Olá, pessoal! Muitas pessoas me perguntam sobre como cuidar do chow chow, em especial pais de primeira viagem que adotam ou compram um chow chow filhote e não querem errar com seu bebê! De fato é uma raça que exige bastante atenção, educação e cuidados. Mas com dedicação é possível ter um chow chow dócil como são os meus ursinhos chow chow!
Vou listar aqui os principais cuidados com chow chow!
CHOW CHOW, COMO CUIDAR: VACINAS
Como todo cachorro, vacinar o seu chow chow é fundamental para a saúde, crescimento e bem-estar do cão! E a primeira dica bem importante é sempre priorizar por vacinas importadas! Elas são mais seguras e eficazes para o seu cachorro. Portanto, sempre que for vacinar, pergunte a origem da vacina ao seu veterinário.
Cada região do Brasil pode exigir vacinas específicas, por maior probabilidade de problemas de saúde, mas vou te contar sobre as principais vacinas para cachorro:
VACINA V10 OU V8
A v10 é uma vacina polivalente, pois ela protege seu chow chow de várias doenças perigosas e que podem levá-lo a morte como Cinomose, Hepatite, Coronavirose, Parvovirose, Adenovirose, Parainfluenza e 4 tipos de Leptospirose. A maioria dessas doenças possui transmissão viral e manter a vacina 10 em dia protege seu chow chow em casa, mas principalmente durante os passeios, pois o contato direto com um cão infectado ou secreções dele é o suficiente para o seu chow chow contrair alguma dessas doenças. E vale ressaltar que as Leptospiroses são zoonoses, ou seja, podem ser transmitidas do animal para os seres humanos, colocando toda a família em risco. Por isso é primordial mantê-la em dia.
A primeira dose deve ser dada a partir de 45 dias de vida e repetida mais 2 vezes, sempre a cada 21 dias. Depois das doses de vacina para filhote, anualmente o seu chow chow deve receber 1 dose para reforçar a eficiência.
VACINA ANTI-RÁBICA OU VACINA CONTRA RAIVA
A raiva é uma doença viral transmitida pela saliva do animal. Por isso sempre que um cão morde o outro ou ataca um ser humano a primeira coisa que um médico ou veterinário perguntam é se a origem do cão agressor é conhecida. assim é possível verificar ou acompanhar a possibilidade de ele ter raiva, pelos sintomas como a baba excessiva!
A Vacina contra raiva deve ser ministrada no chow chow a partir de 3 a 4 meses de idade e repetida anualmente. Em agosto há campanhas do governo e quase todas as cidades do país com vacinação gratuita contra a raiva. Eu particularmente preferido fazer a vacinação particular, por indicação da veterinária dos Ursinhos. Mas a campanha gratuita é válida também.
VACINA PARA GIÁRDIA
A Giárdia é uma doença intestinal que pode causar sérios problemas aos cachorros e é transmissível aos seres humanos, uma zoonose. A giárdia em cães tem como sintomas comuns a diarreia intermitente, desidratação e pode levar à óbito. Além da higienização adequada do ambiente do cão e cuidados nos passeios, a vacina contra giárdia é a melhor forma de prevenção. Ela deve ser ministrada em 2 doses com intervalo mínimo de 15 dias para cachorro filhote ou cão nunca vacinado, e reforço anual.
VACINA PARA GRIPE
A última vacina que usamos aqui em casa com os ursinhos é a da gripe! Essa vacina não evita completamente a doença, (assim como a vacina humana), mas ela amenizar os efeitos do vírus, caso seu chow chow seja acometido pela gripe canina. Isso já é bem importante, pois diminui a gravidade da doença! Outra vantagem da vacina para gripe canina é que ela diminui a quantidade de vírus disseminado no ambiente. Isso porque o cachorro vacinado tendem a transmitir menos o vídeos aos outros cães.
Essa vacina não é obrigatória e alguns veterinários não a recomendam se o cachorro não está expostos a situações que possam levá-lo a contrair o vírus. Por isso converse sempre com seu veterinário sobre a necessidade de tomar a vacina da gripe.
QUAL A MELHOR RAÇÃO PARA CHOW CHOW?
