Olá, pessoal! Recebemos alguns pedidos no Instagram para falarmos mais sobre alergia em cachorro, após descobrirmos a alergia alimentar do Prince. Então aqui vamos contar os episódios de alergia do Prince, sintomas de alergia e tratamento que já fizemos. Vamos lá?
Alergia em cachorro: caso do Prince
Alergia em cachorro é um assunto bem complexo e amplo. Por isso vou focar na experiência que tenho com o Prince. Afinal, não sou veterinária e esse blog é um troca de experiência entre tutores, ok?
Dermatite Úmida
O Prince manifestou sua primeira alergia ainda filhote, com cerca de 6 meses. Neste episódio, os sintomas foram:
- Vermelhidão na pele, em especial na barriga.
- Coceira excessiva.
- Pequenas bolinhas vermelhas, como se fossem espinhas.
Fomos ao veterinário e descobrimos que era dermatite úmida. Ou seja, a proliferação de fungos na pele, causada por deixar a pele úmida após o banho. E foi após esse episódio que passei a dar banho em casa nos chow chows, para evitar que voltassem do petshop com a pele ainda úmida, além de outros fatores, como o medo que o Prince tem do soprador.
Neste caso o tratamento foi feito com base em uma medicação e banhos semanais com um shampoo terapêutico antifungicida por algumas semanas. Como passei a dar banho em casa, sempre me atento muito a secagem perfeita dos pelos e pele deles. Então nunca mais tivemos esse problema.
Cachorro alergia pele vermelha
O segundo momento de alergia canina do Prince veio já com 4 anos e meio, em 2020, quando ele passou a se coçar MUITO com a pata e se mordendo a ponto de retirar os pelos. Nesse momento percebemos alguns sintomas bem nítidos:
- Se coçar o dia todo.
- Irritação
- Coceiras nos mesmos lugares (no traseiro, axilas e ombros.
- Falhas na pelagem
- Pelagem ficando mais rala.
Fomos ao veterinário e a primeira suspeita foi para alergia à pulga. Achamos bem improvável, pois os Ursinhos consomem o Suplemento Nutricional Pet da Total Neem há meses. Mas para sanar a dúvida da veterinária, usamos uma ampola anti pulgas da Bayer, inserida no dorso do pet. Este era um meio de entender se a alergia dele era de pulgas e, caso fosse, já eliminar as pulgas dele e dos outros cães. Por isso a ampola foi aplicada no Leon, Prince e Maya.
Além disso, a orientação veterinária pedia para darmos banhos semanais com um tipo de shampoo terapêutico da Virbac. Assim, já tratamos aquela pele irritada, matando possíveis bactérias e fungos e dando maior conforto para o Prince, pois ia aliviar a coceira.
Alergia Alimentar em Cães
Porém, todo esse tratamento não surtiu efeito de fato. Foi então que entramos com teste para alergia alimentar em cães. no retorno da consulta, após 15 dias do tratamento anterior, para possibilidades de uma dermatite canina a base fungos, bactérias ou pulgas, a veterinária nos orientou a trocar a ração do Prince e aí começou a saga da adaptação alimentar:
- Troca de alimento para uma opção de Ração Hipoalergênica: antes ele comia uma ração super premium de linha natural à base de frango e batata doce que ele amava. Mas neste momento o ideal era um alimento de proteína hidrolisada, pois grande parte dos casos de alergia alimentar em cães são devido a proteína de frango, que está presente em quase todas as rações.
- Retirada completa de petiscos: outra missão difícil para ele, pois o Prince sempre teve petiscos diários no café da parte, faz parte da rotina dele.
Logo que fizemos a transição da ração para a versão hipoalergênica já notamos uma boa melhora na coceira e a pele vermelha normalizou. Porém, a verdade é que ele detestou a ração de proteína hidrolisada (o que não é incomum, pois é uma ração terapêutica com foco em contenção de reações alimentares e, por isso, pouco palatável).
Mas como a coceira melhorou, já pudemos fazer o teste e perceber que a carne de frango, campeã em causar alergia em cachorro, é o motivo do incômodo do Prince. E para saber, testei oferecer uma pequena porção de frango desfiado para ele e imediatamente percebi a volta da coceira que passou por eu não oferecer o frango novamente.
