Olá, pessoal! Já falamos sobre dicas para tirar de fotos de cachorro aqui no Blog. mas a verdade e que se o cão for adestrado isso vai te ajudar muito a compor sua foto, criar poses e fazer campanhas com marcas que é objetivo de muitos, com o instapet, por exemplo. Então, nesse post, vou te dar dicas de adestramento para fotos de cães que funcionam aqui em casa. Vamos lá?
Dicas de adestramento para fotos de cães
#1 Ensine comandos básicos de postura e calma.
Mesmo que o seu pet ainda não seja adestrado, você pode ensiná-lo a obedecer alguns comandos básicos que vão te ajudar a tê-lo focado no seu ensaia fotográfico. Para isso, sugiro que você ensine seu pet a sentar, deitar, ficar e o comando Não. Com esses 4 comandos já é possível criar poses e pedir para ele ficar quietinho para a foto. Além disso, se ele mencionar mudar a pose ou levantar, o Não, vai te ajudar a conter os movimentos.
Outro comando importante é o Olha, onde você ensina seu pet a olhar para algo apontado por um petisco, por exemplo. Isso te ajuda a ter fotos dele olhando para câmera, para um brinquedo ou qualquer olhar estratégico na sua composição de fotos.
Claro que você pode ensinar mais comandos para o seu cachorro, mas o básico do adestramento para fotos de cães, com esses 5 comandos já é o suficiente para fazer lindas fotos por aí, como essa do Prince com diamante do BOX.Petiko!
#2 Exercite seu pet diariamente, para diminuir a ansiedade
Se o seu cachorro não tem costume de obedecer e esperar antes de ganhar o petisco, o treino para baixar a ansiedade, a euforia canina e aí ganhar o petisco são importantes para o adestramento para fotos de cães. Isso porque o pet vai se sentir confortável para a prática dos exercícios, sabendo esperar, acalmando e sabendo que ele vai ganhar o petisco. Mas sem precisar daquela afobação toda.
Quando a prática é diária, cada dia um pouquinho mais longa ou com um comando diferente, além de exercitar o corpo, você trabalha o cognitivo do pet, ensinando-o que aprender é bacana, que ele tem recompensas e que isso pode ser tranquilo, agradável. Então, no momento da foto, ele estará bem, pois pra ele é mais um momento de treinamento onde ele vai ganhar algo bem positivo. Trabalhar enriquecimento ambiental também pode ser uma ótima maneira de controlar essa ansiedade dele, como nessa foto do Prince.
#3 Um petisco, uma foto.
Nunca frustre seu cachorro! E para isso, tenha em mente que as fotos para ele fazem parte do adestramento e no adestramento ele sempre é recompensado (assumindo que você é um humano legal e vai trabalhar o adestramento do seu pet com reforço positivo, certo?). Então, durante o ensaio fotográfico, ele também espera ser recompensado e com algo bem gostoso, que valha a pena.
Nesse momento, usar petiscos preferidos e petiscos novidades pode ser bem interessante! Pois a novidade prende o interesse e cria foco no pet para o momento das fotos, com o objetivo de ganhar aquele petiscos super gostoso!
Nesse momento, o BOX.Petiko é meu aliado para as sessões fotográficas, pois todo mês recebemos petiscos super premium bem gostosos e que me ajudam a prender a atenção dos ursinhos e criar belas fotos pro Instagram dentro do tema que precisamos.
E durante o ensaio, a cada foto bacana que consigo, o pet ganha um petisco (ou um pedaço, para não comer muito e não engordar). Assim, eles se mantêm focados e motivados, enquanto eu consigo as fotos necessárias. Então podemos dizer que esse é um negócio bom para todo mundo, sabe?rs
#4 Aos poucos, aumente o tempo entre a obediência e a recompensa.
Para que você tenha mais tempo de enquadramento e encontrar o melhor ângulo do seu pet para as fotos sem ele perder o foco e paciência e te largar sozinha no ensaio (quem nunca?rs), é importante trabalhar a paciência do seu pet. Para isso, durante os treinos diários, vá aumentando aos poucos o tempo de espera dele no comando até ganhar o petisco. Esse trabalho é lento na maioria dos casos. Pois você precisa ir aumentando bem pouco, coisa de segundos, para que seja confortável para ele. Lembre-se: o treinamento não pode ser frustrante para o seu pet. Isso vai desestimulá-lo ao treino, para as fotos e para a obediência, complicando muito a relação de vocês.
#5 Atente-se a comunicação canina.
Mesmo os cães super adestrados, tem dias que eles apenas não estão a fim de treinar ou de fazer fotos. E sabe, tudo bem, simples assim! É importante observar, entender e respeitar a comunicação canina para saber quando o pet quer ficar na dele, relaxar, porque não está afim de treino. Portanto, se ele não quer, então não será um dia de fotos ou mesmo treino normal.
O adestramento para fotos de cães precisa ser uma experiência positiva para o seu pet. Assim você cria uma rotina saudável e sustentável com ele, onde ambos se divertem juntos. Caso contrário, vira trabalho forçado, o que é péssimo para a saúde emocional do cachorro.
Como faço adestramento para fotos de cães com os ursinhos
Aqui em casa as fotos são feitas sempre no fim da tarde, quando os ursinhos já gastaram bem a energia com brincadeiras, enriquecimento ambiental e/ou passeios. Além disso, é um momento com uma iluminação bacana aqui em casa, aproveitando a luz do pôr do sol. Então corto pedacinhos de petiscos bem gostosos, entre os preferidos e as novidades, para mesclar as opções e começo sempre fazendo o treino diário, em poucas repetições. Isso serve para eles descobrirem quais são os petiscos da minha mão e despertar interesse.
Em seguida preparo o ambiente das fotos com os objetos necessário (quando aplicável), e passo a pedir comandos que vão direcionar cada ursinho para a posição certa, seja em frente a câmera ou, para afastar um deles, quando a foto é individual, mantendo em repouso ao lado para não atrapalhar.
Depois de comandos atendidos e poses definidas, é hora de mantê-los no Fica e ajustar o cenário, brinquedos, etc e busco o melhor enquadramento para foto.
Enfim, uso o comando Olha para que olhem para a câmera, para o objeto da foto ou para o lado que me interessa naquela composição e clique, foto feita e petisco entregue! Afinal, o urso que trabalha, merece seu pagamento, certo?rs
E você tem mais dicas de adestramento para fotos de cães? Então me conta aqui como você faz suas fotos?
#publicidade
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!