Olá, aumigos! Aueu, o Leon vim te contar tudo sobre como funcionam as hashtags do Instagram! Aueu não sei se aucê já está por dentro, mas o poder das hashtags para alavancar seu conteúdo no Instagram é chowsacional. E se aucê quer crescer no Instagram e ser um pet influencer de verdade, precisa aprender a colocar as hashtags para trabalhar ao seu favor! E aí, vamos comigo aprender dicas nesse post?
O poder das hashtags
As hashtags são um recurso muito importante para alcançar novos públicos e se divulgar! Mas não basta colocar qualquer hashtag, tem que ter foco, noção para escolher! Isso porque as hashtags tanto pode alavancar seus resultados e te fazer crescer sendo um dos segredos de como ter 10k no Instagram, como podem te levar ladeira abaixo.
Existem milhares de hashtag! Mas aucê precisa pensar em quais delas vão te trazer público que vai se interessar e se relacionar com aucê de verdade, atraindo aquelas pessoas que vão engajar com o tipo de conteúdo que você publica, com assuntos que aucê aborda.
Isso porque existem hashtags muito genéricas ou vazias de verdade que até inflam as métricas do seu post. Mas não convertem novos seguidores. Essas pessoas curtem sua foto, mas não leem sua legenda e não estão interessadas mesmo em aucê.
Por exemplo, hashtags como “like for like”, “follow for follow”, ‘bom dia”, “foto do dia” ou não falam com ninguém ou falam com todo mundo ao mesmo tempo, não trazendo um público qualificado que gosta do seu conteúdo. Aucê precisa entender quem é aucê na Internet e escolher hashtags que sejam do seu nicho e com o conteúdo de cada post. Quanto mais específico você for, mais qualidade tem o seu resultado.
E para entender quem é aucê, o exercício de construção de uma Bio do Instagram atraente já ajuda muito. Porque começa a criar os seus traços de personalidade, assuntos principais do seu conteúdo e isso vai direcionar para grupos de hashtag que sejam compatíveis com o seu conteúdo.
Como escolher e organizar as hashtags
No nosso caso somos cachorros chow chow de São Paulo, com dieta à base de ração, fãs de enriquecimento ambiental e adestramento positivo, passeio, cuidados com o pelo e cães de temperamentos diferentes.
Veja quantas caracterísitcas aueu listei. Isso cria o que chamamos de segmentação e compõe a nossa linha editorial, os temas dos nossos posts. Então as nossas hashtags tem a ver com o mundo pet e com esses recortes.
Com isso entendido, nós criamos algo muito importante que aprendemos na Academia da Matilha, que é a hierarquia de hashtags! Tem todo um esquema para isso e aucê pode aprender lá na Academia fazendo a sua assinatura. Mas em geral, o raciocínio por trás diz que nós devemos valorizar os termos que tem mais a ver com o post na frente ou no meio do texto. E deixar os termos um pouco mais abertos ou que tenham menos relevância naquele post, para o fim.
Tags podem detonar o seu conteúdo
Por outro lado, se aucê usa uma hashtag que não tem a ver com o seu conteúdo, ela pode ter 2 efeitos e nenhum deles é bom, veja só:
Primeiro ela pode ser só um enfeite no seu post, sem agregar nada para ele, porque ninguém clica. Nesse caso, ela não ajuda o seu post a crescer nem pelas hashtags e nem de forma orgânica.
A segunda opção é quando as pessoas clicam na foto, porque acham bonita, mas ao ler a legenda percebem que não tem nada a ver com o conteúdo buscado pela hashtag. E então a pessoa não engaja de forma nenhuma e volta para a seleção da hashtag para buscar outro post. Nesse momento o seu conteúdo recebeu um clique de rejeição. Ou seja, a pessoa viu, clicou, não gostou e voltou para a página anterior.
O Instagram entende então que o conteúdo não é legal, não é relevante e para de entregar o seu conteúdo não só na hashtag (derrubando seu post de posição) como também diminui a entrega orgânica (que é a entrega para as pessoas que já te seguem), porque o post se mostrou desinteressante.
Esses são alguns motivos que fazem o seu post flopar, ou seja, ter baixíssimo alcance, poucas curtidas e comentários e ser aquele post da depressão, sabe?
Shadowban
Mas tem outro momento em que a hashtag errada pode causar problemas sérios para aucê. E ela é tão malvada que merece ser explicada assim, num tópico para isso, o shadow ban! Dizemos que o perfil “levou ban” quando, ao usar uma hashtag vetada pelo Instagram por uso indevido ou conteúdo impróprio como violência ou pornografia, o perfil entra na sombra, ou seja, perde visibilidade.
Um perfil na sombra deixa de aparecer para qualquer outra hashtag. É como um castigo que o Instagram dá, fazendo você perder visibilidade por ter tentado promover um post usando uma hashtag vetada. Nesse período de shadow ban, suas postagens são mostradas apenas para quem já te seguem. Ou seja, sem alcance de hashtag ou mesmo de aparecer no Explorar.
Isso é muito ruim e leva um bom tempo, além de ser necessário seguir vários passos até ter seu perfil normal de novo. Mas esse passo a passo para se livrar do shadow ban aucê pode ver lá na Academia da Matilha, fazendo sua assinatura e vindo estudar com a nossa turma de pets lindos do Instagram, ok?
E então, aucê entendeu mais de como funcionam as hashtags? Conta aqui nos comentários para aueu e lambeijos do Leon!
Escrito por
Leon O Leão
Blogueiro Pet
Sou o Leon! Um chowchow resgatado pela tia Fê. Sou teimoso, bravo, guardinha da casa e sim, eu mordo! Mas sei ser fofo, educado e carinhoso com a tia.Aqui no Blog escrevo umas verdades caninas que todo humano precisa saber! Portanto, leia e comente, ok?