meios de gastar essa energia, ela vai acumulando e é quando começam os acidentes de pé de mesa roído, portas cavadas, correrias loucas no final do dia pela casa, sofás rasgados etc.
Muitos tutores acham que o cachorro só é doidinho mesmo e não entende que existem meios de como acalmar cachorro agitado e ajudá-los a ser mais felizes e saudáveis. Isso porque o cão que tem esse excesso de energia ele sofre com estresse e ansiedade e por isso precisa de ajuda. Mas e então, como acalmar cachorro agitado e preservar o sofá?rs
1. Faça passeios diários com o pet:
O passeio ajuda a gastar energia física pelo exercício da caminhada e energia mental, pois ele busca entender o ambiente, observar ambiente, pessoas e animais ao seu redor, faz escolhas de por onde ir, o que farejar e isso gasta bastante a energia cognitiva do pet. Além disso, quando o cachorro fareja, faz xixi e interage com o ambiente do passeio, ele cumpre atividades altamente satisfatórias e relaxantes, baixando o nível de stress no organismo.
2. Ofereça enriquecimento ambiental:
Atividades de EA são incríveis para acalmar cachorro agitado, pois oferecem entretenimento, desafios e atendendo aos instintos de busca e caça da espécie, gastando também as energias física e mental do cachorro. Por isso, é comum o cão dormir após atividades de enriquecimento ambiental, pois ficam relaxados.
3. Estabeleça uma rotina para o animal:
Cães gostam de rotina, o novo é estressante e o estresse gera ansiedade e os tais acidentes destruidores. Por isso é essencial que o animal tenha uma rotina previsível, pois a tranquilidade da rotina dá conforto mental a ele. Busque oferecer refeições no mesmo horário, ter um horário fixo para o passeio e para as brincadeiras, bem como o conduza para dormir na mesma hora. Assim, ele terá um dia tranquilo, sem stress para ele e para você e ainda poderá melhorar esse cenário usando um calmante natural para cachorro, que vou te apresentar no final desse texto.
Como acalmar cachorro com medo
Pode parecer igual, mas como a causa da agitação do animal muda, o processo processo de como acalmar cachorro com medo também muda. Se para animais agitados a gente precisa buscar formas de evitar estresse e de gastar a energia dele, para o cão com medo é preciso dessensibilizar o que causa medo no pet com treinos específicos de adestramento além de trabalhar o ambiente para que transmitam mais segurança e conforto para o pet.
Milka é traumatizado por maus tratos, o que faz dele um cão muito medroso desde os 4 meses de idade. Ao contrário de muitos cães, o que mais o assusta não são barulhos de fogos, por exemplo. Mas sim pessoas (em especial mulheres) e a depender do dia, quando vê a própria imagem refletida no espelho ele assusta (embora ele goste muito de interagir com outros cães, mas ‘aquele’ do espelho, ele não gosta!rs).
Então o adestramento tem sido feito aos poucos e começou entre mim e ele, para que ele ganhe confiança em mim, com algumas atividades como:
- Sentar no chão para interagir estando na mesma altura que ele, sem mostrar dominância por altura ou envergando meu corpo sobre ele.
- Oferecer comida na palma da minha mão para que aprenda que eu não faço mal a ele e sim ofereço o alimento.
- Oferecer músicas que ele goste, que ajudem a acalmá-lo. A maioria dos cães acalmam bastante ouvindo sons da natureza ou músicas clássicas. Contudo, o MIlka gosta muito de rock e percebi que ouvir Capital Inicial, em especial, é um muito satisfatório para ele. Então busque o estilo de música e banda favorita do seu peludo!rs
- Use óleos essenciais e florais para trabalhar a energia e emoções do pet, eles são ótimos tranquilizar e funcionam como calmante natural para cachorro.
Aromaterapia para cães e o Stress Away
Aprofundando o tema de óleos essenciais, esse tem sido um modo incrível de administrar o medo, estresse e as reações indesejadas do Milka principalmente nessas situações:
- Quando está agitado na hora de dormir, com medo do seu reflexo no espelho ou qualquer outro motivo.
- Nas idas ao veterinário, quando tem medo do manejo nas clínicas.
- Se algo o assusta no passeio
- Quando preciso fazer algum manejo mais invasivo com ele, como limpar as orelhas, pingar colírios, banho e escovação de pelos.
