Olá, pessoal! Hoje o nosso assunto são brinquedos pet! o que não falta são opções nos petshops e nas lojas online, além de todas as fofuras que os box pet enviam para os assinantes. Mas será que tem opções melhores dos que outras? Nesse post quero te contar as opções que fazem sucesso aqui em casa, inclusive ideias de brinquedos interativos para cães que são queridinhos dos ursinhos. Vamos lá?
Como escolher brinquedos pet?
Muitos pais de pet de primeira viagem tem dúvidas sobre como escolher brinquedos pet, devido a quantidade de opções do mercado, em especial brinquedos para cachorro. Eu passei por isso também e era impressionante minha capacidade de errar as preferências dos ursinhos. Em dado momento percebi que eu realmente não tinha muito sucesso nas minhas compras e que eles gostaram muito mais do que receberam no primeiro BOX da vida deles, quando comemoraram 1 aninho. Foi aí que percebi que o Box Petiko vale a pena, pois entendiam mais para fazer essas escolhas e eu ainda não gastava tempo com isso.
Aqui em casa tenho pets com preferências e instintos bem diferentes e por isso as escolhas de brinquedos também mudam:
- A Maya quase não brinca. Mas ela gosta de ter uma pelúcia para deitar em cima, como um travesseiro. E adora brinquedos interativos, de enriquecimento ambiental alimentar.
- O Leon é um cão de guarda, então ele não muito foco em brincar ou destruir. Mas ele é protetor e tem seus mordedores que tanto servem para ele praticar a guarda, como para morder em momentos de stress.
- E o Prince é um cão mimado, uma verdadeira criança. Então ele adora todo tipo de brinquedo, se diverte, gasta energia e ainda ajuda a manter a casa em ordem. Inclusive, ele contou sobre seus brinquedos interativos para cães preferidos NESSE POST do blog da Petiko.
Então, acho que nesse post vale a pena conversarmos sobre os mordedores e algumas dicas sobre brinquedos interativos, que são os de maior sucesso aqui em casa.
Mordedor para cachorro
Incentivar seu cão, desde filhote, a brincar com mordedores tem diversas vantagens como gastar do energia, alívio de stress e fortalecimento dos dentes. Mas é preciso ter cuidados ao escolher os brinquedos pet, de acordo com idade, raça, resistência, formato e materiais.
Alguns mordedores são mais macios e leves, outros muito resistentes. Mas sempre é preciso buscar por brinquedos pet de materiais não tóxicos, possam ser uma diversão saudável para o seu cachorro. Por exemplos, aqui em casa mesmo os brinquedos macios não são destruídos com facilidade, pois só o Prince rói e mesmo assim ele não tem um mordida destruidora. E ao contrário do que muitos pensam, o poder destruição não está no tamanho do cachorro!
É importante entender que tipo de brinquedo o cachorro mais gosta, seja por formato, resistência à mordida ou função que ele exerce além de mordedor. Afinal, brinquedos pet não são baratos, então se a escolha for assertiva, melhor.
Os preferidos do Prince são:
- O Galho é um queridinho há meses. Aliás, não só dele como do Leon também, que anda com o galho para todo lado e cada um tem o seu!rs
- O Osso Furacãobone é outro que agrada, tenho a impressão que aqueles dentinhos devem coçar a gengiva e por isso ele gosta tanto.
- A Folha da Petiko é campeã de audiência, além de ele dobrar como quer, os apitos deixam ele muito animado!rs
- E tem dias que ele quer algo mais pesado, ele procura brinquedos de Nylon. Não sei se isso acontece na casa de vocês, mas aqui ele parece saber a resistência necessária no brinquedo para cada momento. Então ele reveza do nylon à pelúcia e não estraga nada. Essa coxa de frango é o brinquedo pet de nylon do momento.
Você pode encontrar esses brinquedos AQUI!
Brinquedos pet de acordo com idade
Nem sempre o mordedor será o brinquedo ideal para o seu cachorro. Por exemplo, para um filhotinho pode ser mais interessante ganhar uma pelúcia para cachorro (que é diferente das pelúcias de criança, ok?). Pois ela tem texturas que ajudam a aliviar a coceira da gengiva e são macias, para ele morder e se divertir.
