Oi, gente! No post passado, do Dia do Fotógrafo, aueu indiquei vários fotógrafos dedicados a foto de cachorro e gato que aueu, o Leon, acho muito bons! Mas como eles não são brasileiros e a gente que é cachorro não vai poder cãotratar eles para fazer nosso Book 2020 e bombar no Instagram, aueu separei dicas legais para cachorro que aueu aprendi nas aulas da Academia da Matilha e que vão te aujudar a fazer fotos incríveis e crescer seu engajamento lá no Instagram. Quer aprender mais com dicas para tirar fotos de cachorro? Então vem cãomigo que é sucesso!
Ah, algo importante: aueu sou um cachorro, então o post vai falar de nós, caninos! Porém, as dicas para tirar fotos serve para animais como um todo, tá? Então se aucê é um gato, uma ave ou porco, tá em casa também, cãobinado?
6 Dicas para tirar fotos de cachorro e arrasar!
Cachorro adestrado X Cachorro sem treino
A primeira coisa que o fotógrafo (ou os pais) precisam entender é que, se aucê não adestrou o seu cachorro, não deve esperar fotos posadas. Isso porque um cachorro adestrado obedece comandos que vão aujudar a criar poses, compor cenários e fazer fotos esteticamente planejadas. Além disso, um cão adestrado agiliza o trabalho, porque o humano vai dizer Senta/Deita e Fica e nós vamos ficar até sermos liberados. Isso possibilita criar várias fotos muito mais rápido, sendo menos cansativo principalmente pra nós.
E parte do treinamento deve ser focado no que precisamos nos acostumar para ficar confortável nas fotos, como uso de acessórios principalmente na cabeça, pois nem todos curtem. Lembra que no post de referências de fotógrafos pet, aueu falei da da moça que fotografa pitbull com coroas de flores? Então como ela faria isso se o pit não gostasse de equilibrar flores na cabeça? Tudo é treino e aprendizado, viu!
Agora, se o seu pet não é adestrado, é possível criar fotos chowsacionais também. Porém, ao invés de pensar em fotos posadas, aucê precisa trabalhar o momento, espontaneidade e ter muita paciência, pois pode ser que demore bem mais.
Um pet que não é treinado precisa gastar energia antes de começar as fotos, para que ele tenha mais calma e se mexa menos, facilitando as fotos. E depois é importante estar em um local agradável, para que a fuça dele mostre tranquilidade e alegria. Portanto, um bom exemplo são os parques, pois lá dá para correr, brincar, gastar energia e criar muitos registros chowsacionais que vão arrancar suspiros dos humanos no Instagram e render enxurradas de curtidas.
Então anota: uma das principais dicas para tirar fotos de animais é respeitar o tempo do pet, tenha paciência e saiba lidar com o pet com e sem treino!
Velocidade para fotografia de cachorro
Uma das melhores dicas para tirar fotos de pet, é o humano entender que nós, os pets, não temos paciência com fotografia. Porque ser modelo não é algo natural para nós, não está no nosso instinto. Portanto é preciso ser rápido, captar a cena com agilidade para ter boas foto. Pois não, a gente não vai repetir só porque você demorou. Como dizia a gíria que aueu ouvia quando morava na rua, “bobiou, perdeu!”
Então, além do humano precisa estar atento e rápido no clique, é importante que aucê tenha uma boa câmera para as fotos OU saiba lidar bem com a câmera do celular. Aueu estava vendo a câmera do celular da tia e percebi que lá tem um modo “pro’ que permite regular a entrada de luz no clique. Quanto mais luz entra, mais rápido é o registro e isso facilita fotos em movimento, por exemplo. Mas também tem o modo “Movimento” que serve para fotos quando a gente está se mexendo tranquilamente e serve para fotografar momentos espontâneos, como quando a Maya resolve cheirar flores no passeio!hihi
Os celulares tem saído com câmeras cada vez melhores. Então uma das dicas para tirar fotos lindas é deixar um tempo entendendo as funções dele para perceber que há muitas opções para melhorar sua foto de cachorro por aí!
Iluminação é alma da foto
Um fotógrafo de cachorro profissional vai dizer que o ideal é fotografar no estúdio, porque dá para controlar a luz e criar ambientes ideias para os ensaios. Mas aucês sabem que sou raiz, um leão que ama a Natureza e não sou fã dessas nutelices. Então minhas dicas para tirar fotos são caseiras, né?
Aueu acho que a fotografia de pet precisa ser o mais natural possível. Acho que é isso que chama a atenção e encanta no Instagram: fotos naturais que mostram o nosso dia a dia de cachorros fofos ou rebeldes, como aueu! Então, aconselho apostar em fotos externas ou mesmo em casa, em ambientes bem iluminados. Nossa sala é muito clara e isso aujuda muito nas fotos, sem precisar acender nada para a foto ficar interessante.
A Luz é uma das dicas para tirar fotos nítidas, ter tons, criar profundidade e encantar quem observa. Ah, e dizem também que fotos mais claras chamam mais a atenção das pessoas, então fica a dica para aucê que tem seu seu instapet e quer crescer em 2020!
