Todos conhecemos a necessidade da doação de sangue dos humanos, mas vocês sabem qual a importância da doação de sangue de cachorro? Um ato de amor que salva vidas, um ato indolor. Vamos falar sobre a importância da doação de sangue de cachorro e sobre o junho vermelho. Os humanos precisam da doação de sangue e os pets também.
Existem muitos laboratórios veterinários que fazem a coleta. Porém, o Laboratório Veterinário Vetex tem uma campanha que se chama Projeto Pet Doador. Ela acontece durante todo o ano e todo o pet doador ganha um Check Up completo para avaliação da saúde do doador. O Vetex, possui um banco de sangue para armazenamento temporário das bolsas e sempre buscar por pets voluntários e aptos para doar sangue
Doação de sangue de cachorro é um ato nobre e voluntário, que pode salvar muitas vidas. É extremamente trabalhoso encontrar doadores quando se tem alguma emergência. Com o banco de sangue fica mais fácil encontrar bolsas de sangue e realizar a transfusão de forma ágil e eficaz e com doadores de sangue compatível com o seu pet, evitando problemas.
Junho Vermelho
A campanha de Junho Vermelho iniciou em 2015, pela Campanha Nacional de Doação de Sangue do movimento “Eu Dou Sangue”. A escolha do mês de Junho deu-se por 2 motivos:
- Dia 14 também é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.
- E com a chegada do inverno, as pessoas procuram menos os locais para doação.
Então, essa campanha tem o intuito de homenagear quem doa sangue e também de chamar a atenção para a necessidade de doação voluntária.
Por esse motivo resolvemos mostrar a importância do junho vermelho para a realidade dos pets. A doação de sangue de cachorro é extremamente importante para os cães que recebem esse sangue. Pois, muitos estão em situação de vida ou morte e não possuem pets aptos para doar.
Importância da doação de sangue
Sempre acompanhamos campanhas de doação de sangue em humanos, mas no junho vermelho pouco se fala da doação pet. Um pet doador pode salvar muitos cães não somente de atropelamento, mas também cães com tumores, anemias, doenças autoimunes, complicações cirúrgicas e muitos outros problemas.
Assim como os humanos, os cães possuem vários tipos sanguíneos diferentes, na verdade bem mais do que nós. Mas assim como para os humanos doarem, existem também critérios para os animais doarem. Todo o pet que doa recebe do laboratório um Check Up para avaliar a saúde do pet doador e entender se a doação será benéfica para outros animais e se é seguro para o seu cão doar. Por isso o junho vermelho pet é tão importante, ele informa as pessoas e conscientiza o valor da doação de sangue de cachorro.
Critérios para cachorro doador de sangue
Nem todos os cães podem doar sangue. Isso porque há uma série de regras que garantem que o doador não será prejudicado de forma alguma e está apto para ser um pet herói de outros animais. Então para seu cachorro ser doador de sangue ele precisa cumprir alguns critérios:
- Ter entre 1 a 8 anos.
- Estar saudável.
- Não ter sido submetido a transfusão sanguínea.
- Peso acima de 25kg em cães e (acima de 4kg em gatos)
- Seu cachorro precisa ser dócil, para estar tranquilo durante a coleta
- Fêmeas não gestantes ou lactantes e fora de cio.
- Vacinas e vermífugos em dia, (veja sobre o guia de vacinas para cachorro aqui).
Os cães podem doar sangue a cada 3 meses, desde que com a saúde e o check up em dia. Aqui só o Prince atende a todos os requisitos, até o momento. Isso porque o Leon já chegou aos 8 anos e a Maya não tem o peso mínimo. Mas quem sabe Áka ou Elvis não poderão doar em breve, não é?
Benefícios para o cachorro doador
Quando os cães vão realizar a doação de sangue, o laboratório oferece um Check Up. No check up normalmente são feitos os seguintes exames: hemograma, bioquímico renal e hepático, exame clínico, exames moleculares para algumas doenças como: erliquiose e babesiose (que são as doenças do carrapato mais comuns), leishmaniose, brucelose.
A doação de sangue de cachorro é benéfica não só para quem recebe o sangue, mas é muito benéfica para o doador. Sendo assim, o doador pode salvar vidas e até se salvar, pois o Check Up pode mostrar alguma doença que ainda não teve sintomas. E como é possível doar a cada 3 meses, seu pet passa a ter um checkup completo com muita frequência. Vamos aproveitar o junho vermelho para doar sangue e incentivar nossos amigos e pets a doarem?
Junho vermelho e Hemocentro pet
Na veterinária é mais difícil de se utilizar a palavra hemocentro. Normalmente o local onde armazena e coleta a bolsa de sangue é conhecido como Banco de Sangue. Existem muitos bancos de sangue para animais em todo o Brasil.
Se você deseja que seu pet se torne doador, é preciso cumprir os pré-requisitos e não ter nenhuma doença prévia. O Banco de sangue é responsável por receber a doação de sangue, cuidado e o armazenamento das bolsas e sangue. Além disso, é no próprio banco de sangue que se determina qual o tipo sanguíneo do cão que realizou a doação de sangue e assim você também será qual é o sangue do seu peludo.
Então, caso um dia precise, não será necessário fazer o teste, economizando tempo e investimento, bastará encontrar uma bolsa compatível para o tratamento. Por isso a importância de saber o tipo sanguíneo do seu pet.
Tipo Sanguíneo de cachorro
Os cães possuem mais tipos sanguíneos do que os humanos! Imagine que enquanto nós temos 4 tipos (a, B, O e AB), os cães possuem oito grupos principais de tipos sanguíneos. Esses grupos recebem a denominação de Sistema DEA (Dog Erythrocyte Antigen) ou “Antígeno Eritrocitário Canino”:
- O DEA 1, é subdividido em subtipos DEA 1.1, 1.2 e 1.3,
- Depois ainda existem DEA 3, 4, 5, 6, 7 e DEA 8.
- Além disso, os Dálmatas possuem um grupo diferente que foi descoberto recentemente. O grupo é denominado DAL.
Os tipos sanguíneos de cães que normalmente têm maior chance de ter reação à transfusão são os: DEA 1.1, 1.2 e o 7. Sendo que atualmente só existem testes rápidos disponíveis para o grupo DEA 1.1.
A primeira transfusão sanguínea em cães pode ser realizada sem a realização do teste para descobrir o tipo sanguíneo. Contudo, o cão que recebeu o sangue pode ter reação ao sangue do doador se não for compatível com o seu. Por isso, a partir da segunda transfusão o ideal é saber o tipo sanguíneo para minimizar o risco do receptor ter reações.
Você já conhecia o junho vermelho e sabia o seu significado? Conhecia a importância da doação de sangue de cachorro? Deixe seu comentário.
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!