Olá, pessoal! Os carrapatos podem causar um grande incômodo nos cães, além de transmitirem uma série de doenças graves. Você sabia que existem diversos tipos de carrapato? Tenho lido cada vez mais sobre isso e nesse post quero conversar contigo sobre como cachorro pega carrapato e o que fazer nessa hora. Vamos lá?
Sobre o carrapato
Antes de citar como cachorro pega carrapato, é importante sabermos quais os tipos que se destacam. Eles são pertencentes ao gênero Amblyomma e Riphicephalus. Portanto, vamos entender quais doenças estão associados a eles.
Amblyomma cajennense (carrapato estrela)
O aracnídeo mais comum no Brasil é o carrapato estrela. Apesar de ser conhecida como carrapato de cavalo, também infesta nossos filhos caninos. Mais frequente em locais de vasta vegetação, fora de centros urbanos. A doença de Lyme ou febre maculosa é a principal doença transmitida por essa espécie.
Rhipicephalus sanguineus (carrapato vermelho do cão)
Essa espécie tem preferência para se abrigar nos cães, assim como seu nome popular sugere. Além de ser frequente em áreas urbanas, trata-se de um dos tipos de carrapatos que são perigosos, já que, além de causar muito desconforto, ainda é o transmissor das doenças erliquiose, babesiose e anaplasmose.
Vale ressaltar que independente da espécie, todas as doenças transmitidas pelos carrapatos devem ser levadas a sério, identificadas o quanto antes e tratadas, pois podem ser letais.
Como cachorro pega carrapato
O ciclo de vida do carrapato acontece da seguinte forma: os ovos são colocados pela fêmea em frestas e buracos na parede, desses ovos nascem as larvas, que buscam o cachorro para poderem se alimentar do seu sangue. Quando estão repletas de sangue, essas larvas voltarão para o abrigo no ambiente, até passarem a sua fase de ninfas. Ocorre novamente delas subirem no cão para se alimentar e voltar ao ambiente para se transformar em carrapatos adultos, que sobem pela última vez no cão, se fixando para se alimentar e se reproduzir. Dessa forma, o ciclo se alterna por fases onde o carrapato estará no cão e outras no ambiente.
Quando estão no ambiente, independente da fase, elas irão buscar por lugares mais protegidos acima do nível do solo, para fugir de possíveis predadores, se enterrando em frestas nas paredes e cantos, principalmente em locais como canis, casinhas e até mesmo nos cômodos onde os cães dormem ou passam a maior parte do tempo.
Onde cachorro pega carrapato
A grande maioria dos cães são infestados em passeios, como em parques e praças, ou até mesmo no portão de casa, quando entram em contato com outros cães que estão infestados. Essa infestação pode acontecer até mesmo em ambientes com vegetação, folhas e madeiras que estejam contaminados.
Os carrapatos permanecem nos ambientes contaminados mesmo sem a presença de um animal, assim como as pulgas. Por isso, evite deixar seu cão passear por locais com grama alta, folhas acumuladas ou muita madeira. Assim a gente evita de trazer um hóspede indesejado (e bem nojento) para casa.
O que fazer se encontrar um carrapato
Use luvas e uma pinça para retirar o carrapato do cachorro ou do ambiente, cuidado para não o estourar, pois você pode se contaminar com o sangue que o parasita ingeriu. Ao retirar, coloque-o em um recipiente com álcool para matá-lo.
Importante: não jogue o carrapato no vaso sanitário, isso não fará com que ele morra e ainda continuará infectando outros animais.
Após esse procedimento, lave o local da picada do carrapato com sabão líquido antisséptico à base de clorexidina ou caso não tenha disponível no momento, pegue água oxigenada com o cotonete e passe no local. Aplique uma pomada antibiótica de neomicina e bacitrina. Mas se tiver dificuldades para remover, leve o cão ao veterinário para ele faça a remoção sem machucar o pet e sem risco de contaminações, ok?
É normal ficar uma saliência na pele do seu cão quando se remove o carrapato e isso deverá desaparecer entre 1 e 2 dias. Caso essa saliência não suma, procure um médico veterinário para que ele possa examinar e verificar qual o melhor antibiótico para resolver qualquer infecção.
Quando o cão é picado por qualquer tipo de carrapato, pode haver o que chamam de paralisia de carrapato, que geralmente atinge primeiro as patas traseiras. Se o animal tiver dificuldades para se movimentar ou começar repentinamente a puxar as patas traseiras, procure um médico veterinário. A maioria dos casos irá durar pouco tempo depois que o carrapato for removido.
Como evitar carrapato no cão e no ambiente
No seu cão você deve checar regularmente a pelagem, para ver se ele não apresenta nenhum parasita, podendo usar coleiras de proteção carrapaticidas e dar banhos carrapaticidas. Caso seu cão tenha pelo longo onde a tosa é uma prática, opte pela tosa em épocas mais quentes, pois é quando ocorre a maior incidência de carrapatos.
Aliás, já falamos de tosa de chow chow NESSE POST!
No ambiente dedetizar o local com produtos carrapaticidas e se necessário, peça uma dedetização profissional do ambiente.
Prevenção de pulgas e carrapatos nos Ursinhos
Aqui em casa já usamos Bravecto, Nexgard e Simparic durante 3 anos, mudando a marca. Até que no começo de 2020 descobri o Pó de Neem da Total Neem. Ao contrário das soluções anteriores, não é um remédio, (uma química), e sim um suplemento natural com ação repelente para esses parasitas.
Aqui são 3 chow chows e sempre tive muito medo que eles pegasse, devido ao volume de pelo. Ao mesmo tempo, o remédio sempre foi um pouco complicado, porque a Maya tem estômago sensível. Então, quando descobri o Neem foi uma alegria, pois é natural, não afeta o estômago dela e ainda tem vários outros benefícios para o pet.
Depois descobri ainda que o Neem, por ser repelente, não precisa que o carrapato pique o cachorro para protegê-lo e matar o parasita, como acontece com os remédio. Ele apenas mantém os insetos e parasitas longe do pet, porém se acontecer de subir no animal, ele vai neutralizar e matar o hóspede indesejado também. Mas sem precisar contaminar o sangue dos meus cães com um inseticida, que é o que os comprimidos fazem.
Aqui estamos usando há meses e mesmo com passeios em parques, o neem tem cumprido o seu papel! Então, se você ainda, não conhece, CLIQUE AQUI e conheça mais sobre o pó de neem da Total Neem.
E então, você teve problemas com carrapatos? Sabia como cachorro pega carrapato? Conta pra gente aqui nos comentários.
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!