Por outro lado, após a troca de dentes, filhotes tem muita energia e são curiosos. Por isso brinquedos resistentes que podem ser mordidos de toda forma para gastar essa energia toda sem destruir, arrancar pedaços com facilidades podem ser uma opção mais segura e diversão garantida.
De todo modo, o recomendável é testar alguns tipo de formatos, texturas e resistências diferentes para entender o que mais agrada seu cachorro e te passa mais confiança. E ainda assim não é recomendável deixar brinquedos a disposição sem supervisão humana, caso seu pet tenha tendência à destruição por algum motivo, seja pelo tipo de mordida ou pelo instinto caçador mesmo.
Tipos de mordida
Certa vez, em uma palestra com adestradores comportamentalistas, fiquei chocada quando aprendi que, ao contrário do que eu pensava, não é o porto do cachorro ou a sua força que determina se o cachorro é destruidor ou não.
Para mim cães como Pit bull e Rottweiller seriam os piores destruidores de brinquedos, tamanha a força não só do pet, como da sua mordida (veja os 10 cães com as piores mordidas do mundo, nesse post). Mas não, isso tem a ver com a forma como o cachorro morte e isso que o faz destruir ou não. E lá descobri que a raça que mais destrói mordedores e brinquedos interativos para cães, segundos pesquisas de vários fabricantes, são os dachshund. Isso foi realmente surpreende para mim. Você sabia disso? Comenta aqui para mim e conta também se o seu cachorro destrói os brinquedos.
Brinquedos interativos para cães
Por fim, algo que cada vez mais é tendência no meio pet e preferência aqui em casa são brinquedos de dupla função. Ou seja, são interativos quanto a experiências sensoriais e enriquecimento ambiental para cães. Mas também podem ter outra função como mordedor para cachorro.
Vou te dar 3 exemplos que fazem sucesso aqui em casa:
Pelúcia com apelo sensorial
Muitas pessoas não curtem as pelúcias porque estouram rápido na boca do cachorro. Acho que de todo modo é uma experiência incrível para o cão, seja para ele curtir e cuidar ou para usá-la como presa e destruir e já falamos disso NESSE POST. Mas acho que a pelúcia apenas por si não é o ponto.
O Prince só aprendeu a gostar de pelúcias quando elas passaram a ser algo com atrativos a mais do que morder algo fofo. As pelúcias que eles recebem no BOX.Petiko são ótimas nesse sentido, porque sempre tem algo sensorial e desafiador para ele se entreter. De modo geral elas trazem 1 ou mais desses 3 atrativos;
- APITO que promove uma caça pelo barulho e o faz passar um bom tempo mordendo e virando a pelúcia até encontrar.
- CELOFANE ou algo assim que faz parte do recheio da pelúcia e sempre que ele morde cria ruídos diferentes que chamam a atenção e divertem o cachorro.
- TEXTURAS que mudam o tato e a resistência do tecido e vão da fofinho tradicional até a lona e enriquecem a brincadeira.
Mordedor recheável
Enriquecimento ambiental alimentar tem feito parte do dia a dia de todos eles. Mas quando acaba o recheio do brinquedo, se o produto for resistente, ele vira um mordedor divertido, exercendo dupla função otimizando o investimento.
Bolinha Dispenser
Por fim, a bolinha dispenser que eles ganharam há alguns meses da Petiko é uma 3 em 1 maravilhosa:
- Como enriquecimento ambiental, eu busco rechear com petiscos e pedaços de frutas diferentes em cada espaço e eles se divertem, comem, brincam e não desistem do desafio até o último pedacinho.
- Como bolinha de fato, ela promove gasto de energia e atividade física nos dias de chuva ou de stress por algum motivo.
- E ainda é um mordedor que o Prince adora. Inclusive, normalmente ele busca a bolinha no máximo umas 3 vezes e já desiste de devolver. Isso porque ele prefere deitar e morder ela me tirando da brincadeira!rs
No final das contas, como minhas escolhas não agradam muito. Quase todos os brinquedos deles vem no BOX.Petiko e fico tranquila, pois sei que tem qualidade e um cuidado muito grande na seleção da marca com saúde e bem-estar animal.
E por aí, quais brinquedos mais fazem sucesso? Você também assina algum BOX?
Um beijo, Fernanda!
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!