Olá, pessoal! No post passado falei com vocês de uma forma mais teórica, a título de curiosidade sobre o Dia Mundial da Fotografia. E nesse post quero mostrar para vocês de forma mais mão na massa, como funcionam as fotos dos Ursinhos aqui em casa, com dicas de como faço fotos de cachorro com foco, claro, em fotos de chow chow. Vamos lá?
Preparação para fotos de cachorro:
Tudo começa com a preparação para as fotos de cachorro. Como são animais e não entendem bem as necessidades, eles precisam que o manejo seja adequado para que o ensaio fotográfico seja positivo, divertido e promove bem-estar animal.
Cenários para minhas fotos de chow chow
Eu começo ajustando cenário e organizando os acessórios que vou precisar. Para as fotos de chow chow posso escolher fazer no quarto, com uma parede branca atrás e deixa o cenário bem clean e destacar o ursinho e suas pelúcias. Ou colocar elementos atrás, que tragam um destaque para o tema do ensaio ou para uma, por exemplo.
Falando em pelúcias, digamos que o tema do ensaio são a coleção de Pelúcias do BOX.Petiko, como na foto que abre esse tópico. Então reservo as pelúcias que o Prince mais gosta no momento para fazer as fotos. E veja a sacada: como ele se interessa pelas pelúcias, automaticamente ele vem para perto de mim, não preciso chamá-lo, pois ele quer interagir com os brinquedos. Trabalhar as fotos com itens que o pet gosta de verdade, ajuda não só a agilizar o seu trabalho, como a proporcionar momentos positivos para o animal também enquanto você produz fotos de cachorro com muita verdade vinda do pet.
Ah, também deixo os equipamentos pronto, mas sobre eles vou explicar jaja!
Preparação do ursinho
Agora é hora de preparar o cachorro. Em dias que ele está agitado, faço um passeio no quarteirão antes. Assim ele gasta energia, fareja e chega em casa tranquilo. Isso me ajuda a ter a atenção dele para as fotos e que ele tenha a paciência de sentar ou deitar em determinado local e colaborar nos cliques. Caso contrário, ele pode deixar o cenário facilmente e eu não conseguir produtos fotos de chow chow no tempo que eu preciso.
Além disso, por ser uma raça de pelos longos e exuberantes, sempre dou uma escovada no pêlo antes de começar as fotos. Além de deixar os ursinhos ainda mais fofos e lindos, a escovação massageia o corpo dele, deixando-o mais relaxado.
Equipamentos para fotos de cachorro
Um ponto importante é entender quais equipamentos você tem em casa e como fazê-lo render os melhores cliques possíveis. Aqui em casa sei que tenho um kit um pouco além do normal:
- Um par de softbox, que são luzes com difusor para fotos ou vídeo em estúdio. Então elas ajudam a trazer luminosidade para as fotos, sem estourar aqueles pontos brancos da luz comum ou mesmo o sol na luz do meio dia, por exemplo.
- 1 tripé que me ajuda para vídeos e também para fotos, principalmente para fazer fotos em que eu apareço junto com eles, como a foto acima.
- 1 led colorido que me possibilita jogar uma luz colorida na parede atrás dos ursinhos e mudar o clima do cenário, mesmo sendo uma parede branca.
- E ao invés de uma câmera, uso o celular (no momento, um Samsung Galaxy S9), que já me traz fotos bacanas, com opção de desfoque no fundo, tratamento de cores.
No total, sei que não fica barato. Fui comprando aos poucos e nesse kit gastei R$3860,00. Mas claro, o mais caro é o celular que usamos para muitas outras coisas, além da foto. Então aqui achei que compensou, pelo volume de fotos que fazemos.
Mas por muito tempo eu fazia apenas com o celular e tudo bem. Com o tempo pude evoluir o kit e proporcionar fotos cada vez mais bonitas e interessantes. Mas a verdade é que um celular e a luz natura da manhã ou fim da tarde também rendem fotos incríveis desde que você treine o seu olhar para fotografar e captar cenas e ângulos atraentes.
