Olá, pessoal! Para quem tem acompanhando por esses dias o Instagram dos @ursinhoschowchow sabe que o Leon passou por maus momentos, com uma crise de diarréia que deu trabalho, demorou pra passar e movimento os stories no começo de dezembro/2019. Confesso que eu nunca tinha tido cachorro com diarreia, me preocupei, assustei, mas aprendi e quero dividir com vocês como foi e o que fizemos para ele se recuperar. Vamos lá?
Cachorro com diarreia: causas
Antes de pensar no que fazer quando temos um cachorro com diarreia, é fundamental entender o motivo, saber a causa para tratar o problema. No caso do Leon sabemos que foi stress, (tem post AQUI falando sobre cães estressados, já leu?) pois ele sofreu uma série de mudanças e emoções no dia a dia e o organismo ficou mais frágil e veio a diarreia. Mas nem sempre é assim. Veja alguns motivos comuns para a diarreia canina:
- Stress e Ansiedade
- Mudança na dieta, como transição de ração.
- Consumo de alimento não apropriado ou passado.
- Vermes e parasitas
- Giardia
- Insuficiência renal
- Tumor no Intestino.
- Intoxicação.
- Parvovirose
Como você pode ver, as causas são muitas e pode ser desde algo simples como algo bem sério e fatal. Por isso é tão importante conversar com um veterinário para entender os motivo, as vezes fazer um exame de fezes e tratar.
Aqui em casa era algo simples, causada por stress que baixou a imunidade. Mas de todo modo, a veterinária veio vê-lo para entender o motivo da diarreia e me orientar para que ele tivesse a medicação adequada. Também é importante dizer que, apesar das fezes líquida, não houve alteração de cor, sangue ou cheiro, mas quando há são sinais que o problema é mais sério.
Cachorro com diarreia: tratamento
Com a causa detectada, começamos o tratamento para cachorro com diarreia que envolveu 3 medidas importantes:
- Trocamos a dieta do Leon para consumo apenas de peito de frango desfiado. Não que a ração dele fosse a causa, pelo contrário, ele come uma excelente ração super premium e natural, mas o frango é uma refeição nutritiva e bem leve, o que facilita o tratamento dele.
- Em seguida ele passou com a consumir 3g de pro biótico por dia, durante 7 dias. São seringas que regulamos a gramatura para oferecer ao cachorro com diarreia. Normalmente pode ser dada direto na boca do cão, mas como o Leon é agressivo eu misturei no iogurte ou no frango para ele comer.
- Por fim, foi passado um antibiótico específico (que não vou revelar o nome, pois quem receita é o veterinário e não eu, certo?rs) para ser tomado por 5 dias.
Não foi fácil. O Leon não toma remédio com facilita como acontece com a Maya. E não tem como colocar na boca, pois ele avança. Tomei rosnados quase todos os dias, mas foi possível “enganá-lo” disfarçando o remédio no iogurte, no patê e no franguinho desfiado.
Alimentação
Uma outra vantagem da troca da alimentação para a carne de frango refogada é que ele não se sentia mal após comer e se alimentou muito bem nesses dias, então não ficou fraco. A carne também contém muito mais líquido do que a ração e ainda fiz com um molhinho do cozimento que ajudava a hidratar já que cachorro com diarreia perde muito líquido e corre o risco de desidratação, o que pode ser bem sério.
Ao fim de 7 dias de tratamento (hoje), posso dizer que ele já está uns 98% bem e voltando a comer a ração que ele tanto ama e sentiu falta esses dias. Ah, ele come Seleção Natural Batata Doce Adulto, raças médias.
E aí, ajudei você com esse post? Quem aí já passou por isso, tratamento foi diferente? Conte nos comentários! 🙂
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!