Para essas ocasiões tenho usado muito o Stress Away da SoftCare. Esse é um composto de óleos essenciais 100% natural que trabalha as emoções do animal e é um poderoso calmante natural para cachorro. O Stress Away é composto por 3 ativos incríveis e que certamente você conhece:
Óleo essencial para cachorro de Lavanda:
A lavanda é um dos óleos mais conhecidos e versáteis, ela cria uma sensação de harmonia e tranquilidade, com efeito calmante para animais e humanos. Por isso, ela ajuda muito a oferecer um ambiente seguro para o animal, evitando reações por medo agindo diretamente no sistema nervoso central do chow chow. Então, em situações de picos de estresse por medo, visitas a lugares novos e desconfortáveis como veterinário e apresentações de pessoas, é uma alternativa incrível. Além disso, se o animal tem dificuldade de dormir, a lavanda tem efeito relaxante para tranquilizar e ter uma boa noite de sono.
Óleo essencial para cachorro de Capim Limão:
O capim limão traz o frescor do aroma cítrico, agradável para os animais e uma série de benefícios que colaboram para acalmar cachorro com medo e agitados. Para começar, o capim limão tem efeito relaxante, colaborando muito no tratamento de medo, ansiedade, stress e depressão.
Além disso, para animais com dores ortopédicas, como artrite e artrose, há estudos científicos que mostram o óleo de capim limão como analgésico, ajudando aliviar dores que geram estresse e agressividade no cachorro. Porém, o uso precisa ser diário para sentir os efeitos de redução de até 40% das dores crônicas.
Camomila, um calmante natural para cachorro:
A camomila é uma das ervas medicinais mais populares do mundo e conhecida pelo seu efeito calmante. Quem nunca ouviu que chá de camomila acalma e ajuda a dormir melhor? Pois bem, esse é um dos benefícios dela, mas seu efeito calmante natural para cachorro vai além do bom sono. Por exemplo, um chá de camomila aplicado em uma pele com dermatite ou inflamada ajuda muito a acalmar e hidratar essa pele, acelerando a recuperação do animal.
Sua popularidade também se deve a gama de benefícios que ela oferece em diversos usos com animais e humanos. Para nossos cães, ela também:
- Ajuda a controlar estresse e ansiedade em cães, pois tem efeito sedativo, que relaxa o animal.
- Para cães que ficam nervosos demais e com medo, tencionando a musculatura, ela atua como relaxante muscular.
- Tem efeito analgésico, aliviando dores gastrointestinais.
Assim, o Stress Aways da SoftCare é um spray que combina os efeitos calmantes, sedativos, relaxantes e analgésicos desses 3 ingredientes em um único produto 100% natural que nos ajuda muito em momentos mais delicados no cuidado e manejo dos cães medrosos, estressados, traumatizados ou ansiosos.
Como usar o Stress Away?
O uso do spray Stress Away para cães vai variar de acordo com a rotina e necessidades do seu pet. Aqui em casa eu uso assim:
- Antes de dormir: quando Milka está mais ansiosos ou com medo e, por isso, demonstrando dificuldade para relaxar e dormir, eu fecho a porta do nosso quarto e aplico umas 6 borrifadas do spray nele, na cama dele, na minha cama (porque ele sobe às vezes) e aguardo o efeito iniciar. Normalmente sentimos os efeitos do Stress Away após 10 minutos da aplicação, quando naturalmente o animal vai acalmando, relaxando, até deitar e cochilar.
- Antes de sair de casa: Se vamos sair de carro e o chow chow que vai comigo é ansioso ou sei que o local é mais estressante, eu costumo colocar uma bandana nele com 2 ou 3 borrifadas de Stress Away na bandana, para que o produto viaje com ele, Assim, ele vai inalando aqueles aromas e óleos que vão agindo no organismo para que ele chegue no destino mais zen.
- Em ambientes estressantes: Se vamos para um destino que também gera medo, stress ou desconforto, eu levo o Stress Away conosco, para aplicar no ambiente em que ele for ficar assim que chegarmos. Por exemplo, em dias de consulta veterinária, exames mais incômodos como Raio X ou Ultrassom Abdominal, que há um manejo maior do animal, além de banho no petshop que também é invasivo e estressante pro chow chow, o uso do Stress Away faz o processo ser muito mais tranquilo para humanos e cães.
Aqui usamos sempre e recomendamos que você experimente, pois foi um achado para uma rotina mais tranquila para os chows! Você pode adquirir o Stress Away da SoftCare na nossa lojinha online e assim apoiar o nosso trabalho, clique aqui e conheça.
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!