Olá, pessoal! Você já deve ter visto várias recomendações de uso de sabonetes, shampoos e cosméticos para uso humano sendo recomendados para pets, certo? Sabe que isso me preocupa muito. Sabemos que já existe shampoo para cachorro e outros cosméticos pet, mas ainda há o uso de produtos desenvolvidos para humanos nos cães e gatos. Vamos falar sobre isso?
Posso usar cosméticos humanos nos cães?
Tenho lido muito a respeito e conversado com a veterinária dos ursinhos e a conclusão que chego, com base nas pesquisas e orientações médicas é que não, não podemos usar cosméticos humanos em cães. E o motivo é simples: somos espécies diferentes, logo nosso corpo tem estrutura química diferente dos pets o que impacta diretamente o PH da pele e dos pelos deles que é mais alto do que o dos humanos.
Um humano tem pH da pele em torno de 5,5. Enquanto o cachorro tem ph entre 7 e 7,5. E pode parecer bobagem, mas isso influencia diretamente na composição dos produtos de higiene do pet e do humano, pois o pH indica o nível de acidez ou alcalinidade da pele e do cosmético para que a soma disso seja neutra, evitando alergias, irritações etc.
Portanto, por mais que os cães e gatos sejam parte da família, somos uma família multiespécie e isso significa que precisamos de produtos apropriados para cada um. E isso inclui, cosméticos, medicamentos e alimentação ideal para eles, que raramente será a mesma dos pais humanos.
Cosméticos pet e o shampoo
Vamos entender porque cosmético pet é diferente do cosmético humano, sobretudo quanto a higiene. Volta e meia vejo alguém dizer que usa um shampoo infantil para o pet e isso pode acontecer por recomendação veterinária, em caso de dermatite, por exemplo. E nesses casos acho que precisamos ouvir quem é especialista. Mas acho complicado a recomendação entre os pais de pet, pois o que serve para um, pode não servir para outro. Como recomendações de medicação que incentiva automedicação, entende?
Os cosméticos para pet leva em consideração:
- Ph da pele do pet, para que a fórmula contribua para a neutralização e não cause irritação por deixar essa pele ácida ou alcalina demais.
- Textura, oleosidade, comprimento do pelo. Isso porque a estrutura física e química do pelo do pet é diferente do nosso cabelo e por isso necessita de tratamento diferente também.
- Outro ponto está na perfumaria. Se para nós, cheirinhos diferentes podem ser incríveis, para os pets não é bem assim. Os cães têm o olfato muito mais desenvolvido que o nosso e o “excesso” de perfume gera irritação para eles. Por isso as fragrâncias precisam ser cuidadosamente elaboradas para que sejam agradáveis para eles.
Então, ver produtos com o cuidado e tecnologia exigido para humanos, mas aplicado à biologia canina dá muita segurança de estarmos fazendo o melhor por eles ao investir em produtos que garantem a qualidade do pêlo, pele e saúde dos ursinhos. E você, concorda?
Hora do Banho: Shampoo para cachorro
E qual a diferença entre dar banho com um shampoo humano normal e um shampoo para cachorro? O que as linhas de cosméticos pet tem a oferecer de diferente além desse ‘lance” de pH que todo mundo fala, mas nem sempre entendemos? Já pensou nisso? Bem, vamos lá!
O shampoo para cachorro possui em sua fórmula uma série de ‘ingredientes” com princípios ativos que proporcionam efeitos diferentes na qualidade, hidratação e manutenção do banho do cachorro, que os produtos para humanos são incapazes de proporcionar. Afinal, não são feitos para isso!
Por exemplo: um shampoo para humano é feito para garantir limpeza do couro cabeludo por até 48hs. Enquanto o shampoo para cachorro possui ativos anti odores que podem garantir a duração do banho por até 15 dias com o seu pet cheiroso e sedoso, a depender da raça e da rotina dele. E isso já muda o jogo, certo?
Em um shampoo para cachorro é extremamente importante a ausência de cloreto de sódio, ou seja, ser sem sal! Porém, sabemos que alguns shampoos para humanos ainda usam esse ingrediente.
E sabe aquele cheirinho gostoso de banho tomado que o pet fica depois do shampoo e condicionador? Pois bem, ele é fruto de uma essência hipoalergênica testada para uso em animais sem irritar a pele e agredir a estrutura dos pelos.
Enfim, o que não faltam são diferenças entre o shampoo para cachorro e shampoo para humanos, como em toda a linha de cosméticos pet que são criadas para preservar a saúde do pet, evitando dermatites, irritações, perfumes que desequilibram o bem-estar pet entre outros. Acho mesmo que precisamos buscar essas alternativas para que o banho seja um momento de relaxamento e bem-estar ao pet e não uma fonte de problemas.
E não é por isso que precisamos gastar rios de dinheiro com produtos caríssimos não. Há linhas com ótimo custo benefício, com formulações bem criadas e um preço que cabe no bolso, shampoo para cachorro.
E me conta nos comentários, você usa algum cosmético específico no banho do seu peludo?
#publicidade
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!