Ração hipoalergênica
Bem, a ração hipoalergênica de proteína hidrolisada foi ótima para nos ajudar a identificar o problema e, se o Prince tivesse se adaptado bem a ela, poderia ser o alimento definitivo dele. Mas isso não aconteceu, ele detestou o alimento e só comia se estivesse com muita fome, após passar mais de 24hs rejeitando o alimento ou se eu adicionasse um incentivo, como um sache de salmão. Porém, com o tempo ele enjoou do sachê de salmão também.
Foi então que busquei uma segunda opção de ração hipoalergênica, desta vez sabor carne de cordeiro ao invés de proteína hidrolisada. Esta é uma opção mais palatável, mas tem um agravante: ela possui gordura de frango e isso pode reativar a alergia dele. Mas como ele não se adaptou à ração anterior, valia o teste pensando no bem estar dele. Afinal, comer algo que você detesta todos os dias é muito triste.
Nesse momento (fevereiro/2021) estamos na fase de adaptação para essa ração de cordeiro. Mas ainda não sabemos se ela vai funcionar ou se vamos precisar fazer novas pesquisas de ração.
Dicas sobre alergia em cachorros
O que aprendi nesse tempo e com as crises alérgicas do Prince foi que:
- Qualquer sinal na pele, consulte seu veterinário de confiança.
- Ficar atenta a sinais de coceira, pelo ralo e falha nos pelos.
- Ficar atenta a crises de lambedura (quando o pet lambe muito as patas principalmente).
- Evitar produtos de limpeza mais fortes e dar preferência para produtos veterinários.
- Evitar alimentos com maior probabilidade de alergia em cachorros, como carne de frango e cenoura. Isso inclui petiscos com esses ingredientes.
E você, já teve alguma experiência com alergia em cachorro, seja dermatite canina ou alergia alimentar em cães? Comente aqui e vamos aprender juntos!
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!
Arlete Scheleider
fev 8, 2021 at 15:45
Olá Fernanda, somos fãs do seu conteúdo para a raça chowchow, muito obrigada pelo trabalhos excelente que você presta. Temos uma filhote de 4 meses, ela não tem lesões ou queda de pelo, mas ela se coça diariamente, pela sua experiência com o Prince e a Maya que vc tem desde bebês, eles se coçavam muito nessa idade ou o normal se eles estiverem saudáveis é não coçar nada?
Fernanda Rabaglio
fev 10, 2021 at 18:38
Oi, Arlete!!! Obrigada!!! 😀
Todo cachorro se coça, mas isso não pode ser exagerado e deixar falhas no pelo. Se no local onde ela coça tiver manchas, vermelhas, sinais de pele irrita, falha de pelo ou pelo mais curto (cortado pela mordida, por exemplo), pode ser algo mais sério e aí o ideal é conversar com o veterinário dela. Além de sinais de alergia e irritação, pode ser pulgas e carrapatos, que são bem sérios.
Mas se for algo tranquilo, de coçar às vezes e sem nenhum sinal parecido com esses, ok…
klycia Bianca Pereira Moreira Nogueira
maio 17, 2021 at 12:40
Olá! Tenho um Chow Chow de dois meses, ele tá com muita correria, vermelhidão e bolinhas que parecem ser espinhas. Estou usando pomada e um spray pra limpeza, está menos vermelho, mas as bolhas parecem se espalharem. Será que é dermatite úmida ou dermatite pelos produtos de limpeza?
Eu estava usando muito produto de limpeza em casa, pra evitar mau cheiro já que ele ainda é bebê e faz xixi por toda parte.
Fernanda Rabaglio
maio 17, 2021 at 16:47
Olá! Para limpar a casa, use produtos veterinários, existe tanto em mercados como nos petshops (desinfetante, detergente e multiuso). Pode ser isso, ou outra coisa. Eu levaria rapidamente ao veterinário.
Lorena
jun 2, 2021 at 21:26
Tenho um chow chow a quatro anos ele morde até ferir isso é normal ?? A parte do rabo que ele mais morde
Fernanda Rabaglio
jun 18, 2021 at 11:26
Oi, Lorena! Não não é normal. Pode ser alergia, dermatite, pulgas, carrapato, ansiedade e stress. O ideal é fazer uma valiação veterinária e também com um adestrador, ok?
Simone
ago 29, 2022 at 12:11
Oi! Deu certo a ração de cordeiro para o Prince?
Fernanda Rabaglio
set 15, 2022 at 12:39
Oi, Simone! Sim, Prince e Maya comem hoje Ração Hipoalergênica sabor Cordeiro da PremieRpet e estão super bem com ela.