Acho que as principais dicas para luz são:
- Cuidado com o exagero, o sol do meio dia, além de judiar do pet, também deixa a foto um pouco carregada e estourada, caso aucê não saiba lidar com ele.
- Fotos com luz suave até as 10h da manhã ou após as 16h, quando o sol baixa, costumam ser mais agradáveis, nítidas e diminui as sombras.
- Se você usar luz artificial, cuidado para não ofuscar o pet, use luz indireta. Aqui em casa a tia usa softbox para isso.
Estabilize a foto
Uma das mais importantes dicas para tirar fotos: se a foto tremer, a culpa é sua, humano bobo! A culpa nunca é do pet. Se a gente se mexeu e aucê não teve tempo de fotografar é porque não estava preparado para isso. Por isso é importante que aucê sempre tenha posições e/ou equipamentos para dar estabilidade à câmera ou ao celular e garantir bons cliques naquele segundo que a gente ficar quieto.
Para isso, tem duas opções: é importante que aucê tenha um tripé para fotografar. Ou que entenda que sempre que puder segurar o aparelho com as duas mãos e juntas os cotovelos junto ao corpo. Isso dá estabilidade para a foto. Porque sua mão sozinha pode mexer, mas as duas juntas e apoiadas no corpo, salvo se aucê tiver algum problema de saúde, dificilmente a foto sairá desfocada!
Enquadramento
Além da luz, o grande segredo das dicas para tirar fotos boas é o enquadramento. Um bom fotógrafo treina seu olhar para encontrar o enquadramento perfeito e rápido para cada foto! Então, para que suas fotos sejam lindas e arrase no Instagram com foto de cachorro, entenda que:
- Menos é mais, aquela foto que capta tudo, não comunica nada!
- A foto que centraliza o objetivo de destaque (o pet), não dá destaque para nada, pois o ponto central não é intuitivo para o olhar humano!
Então aucê precisa entender que há o enquadramento certo para cada foto e o ângulo certo também, para valorizar o pet, o cenário e a foto impressionar e render curtidas! Se aucê quer ter fotos realmente boas e compor seu Instagram, aueu acho que devia fazer as aulas da Academia da Matilha como aueu faço. Por isso, se aucê quiser muitas dicas para tirar fotos profissionais,conheça a Academia, CLICA AQUI. Mas vou te dar 3 dicas sobre enquadramento e ângulos que de modo geral funcionam muito bem:
- Se aucê está de pé e faz a foto do pet de cima pra baixo aucê achata o pet. então tente ficar com a câmera na altura dele ou de baixo pra cima para valorizá-lo. Olha essa foto que a tia fez de mim e diga se não valorizou minha juba, meu sorriso. Uma foto digna de um Rei Leão!
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por ChowChow Prince, Maya e Leon (@ursinhoschowchow) em
- Se a foto tem cenário, não centralize o pet, isso deixa tudo com igual peso e não destaca nada!
- Sempre que puder, chame a atenção do pet para captar a emoção do olhar dele. O olho no olho ou a mensagem de um olhar expressivo diz muito na foto e é o segredo dos likes, porque gera identificação Se liga nessa minha foto e entenda sobre isso:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por ChowChow Prince, Maya e Leon (@ursinhoschowchow) em
Referência é tudo para um instagram de sucesso
A gente vê muitos aumigos do Instagram comentarem que é difícil ter criatividade, tanto para fotos como para legendas! E as professoras da Academia da Matilha sempre dizem que criatividade não é dom, é treino e repertório! A gente precisa treinar, exercitar a mente para ser criativo. E só dá para fazer isso quando nos preenchemos de matéria prima para praticar. A matéria prima do criativo são suas referências, o que ele conhece, consome, estuda!
Por isso, conhecer fotógrafos pet que são inspiradores para aucê e tem a sua pegada pet é super importante para entender luz, enquadramento, poses, cenários, olhar, etc. Mas não é só fotógrafo pet que importa, observar fotos de viagem, de humanos, de objetivos, tudo pode ser inspirador e são referências que te aujudam muito a criar a sua foto com a sua personalidade. Por isso, alimente sua criatividade conhecendo trabalhos novos e praticando, essa é uma das mais especiais dicas para tirar fotos que aueu já recebi!
Aueu já te aujudei no post passado com 8 fotógrafos pet de referência para aucê seguir no Instagram. Te aujudei nesse post com dicas importantes de fotos de cachorros e já disse que aucê precisa conhecer a Academia da Matilha, para aprender tudo sobre Instagram, crescer e ter a vida patrocinada, cheia de parcerias legais como aueu.
E então, tá esperando o que? Vamos crescer junto em 2020?
Comenta aqui a sua opinião sobre minhas dicas para tirar fotos e também sobre as minhas fotos e até o próximo!
Lambidas do Leon, o Leão!
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!
Ozzy é Snow
jan 23, 2020 at 11:24
Arrasou nas dicas, Leon! Aumamos!