Assim como nós humanos somos o que comemos, o seu chow chow também. Por isso oferecer a melhor ração possível é um investimento na saúde e longevidade dele. Além de evitar gastos altíssimos com veterinários e tratamentos com o passar do tempo.
Para escolher a melhor ração, sempre leve em conta:
RAÇÃO ADEQUADA PARA O PORTE E IDADE DO CACHORRO
No caso do chow chow, ainda não há uma ração específica para a raça de nenhum fabricante. Então sempre escolhemos uma ração para porte médio e que seja apropriada para a idade do chow chow como filhote, adulto ou sênior. Mas há exceções, como cães com problemas de saúde ou obesidade, nesse caso a ração será recomendado por um veterinário.
QUALIDADE DA RAÇÃO: SUPER PREMIUM, PREMIUM OU STANDARD
Você precisa estar atento ao seu chow chow, como cuidar da qualidade da dieta dele. Quanto mais qualidade tiver a ração, melhor será para a saúde do seu chow chow. Portanto uma ração super premium é o ideal, por ser mais rica em nutrientes e usar ingredientes selecionados e de qualidade. E sim, é uma ração um pouco mais cara, mas existem macas com um preço bem OK e como o consumo desta ração é menor comparado com outras categorias, no final a diferença não é tão grande. Aqui em casa o custo fica em cerca de R$1,00 a mais por dia e vale super a pena o investimento.
A ração premium é uma categoria de custo benefício. Ela entrega uma boa qualidade nutricional para o seu cão e com preço mais acessível do que uma super premium. Porém o consumo é um pouquinho maior. Mas não deixa de ser uma boa ração. Os Ursinhos Chow Chow comeram Ração premium durante a fase filhote deles e, além de gostarem muito, nunca tiveram problemas de saúde.
Por fim, a categoria standard é o que não recomendamos. Isso porque é um alimento de baixa qualidade, baixo valor nutricional e produzida com ingredientes sem muito valor (muitas vezes até com alterações na receita entre os lotes). Algumas marcas famosas tem ração standard e também são vendidas a granel. É o tipo de ração que pode ser usada quando não recursos para investir em algo de melhor qualidade. E nesses casos, é melhor não deixar passar fome e nem abandonar, não é mesmo? Mas não é um alimento ideal para o seu cachorro.
RAÇÃO SEM TRANSGÊNICOS
Não há uma comprovação científica de que os transgênicos façam mal para os cães. Mas já vemos um movimento de muitas marcas trocando suas fórmulas para eliminar os transgênicos de seus alimentos. Afinal, se não faz bem para o ser humano, podemos evitar nos nossos cães também, certo?
Aqui em casa eliminamos os transgênicos da alimentação canina em 2018 e isso é um cuidado que temos na ração e nos petiscos.
RAÇÃO NATURAL
Por fim, além de escolher uma ração de qualidade para o chow chow (premium ou super premium), é importante pesquisar uma ração natural. Ela vai te oferecer algumas vantagens que valem o investimento:
- Menos aditivos químicos
- Sem corantes
- Sem aromatizantes
- Nutrientes valorosos para a saúde do seu pet.
Para mim, alimentação é tudo para o chow chow, como cuidar dele de dentro para fora. Os Ursinhos Chow Chow passaram a comer Seleção Natural Batata Doce, da PremieR em Abril/2018 . Foram 2 anos e meio com essa ração e nesse período a diferença no pelo deles é notória. Mesmo sem hidratação nos banhos que é recomendado NESSE POST. Hoje eles não consomem mais Seleção Natural, mas temos o pelo super hidratado e até mais, graças a Suplementação de pó de neem da Total Neem, super recomendamos.
CHOW CHOW: COMO CUIDAR DOS PELOS?
O cuidado com o pelo do chow chow precisa estar na rotina do tutor. Por ser longo e volumoso, ele precisa de escovação frequente e cuidados no banho para evitar doenças, nós e garantir a qualidade, brilho e maciez dos ursinhos leões!
Por isso, recomendamos:
- Escovação frequente, pelo menos semanal, mas sempre que possível diária do seu chowchow
- Banhos mensais com produtos apropriados para cães de pêlo longo.
