Olá, aumigos! Sou eu, o Leon, em mais um post sincero para aucês aqui no Blog dos Ursinhos. Hoje aueu quero falar de coisas que me deixam bravo e coisas que me acalmar depois, pois auces sabem que eu honro a fama de chowchow bravo, né? Se bem que eu não é que eu sou bravo, eu sou é um cachorro estressado!
Bom, várias coisas me deixam nervoso e a tia acha que tem a ver com meu passado que ela não conhece, ter origem em traumas e maus tratos. Vou contar para aucês tudo o que deixa nervoso e o que a tia tem descoberto para eu me acalmar e ficar zen. Então se aucê tem um cachorro bravo ou estressado por aí, vem comigo nesse post pra ver se eu posso te ajudar, tá? Auau…
Cachorro estressado: causas
Aueu sou um chow chow estressado, nervoso mesmo, adestrado de forma negativa. Também sou cão de guarda, protejo tudo o que meu: minha casa, meu portão, meu pote de comida, brinquedos, cobertor, tudo mesmo!
Algumas coisas me deixam bastante bravo, elevam meu stress me fazem não ter paciência e rosnar até pra tia Fê, em geral é:
- Gato passando na minha calçada! Porque eu detesto e quero tirar o portão no dente para pegar ele.
- Lixeiro, detesto essa turma do caminho noturno.
- Quem mexam nas minhas coisas. A tia tem mania de botar as patas dela na minha cobertinha e nos meus brinquedos, não sei pra que.
- Toquem na minha comida, seja ração ou petisco. Porque eu acho que, se me deu, é meu e não pode pegar de volta e nem chegar perto.
- Colocar coleira e focinheira. Isso me irrita de um modo doido e a tia sabe que é porque eu fui abandonado com um peitoral apertado, então eu tenho péssimas lembranças com coisas no pescoço.
- Ficar preso em espaço pequeno. Afinal, eu preciso proteger minha casa e preso não dá, né?
- Por fim, aueu detesto dia frio e chuva, fico de péssimo humor, rosno pra nada e sou assim. Isso as tias não sabem explicar, mas é a vida.
O que me acalma
Bom, a lista do que me deixa bem bravo é grande, mas calma que a tia já arrumou várias coisas que me ajudam a acalmar e ter qualidade de vida. A tia disse que eu cheguei aqui em casa uma fera, mas que vou ser um pet tranquilo e feliz. Ela e a minha adestradora falam que é um processo e que eu estou evoluindo bem.
Adestramento positivo
Essa é a primeira coisa que eu comecei a ter logo quando cheguei na casa da tia, para poder me acalmar e estabelecer uma comunicação com a tia. Minha adestradora é a tia Emanuelle Lack e eu faço adestramento por consultoria online: ela ensina a tia e a tia treina comigo. A gente também grava nosso treinamento e manda pra tia Manu pra ela er como eu estou evoluindo e me comportamento bem.
Isso é bem legal, porque ela está sempre vendo minha evolução e orientando a tia Fê para melhorar meu treino. E já conseguimos uma evolução muito boa, olha:
- Antes eu queria morder a tia todo dia. Mas agora a gente é aumigo e tem semanas que eu não rosno pra ela.
- Eu precisava ficar preso para não atacar a tia. E hoje eu fico solto e tenho o quintal só pra mim, o que me permite fazer o que mais gosto: cuidar da casa.
- Eu não sabia que a tia era minha líder e que eu devia obediência a ela. Agora eu sei e obedeço sempre que ela me chama, dá um comando ou quer me ensinar algo novo.
- Eu não podia nem ver coleiras. Mas já estou começando a vestir o peitoral.
- Também acha péssimo usar focinheira e já estou quase colocando.
Tudo isso graças ao adestramento com reforço positivo que eu pratico todo dia. Ah e se você o que é reforço positivo, é quando eu ganho uma recompensa cada vez que eu acerto no meus treinos. A tia me recompensa com petiscos gostosos e carinho.
Ossos naturais
Falando em petisco, outra coisa que eu audoro e tem me ajudado a relaxar, ficar mais calmo em especial quando a tia sai de casa é roer um osso natural bem gostoso! Eu demorei pra aprender a roer, mas poxa, agora eu audoro!
Ossinhos tem várias vantagens:
- Eles me distraem e ajudam a gastar meu tempo e energia.
