Olá, pessoal! Vocês sabiam que existe o dia da gentileza? O movimento foi criado oficialmente em 2000 com a intenção de inspirar pessoas a criar um mundo mais gentil. Por isso, praticar boas ações e adotá-las em nosso dia-a-dia é uma ótima forma de comemorar a data, inclusive quando olhamos para o respeito aos animais, não acha?
Dia da Gentileza
O Dia da gentileza foi criado em 200 para inspirar pessoas a serem amis amáveis com as outras. Ser gentil traz consigo várias coisas como paciência, resiliência, respeito e se importar com o próximo.
Quando pensamos nessa postura, é possível entender como os nossos pets são bem mais gentis do que os humanos que convivemos, não acha? Animais amam sem exigir nada em troca, tem sempre uma pata gentil para te acolher, sem julgar, sem criticar e sempre prontos a perdoar a bronca que ele sequer entendeu o motivo.
Se cada humano fosse mais cachorro e trouxesse para o seu dia a dia mais da gentileza canina, o mundo seria bem diferente. Afinal, gentileza faz as pessoas mais saudáveis, menos estressadas e cria relações pessoais e profissionais mais produtivas. Logo, ser gentil e ser e fazer o próximo mais feliz.
A propósito, é isso que os cachorro fazem né? Buscam ser felizes e nos fazer felizes também! Ah, e eles ainda contribuem com a nossa saúde! Já falamos sobre ser feliz com animais NESSE POST, lembra?
Gentileza com os chow chows
Quando a gente é mãe de chow chow passa por 2 situações: uma super gentil e outro bem agressiva!
A gentileza vem dos próprios chows aqui em casa. Eles são carinhos, companheiros, entendem quando você precisa de carinho, de uma pata amiga e também quando não quer “cãoversar”. Estão por perto o tempo todo e topam qualquer aventura. Se reservam, recebem visitas e só falta serviu o chá.
Já a agressividade vem de fora, dos julgamentos para a raça, pelo porte, mesmo sem conhecê-lo. Certamente que está na posição do agressor não deve medir as consequências ao julgar um filho de 4 patas como agressivo assassino. Talvez não entenda como isso além de não ser gentil é bastante ofensivo!
então, no dia da gentileza, em nome de todos os tutores de chow chows, pitbulls, rotts e raças pré julgas como agressivas, peço que tenham mais doçura e gentileza ao pensar em condenar um pet a ser agressivo! Chances são que ele seja só mais um peludo ofendido por um preconceito cultural…
E para a gente trabalhar mais a gentileza, que tal algumas ideias de gentileza com os animais?
1. Alimente os animais de rua
Eu não tenho dúvida de que alimentar um animal de rua é uma das ações mais gentis e caridosas que uma pessoa pode fazer. Nós sabemos que, infelizmente, apenas uma pessoa não consegue alimentar todos os animais de rua. Portanto, é muito importante que cada um faça a sua parte.
Para começar, você pode deixar um potinho de água e ração na frente da sua casa, para oferecer para aqueles animais da região.
Uma outra opção muito boa, é levar uma sacola com ração dentro da mochila ou bolsa. Se por um acaso, no decorrer do dia, você entrar um animal de rua, pode oferecer comida ou água a ele.
2. Veja se o animal tem dono
Muitas vezes vemos um animal de rua e nem imaginamos que ele possa ter dono e por consequência, nem procuramos saber.
Ao avistar um pet na rua, converse com as pessoas da região, procure saber se ele está ali a muito tempo, se sabem de onde veio e até se alguém na região está a procura de um pet.
Outra opção é tirar fotos e compartilhar nas redes sociais. Só não se esqueça de colocar a localização, pois caso tenha um tutor, ele pode visualizar a sua postagem e ir ao encontro do pet.
3. Faça uma campanha de adoção
Caso você tenha certeza de que o pet não possui um tutor, faça uma campanha de adoção nas redes sociais.
Tire algumas fotos do animal e compartilhe o máximo possível. Além disso, peça ajuda para os seus amigos e compartilhe em grupos locais da região e em grupos de apoio aos animais.
Não esqueça de colocar o seu contato, para ligarem em caso de dúvida ou quiser mais informações para resgatar ou adotar o pet.
4. Arrume um lar temporário
Infelizmente não tem como adotar todos os animais de rua. Mesmo que a gente queira muito! Entretanto, uma boa alternativa e que ajuda muito é dar um lar temporário ao pet.
Se tiver como fazer isso, disponibilize o seu lar por um tempo. Além disso, você também pode fazer um revezamento com os seus amigos e até criar um grupo de lar temporário.
Dando um lar temporário você pode ajudar vários animais a serem adotados.
5. Apadrinhe um animal de um abrigo
Infelizmente o poder público não tem muitos projetos de apoio aos animais de rua. Sendo assim, o trabalho das ONGs de animais se tornam ainda mais essenciais.
Então, você pode contribuir com o trabalho dos abrigos apadrinhando um pet. Ajudando financeiramente, as ONGs poderão ajudar ainda mais os animais de rua. Além disso, os abrigos terão condições de fazer mais resgates, comprar rações, medicamentos e muitos outros.
Contribuindo com as ONGs, consequentemente, estará ajudando muitos animais de rua.
O ato de se preocupar com o bem estar das outras pessoas e dos pets é um sinal de boa educação e respeito. Por isso, aproveite e descubra como é bom se dar e receber vários tipos de gentilezas. Lembre-se que tudo que vai, volta, e isso é um bom começo para que se tenha uma vida mais leve e muito melhor.
E caso você tenha vontade de adotar um chow chow, leia esse post de Chow Chow para doação: onde encontrar.
E você, já fez alguma gentileza hoje? Nos conte aqui!
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!