FOTOGRAFIA PET: MÃO NA MASSA
Bom, tudo pronto, é hora de por mãos e patas na massa e criar um álbum de fotografia pet, certo?
Como captar a atenção: petiscos e brinquedos
Ao chamar o Prince para as fotos, sempre tem um kit de petiscos bem gostosos para variar o sabor e textura e mantê-lo focado em mim, concentrado. Para essas fotos, usei os bifinhos da Petiko do BOX de Marte e também umas bolachinhas que vieram e o Prince adorou. sempre que ofereço um petisco novo, que ele acabou de conhecer, as chances das fotos ficarem mais interessantes aumenta, porque ele fica vidrado no petisco e posso captar mais a emoção dele.
Mas nem só de petisco vive a fotografia pet, certo? caso eu preciso fazer fotos dele brincando, com alguma embalagem ou roupinhas, por exemplo, posso usar uma pelúcia que ele gosta MUITO, como o Malvatiko,que ele vai olhar para mim na hora da foto. Se o pet não tiver uma pelúcia preferida como o Prince, você pode usar uma de apito e fazer o barulho na hora do clique, isso vai ajudar a chamar a atenção do seu pet.
Aliás, se repararem, a Petiko é sim um kit de enriquecimento ambiental, como já falamos aqui no blog. Mas aqui em casa ela funciona como kit de trabalho para fotos de cachorro também: desde compor cenário até recompensa e recurso de atenção com os cães! BOX.Petiko presente em todos os momentos do dia a dia dos ursinhos!rs
Ângulos das fotos de cachorro
Altura dos Olhos
Sempre busco fazer as fotos dos Ursinhos na altura dos olhos deles, independente da posição deles. Esse ângulo ajuda a não distorcer o tamanho deles (não achatar e nem alongar o pet), passando a imagem natural deles. Então, sempre me posiciono para que a câmera do celular estar na altura dos olhos e chamo a atenção deles com petisco ou pelúcias pet.
De cima para baixo
Raramente faço fotos de cima para baixo, porque achata o pet (ou qualquer modelo ou objetivo que for clicar). Mas pode ser um ângulo estratégico, quando você precisa ou quer mostrar algo. Foi o que aconteceu nessas fotos, que eu queria mostrar as costas deles, com a roupinha de caipira.
De baixo para cima
Também são fotos raras, mas elas ajudam quando precisamos valorizar algo, como nessa foto que eu queria valorizar os brinquedos interativos Petiko e na altura dos olhos eles ficariam muito em menores e sem destaque. Então, no final das contas, é preciso pensar o que você deseja da foto, qual é a informação que ela precisa passar, e assim escolher o ângulo ideal.
Os planos da fotos de cachorro
Outra questão importante é pensar nos destaques da foto. Por exemplo:
#1: Nessa foto o meu destaque é o coração recheável. então ele está em 1º plano na foto, bem em destaque. Enquanto o Prince está em 2º plano, mas com forte referência, porque sentimos o olhar e o desejo dele pegar o brinquedo.
#2 Nessa segunda foto o segundo plano está no cenário, com as paredes, luzes e o armário. enquanto o Prince e a sua pelúcia estão em primeiro plano, no destaque da foto. Ainda inseri um ângulo de baixo para cima, para captar melhor a expressão dele e os detalhes dos pelinhos da pelúcia.
E assim criamos as fotos dos ursinhos no dia a dia: misturando foco e desfoque de acordo com a mensagem da foto, priorizando e alternando luz e ângulo e sempre cuidando para que seja divertido, saudável e um momento agradável para o pet. Os Ursinhos não fazem fotos quando não querem, por isso sempre busco recursos e petiscos que agradam para que eles se sintam bem criando conteúdo.
E então, dúvidas ou experiências para trocar? Deixe nos comentários!
#publicidade
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!