Olá, aumigos! Mais um post para aueu, o Leon, dar dicas de Instagram para aucês, segundo meus aprendizados lá na Academia da Matilha, a nossa escola de influenciadores pet. Hoje aueu quero conversar com aucês sobre a BIO do Instagram: como fazer esse espaço pequeno ser atrativo e traduzir quem é aucê! Vem cãomigo até o fim?
Se apresente
Pode parecer bobo pensar nisso, mas talvez seja o tópico mais importante dessa série sobre Instagram, aumigos! Não é à toa que o Instagram tem uma parte bem no topo chamada biografia! É ali que as pessoas vão para saber quem é aucê, o que aucê tem de diferente e agregador para convencê-la a te seguir, ver mais do seu conteúdo e interagir com aucê.
E não é só a BIO, temos que pensar na nossa foto de avatar, que é a foto de perfil. Ela é um chamariz poderoso para novos seguidores e é quem cria identidade com o seu público! Mas calma, aueu vou te explicar melhor sobre tudo isso!
BIO do Instagram
Aueu aprendi na Academia da Matilha que a BIO do Instagram é como o nosso cartão de visitas, ou seu currículo. O lugar que mostra seu diferencial, seus contatos (como email e até telefone, em alguns casos como de lojas). Então ela precisa ser incrível!
E aueu sei que é um desafio escrever quem é você, seu diferencial e ainda fazer um cãovite para te seguirem num texto tão pequenininho! Mas esse é o segredo e quem desvenda tem mais chances de crescer e ter 10k no Instagram e muito mais do que isso.
Aueu vou te dar dicas aqui para aucê pensar e escrever a sua Bio! Mas é importante saber que a BIO nem deve mudar muito e nem deve ser para sempre a mesma. Isso porque a BIO muda quando a gente muda, e a gente não é um cachorro novo a cada dia, mas somos diferentes de um ano para o outro, por exemplo. Por outro lado, a gente pode ter ideias de ajustes para a BIO ficar mais atrativa no meio desse processo e tudo bem se fazemos ajustes, cãobinado?
Dicas de como organizar a BIO do Instagram
Agora vamos às dicas:
- Ao ler a BIO é preciso que se saiba quem é aucê. Por exemplo: cachorro, gato, humano, quem é aucê? Sua raça ou SRD?
- De raça ou SRD, use hashtag nesse termo. Isso caracteriza aucê e te coloca mais relevante nessa hashtag de raça.
- Conte o que te diferencia, porque seguir o labrador X ao invés de todos os outros do Instagram? Por que seguir os @ursinhoschowchow do que qualquer outro perfil de chow chow?
- A gente segue perfis por afinidade, para se divertir, se inspirar ou se informar. Então deixe claro qual é o seu objetivo e o que a pessoa vai ter ali.
- Outra opção também é contar algo que aucê ama muito. Isso pode atrair outras pessoas com a mesma afinidade e esse é um dos motivos que fazem as pessoas te seguir. Por exemplo, alguém que fala muito sobre esporte, vai atrair outros aupaixonados por esportes; quem fala de literatura vai atrair pessoas que gostem de ler etc.
- Use emojis funcionais, que substituem palavras para otimizar o seu espaço da BIO. Por exemplo: ao invés de dizer que aucê é um gatinho persa, coloque um emoji no lugar de “gatinho” e ganhe 6 caracteres na sua BIO. Ao invés de escrever Auniversário ou mesmo niver, coloque um bolo ou calendário, caso queira mostrar seu aniversário. Mas não coloque emojis demais, não bagunce a informação, tenha bom senso.
- Por fim, coloque um convite para te se seguir OU uma voz de comando para que a pessoa execute uma ação no seu perfil, como conferir seus destaques, seu último post do feed etc. Na Academia da Matilha tem uma aula supimpa sobre esses comandos de voz que aujudam muito inclusive no trabalho com marcas para que o nosso conteúdo renda realmente resultados para eles.
Foto de perfil do Instagram
Agora sim, vamos falar da foto de perfil! Aueu vou assumir que aucê já investiu seu tempo na sua apresentação e tem uma BIO atraente, cãobinado? Então é hora de pensar na foto de perfil, que chamamos de avatar!
A BIO definiu quem é aucê. E o avatar precisa representar isso, esse ser único, chowsacional e cheio de conteúdo bacana para o seu nicho e que merece ser seguido. Então não pode ser uma foto qualquer e nem aconselho que seja um “modismo”. Afinal, se é para mostrar que aucê é diferente e merece ser seguido, não pode ser igual aos outros não acha?
Ah, e às vezes acontece de, quando aucê faz algo bem diferente e legal, muitas pessoas te copiam e assim surge uma nova moda. Bem, ser copiado é sinal de que aucê está no caminho certo, ditando tendências, sendo um pet influenciador de verdade. Mas quando todo mundo te copia aucê fica igual a eles e então é hora de mudar, fazer algo diferente e ainda mais legal para se diferenciar novamente.
E as dicas para isso? Vou te contar!
Dicas para foto de perfil do Insta
- Nitidez é tudo, a foto vai sofrer redução na aplicação de comentários, por exemplo. Então mesmo bem pequena, precisa estar bem nítida.
- Fotos com a fuça próxima também são legais, pois exatamente por conta de redução, quando mostra corpo todo fica muito pequeno e prejudica visualização, identificação etc.
- Outra questão é o fundo, quando ele tem muita informação no fundo, ele “briga” por atenção com o personagem principal e isso cria confusão. Afinal quando muita coisa chama atenção ao mesmo tempo, nada tem destaque, então nada chama a atenção de verdade.
- Veja a sua BIO e entenda qual é o destaque em imagem que representa aucê. Pense em uma peculiaridade que possa ser expressada na foto, isso aujuda a fazer uma foto diferente, com personalidade. Se não vira uma foto com fuça de 3X4 de RG, entende? Chata e sem graça.
- Por fim, cuidado com a moda! Já teve a moda do fundo de cor sólida, do pet no jardim, pet extremamente produzido e agora temos a moda da foto em ilustração. E sabe, aueu acho lindo, mas tem tantos perfis assim já, que aueu só sei qual é a raça, não sei mais quem é quem direito. Afinal, lembre-se: quanto todo mundo entra na moda, acaba a diferenciação, fica todo mundo igual! Cuidado com isso, tá?
E então, gostou das dicas? Essas são as dicais iniciais que aueu aprendi lá na primeira semana da nossa escola de influenciadores. Se aucê gostou, pode saber que auc~e vai amar estudar na Academia da Matilha!
Ah, e faz assim, se aucê mudar sua BIO ou foto de perfil com as minhas dicas daqui, me conta lá no DM do Instagram @ursinhoschowchow! Assim aueu fico sabendo e posso ver como ficou sua repaginação do Instagram, cãobinado?
Lambeijos do Leon!
Escrito por
Leon O Leão
Blogueiro Pet
Sou o Leon! Um chowchow resgatado pela tia Fê. Sou teimoso, bravo, guardinha da casa e sim, eu mordo! Mas sei ser fofo, educado e carinhoso com a tia.Aqui no Blog escrevo umas verdades caninas que todo humano precisa saber! Portanto, leia e comente, ok?