- Como eu fico concentrado no osso quando estou roendo, eu aclamo e esqueço o que tinha me estressado antes.
- Ajuda a limpar meus dentes, já que eu não deixo a tia escová-los.
Floral pet
Desde o primeiro mês que estou aqui com a tia, eu estou tomando floral pet todo dia. A tia pinga 10 gotinhas a cada troca de água minha e eu bebo junto com a minha água. Os florais tem sido bem importantes no meu processo de calma e já vimos resultado no primeiro mês.
A tia Camille da Pet Florais, faz uma fórmula especial para mim com essências florais que me ajudam a ter calma, baixar agressividade, stress, contra traumas e medo. E eu sei que nem todo mundo acredita nos florais e que, de pet pra pet o efeito muda. Mas para mim tem sido um grande aumigo na batalha para ser um pet tranquilo.
Carinho e paciência
Esse tem sido muito importante também, o carinho! A tia ainda tem medo de mim e eu dela. Mas a gente aprendeu a gostar muito um do outro, nos damos bem, sabe? Isso porque aprendemos também que eu preciso obedecer ela e ela precisa respeitar os meus limites para que a gente seja aumigo e conviva em harmonia.
Antes eu queria morder ela todo dia. Mas hoje eu peço carinho, dou patinha e a gente fica sentado junto na porta da sala todo dia cãoversando, ela me dá carinho, escova meus pêlos e a gente é feliz junto.
Ela sofreu comigo no começo, mas ela e a tia Manu tiveram 2 essas duas coisas essenciais para eu melhorar: carinho e paciência comigo, porque aueu sou difícil, né?
E vocês ficam nervosos com o que, aumigos? E o que acalma vocês?
Já contei os meus segredos e agora quero ler o de aucês nos comentários, hein?
Auces sabem que eu gosto de comentários, então comentem tudo aqui!
Lambidas do Leon!
Escrito por
Leon O Leão
Blogueiro Pet
Sou o Leon! Um chowchow resgatado pela tia Fê. Sou teimoso, bravo, guardinha da casa e sim, eu mordo! Mas sei ser fofo, educado e carinhoso com a tia.Aqui no Blog escrevo umas verdades caninas que todo humano precisa saber! Portanto, leia e comente, ok?
Maria Claudia
set 24, 2019 at 20:24
Leon, essa tia ta cuidando tão bem de vc, que logo vc será um gatinho, nao mais um leão bravo. Todo mundo quer seu bem, as coisas ruins ficaram no passado, vida nova e muito relax agora. SÓ AMOR. Bjs e lambeijos da nossa turma
Juliana Zolla
set 24, 2019 at 21:43
Olá sou o John Snow, lulu predileto da mamãe!
Eu tenho uma irmã chow-chow e meus papis criaram ela com muito amor então ela é muito boazinha…é tipo um Buda em forma de cão.
Já eu sou mimado sabe, tudo é meu e/ou para mim. Inclusive a mamis é só minha e me deixa muito estressado quando minha irmã chowchow vai chegando perto de mim porque no passado ela foi brincar comigo e machucou meu olhinho então não confio nela por mais que papis diga que ela não vai fazer nada.Me estresso tanto que perco até o ar, acho que sou dramático rsrsrsrs
Agora o que me acalma são as pelúcias que vem no boxpetiko e carinho dos meus papais.
Ah esses tempos para cá mamis trouxe um irmãozinho lulu, ela me explicou que era para fazer companhia para mim e ajudar na socialização e funcionou pois somos inseparáveis!
Quero latir também que audoro seus posts, e minha mamis ama porque vc por ser um chowchow bravinho rompendo as barreiras dos traumas e conhecendo o amor.
Aufauf
JohnSnow
Cleana Martins
set 25, 2019 at 21:38
O meu ficou assim depois que pus no clubinho, vi que estavam maltratando ele que era super dócil, tive que fazer o msm tratamento co floral, e medicamento… hoje ele está com 6 anos, e já deixa a gente passar a mão nele novamente, Brincar ele ainda é bem bruto mas brinca… hoje ele já está uns 50% melhor… mais tem momentos qu so jesus kkkk… mas já sabemos lidar com ele , e o nosso amorzinho mordedor 💜
Floral para cachorro funciona? - Ursinhos ChowChow
out 25, 2019 at 21:26
[…] Cachorro estressado: O que fazer? […]
Luciene
mar 11, 2021 at 20:12
ADOTEI UMA CHOW CHOW FÊMEA DE 4ANOS QUE MORDIA OS PRÓPRIOS DONOS POR TER SOFRIDO MAUS TRATOS, VAI FAZER UM MÊS E EU AINDA NEM CONSEGUI TIRAR ELA DA CORRENTE, JA EVOLUÍMOS BEM MAIS TEM DIAS QUE ELA ESTÁ TÃO ESTRESSADA QUE ME SINTO FRUSTADA.