- Hidratação do Pelo no banho para garantir pelos nutridos, macios e fáceis de escovar.
- Secagem muito bem feita dos pelos no banho e sempre que molhar para evitar fungos e dermatite canina.
- Se o pelo do seu chow chow for mais crespo e embaraçar mais, use produtos desembaraçadores para evitar evitar quebrar o pêlo.
- Evite tosar seu chow chow, não é uma raça feita para tosa, salvo por recomendação veterinária em caso de doenças.
CHOW CHOW: COMO EDUCAR?
O chow chow é uma raça cheia de personalidade e um pouco temperamental (o que muitos chamam de teimosos). Por isso ele precisa de pulso firme na educação desde filhote. Se possível, de adestramento positivo desde a infância para garantir uma modelagem de comportamento ideal e um cão sociável.
Educar um chow chow não significa repreender ou bater nele. Mas reforçar bons comportamentos, recompensar os acertos e técnicas para que ele aprenda os limites, o que é certo e errado.
REFORÇO POSITIVO INADEQUADO – CUIDADO!
Alguns cuidados devem ser tomados para não incentivar comportamentos do filhote, por ser fofos ou tranquilos. Isso pode se tornar um problema quando a bolinha de pelo de 5kg atinge 30kg e vira um grandão com maus hábitos por reforço inadequado. Como exemplo temos as mordidinhas dos filhotes e o hábito de pular quando chegamos em casa e nas visitas.
Quando o cão é filhote, não nos importamos tanto com mordidas que pode criar um costume complicado e perigoso na fase adulta. Eles passam a machucar mesmo que por brincadeira. Enquanto os pulos de um filhote não machucam e achamos fofo, agradando e ele aprende a pular para ganhar atenção. Pois bem, com 2 anos ele estará com 30kg e fará o mesmo esperando a mesma recompensa dos humanos. Ele deixa de ser fofo e passa a assustar visitas, derrubar crianças e idosos. Isso fará dele um chow chow atrapalhado por receber educação errada.
Portanto, cuidado com o que você incentiva, pense nas consequências! Cuidar de um chow chow ou qualquer cachorro é entender que, se ele erra, é porque não foi educado antes. Então a culpa do mal comportamento (inclusive quando vemos um chow chow agressivo) é do tutor.
Mas a boa notícia é que não há um limite de idade para aprender: todo cão pode ser adestrado, aprender e se tornar um pet com boa educação. Basta você se dedicar a isso, ok?
E aí, gostou do post? Conta nos comentários quais cuidados você prioriza com seu chow chow, vou adorar receber dicas!
E aí, gostou do post? Conta nos comentários quais cuidados você prioriza com seu chow chow, vou adorar receber dicas de vocês!
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!
Pâmela
jun 9, 2020 at 02:48
Amei as dicas tudo muito bem explicado, difícil encontra um site que fale e explica tão bem a realidade de ter um chow chow os custos a maneira de educar, alimentação , comportamento do cachorro tudo muito bem explicadinho!
Fernanda Rabaglio
jul 7, 2020 at 15:03
Que bom que gostou, Pâmela!!! tento compartilhar a experiência que tenho com os ursinhos, bem no formato de “a vida como é”, sem mitos, exageros e nem romantismo…rs…
ANDRE LUIZ SIMAO DE FREITAS
jul 14, 2020 at 15:19
Sou mãe de primeira viagem e os ursinhos têm sido um belo ponto de apoio. Minha Panacota cresce cara dia mais linda, saudável e doce! Obrigada por tudo!
Fernanda Rabaglio
jul 25, 2020 at 14:29
Que bom saber disso!!!! A Panacota é linda, adoro vê-la no Instagram! 😀
Nirley
out 8, 2020 at 06:21
Amei todas as dicas
Estou com a minha na fase filhote e estou pesquisando sobre exatamente tudo.
Luiz
nov 9, 2020 at 21:32
Estou com uma filhote, sou mae de.primeira viagem e percebo que a minha chow chow quando esta muito agitada morde todo mundo e enfrenta quando houve NAO e acorda a madrugada toda.. alguém pode me ajudar?