Fernanda Rabaglio
abr 26, 2021 at 09:54
Sim, Luciane! Ela está presa numa corrente. Não tem como ela não se estressar e dificilmente você vai conseguir amansar um animal que está acorrentado.
Se tem medo, busque um adestrador positivo, certamente ele vai te orientar de como soltar e dar qualidade de vida pra ela.
Lia Bernardete
nov 10, 2019 at 15:32
Leon vc é um vitorioso! Tia torce muito por seu futuro de Nutella! Dia a dia, com o amor e cuidados da Fê e das tias, vc progride e mostra um novo Leon!
Leon O Leão
nov 23, 2019 at 19:16
Aueu sou muito esperto e to progredindo bastante tia. Mas ainda sou um leão raiz, rosno, protejo meu portão e se bobiar, aueu mordo! nada de Nutella ainda, se bem que já percebi que o Prince Nutella tem umas vantagens lá dentro… To avaliando o custo benefício, sabe?
Lambidas do Leon, tia!
Kátia Santos
jan 4, 2020 at 07:50
Leon , também tenho uma moça estressada , sair pra correr em um parque com pouca movimentação também ajuda muito a desestressar ela . Espero que ajude, beijos ursinho .♥️
Leon O Leão
jan 10, 2020 at 08:44
Correr é um ótimo exercício mesmo, tia! Aueu ainda não me conforto na rua, então ainda não posso. Mas a tia faz altos passeios com o Prince e a maya para baixar stress e ansiedade e super funciona! 😀
Cachorro gosta de música? - Ursinhos ChowChow
jan 28, 2020 at 09:16
[…] Leon O Leão em Cachorro estressado: O que fazer? […]
elaine camargo
jun 25, 2021 at 19:00
Olá sou Amora e ando muito estressada e por isso acabo atacando meu irmão Thor, mas estou fazendo tratamento espiritual com mantras, reike ate chá calmante estou tomando. E aos pouco estou melhor.
Kelly
ago 19, 2021 at 18:41
Tenho uma Chow Chow, ela é super carinhosa com a gente, mas ela esta com um probleminha de saúde, e por conta disso, acredito que por causa das dores, esta muito estressada, não conseguimos nem tocar nela, o que devo fazer? Já a levei no veterinario, mas nada adiantou, o doutor apenas passou a medicação para trata-lá, já não sabemos o que fazer para acalma-la. Ahhh, ja tentamos inclusive chá natural de camomila, mas não adiantou.
Fernanda Rabaglio
jan 27, 2022 at 10:48
Oi, Kelly! Buscou adestrador?
nilciene
maio 5, 2022 at 14:59
meu simba tem 10 meses e sempre foi muito tranquilo. Noinicio do mes precisei viajar e deixei ele num hotel (muito bem pesquisado e feito adaptação ates) porem ele se acidentou, e passou os ultimos 30 dias sempre sob a supervisao de alguem, (antes ele passava o dia sozinho e se dava muito bem com isso), essa semana voltei ao trabalho, fim de ferias, e o simba se tranformou, esta agressivo comigo, com a casa, nunca foi de destruir nada, e ja destruiu quase tudo… estão sendo dias muito dificeis pq ele fica tao agitado quando chego q tenho medo ate de ele se machucar de novo.
Fernanda Rabaglio
jul 27, 2022 at 12:52
Poxa, que coisa difícil. Mas tem muitos motivos para isso acontecer:
– Pode sentir dor desse acidente, como dores ortopédicas, que levam a esse comportamento destrutivo e agressivo.
– Ele ficou muito tempo rodeado de atenção e aí “do nada” ele precisa ficar sozinho. isso pode ser ansiedade por separação e precisa ser tratado com veterinário comportamentalista.
– Ele ficou um tempo num hotel e lá tem outros animais, além de passeios. Avalie a possibilidade de um exame para doença do carrapato. Comportamento agressivo “do nada” é um forte sintoma de erliquiose (um dos tipos de doença do carrapato).