Olá, pessoal! O assunto desse post é sério: a campanha Janeiro Branco, que visa alertar e criar consciência sobre saúde mental que abre brechas para muitas doenças e até o extremo suicídio. E a saúde mental abalada permite que o ser humano seja acometido por problemas muitas vezes negligenciados, como depressão, ansiedade, burnout. Entretanto, tudo isso tem muito a ver com a vida corrida que levamos e as emoções provocadas pela Internet.
Devido a isso, muitos criadores de conteúdo de diversos nichos sofrem com transtornos, devido à estafa mental, excesso de trabalho e informação causada no meio online. Vamos conversar sobre isso?
O QUE É JANEIRO BRANCO
Janeiro Branco é uma campanha de alerta para a importância do cuidado com a saúde mental. O objetivo desta, como de todas as campanhas que colorem os meses do ano, é dedicar e colocar o tema em máxima evidência, popularizando e acendendo os holofotes para o problema e para a prevenção e combate a ele. Então, no caso do Janeiro Branco o foco é combater doenças emocionais na humanidade, que tem se tornado o mal do século.
É cada vez mais comum convivermos com pessoas ansiosas, com insônia, estressadas, depressivas, entre outros problemas causados pela falta de saúde mental. E pior: problemas que ainda são negligenciados, sofrem preconceito e não recebem a atenção devida para a recuperação da sociedade que está doente, mas com o problema velado.
Veja o vídeo da campanha Janeiro Branco:
O QUE É SAÚDE MENTAL
Saúde mental não é apenas ausência de doenças físicas ou psíquicas, mas fala sobre bem-estar! A OMS, Organização Mundial da Saúde, define como “um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, consegue enfrentar as situações estressantes que são comuns nas rotinas diárias e é capaz de ter uma vida ocupacional produtiva”.
Ter saúde mental e manter um equilíbrio da mente perante as adversidades da vida, desafios e perdas, evitando assim doenças de fato, tais como a depressão, a ansiedade e o estresse.
Quando o humano tem saúde mental e se mantém tranquilo e centrado, suas atitudes demonstram isso, melhorando também a qualidade de vida e bem-estar do pet. Afinal, eles sentem novas alterações, mudanças de humor, emoções e o nosso desequilíbrio também desestabiliza o pet, podendo desenvolver nele problemas como depressão, ansiedade, nervosismo, lambedura etc.
O QUE É BURNOUT
Burnout é uma síndrome psíquica, com origem no esgotamento profissional. Um distúrbio emocional caracterizado por esgotamento físico, stress e exaustam extrema. Já foi ‘concentrado’ em profissões de alto stress e carga horário grande de trabalho como policia, saúde etc. Mas hoje ela atinge profissões novas que já nascem acometidas pelo burnout, devido ao ritmo de trabalho e de informação necessária, como influenciadores.
Esse é um cuidado que muitos criadores de conteúdo pet no Instagram e outras redes, precisamos ter. Então, o Burnout tem um caráter depressivo faz com tudo mais estressante. E isso devido aos excessos da nossa rotina, que trazendo para vida do influenciador, envolvem:
- Criar mais.
- Postar com mais frequência, melhor e com novidades.
- Agradar cada vez mais e subir engajamento.
- Aumentar seguidores.
- Atrair mais as marcas.
No início é tudo muito divertido e desafiador. Mas após um tempo é um problema, um sofrimento. Isso porque não é mais um hobby, se torna trabalho com metas.
A questão é que muitos querem chegar lá. Mas não se preparam para isso, tanto em conhecimento técnico como psicológico. E quando percebem, o burnout já está batendo na porta.
Em uma palestra sobre isso na FAAP, ouvi que todo criador de conteúdo deveria separar parte dos ganhos para o “Fundo terapia”. Sim, na hora pareceu engraçado! Mas se pensarmos, faz todo o sentido!
Todo influenciador é autônomo, possui sua empresa, como uma produtora de conteúdo. Nesse contexto, ele não tem benefícios como VR e plano de saúde. Então é importante separar a verba para a manutenção do maior ativo para que o trabalho continue e seja sustentável: a mente do criativo!
Inclusive esse é um conteúdo bem valioso para os membros da Academia da Matilha, da Matilha Brasil! E você que também tem seu Instapet, já pensou nisso? Comente aqui!
JANEIRO BRANCO E OS CÃES
Ok, Fernanda, e os cachorros com isso? Afinal, esse é um blog para falar de cachorros, certo?
Bem, além do fato de muitos dos leitores aqui serem também criadores de conteúdo no mercado pet e eu achar que vale o alerta, já pararam para pensar como um pet pode ser parte da terapia e aliado da campanha do Janeiro Branco também?
Para quem não sabe, eu sofro de depressão e parte do meu tratamento, em 2016, foi ter cães que pudessem me ajudar a lidar com solidão, stress e perdas familiares. De fato, desde a chegada dos ursinhos minha saúde mental e depressão melhoraram muito e nunca mais tive crises graves.
O cachorro tem uma energia diferente, gera preocupação, motivação, amor, dá sentido aos dias vazios, doa e nos pré-dispõe a doar amor, tempo, companhia, momentos! E ser cachorros me fez ter atividade física regular, ter uma rotina mais regrada e um motivo para levantar da cama quando a depressão insiste em se aproximar. Então, se eu não tiver forças para levantar, eles me buscam, me dão lambeijo de bom dia e mudam o clima e a cor da manhã sombria, afastando todo mal.
Além tudo, ter cães ajuda a controlar ansiedade, desestressam, tirar nossa mente de ambientes tumultuados e nos transportam para momentos leves e fofos.
Já dei 5 motivos para ter um cachorros aqui no Blog, mas se você sofrer com ansiedade, depressão, burnout, stress e “similares”, talvez seja o melhor motivo para adotar um cachorro em 2020! E talvez não seja atoa que o dezembro verde (campanha contra o abandono de animais) seja colado com o Janeiro Branco (a favor da saúde mental).
A CAMPANHA
Então acho que vale falarmos sobre isso, alertar as pessoas sobre a importância de falar de sentimentos, emoções, transtornos mentais, projetos, cultura, paz e popularizarmos temas que não precisam ser negligenciados. E quanto mais falarmos, mais consciência criamos e mais saudável será nossa sociedade. Concorda?
Por fim, as imagens abaixo foram salvas do site do Janeiro Branco e a ideia é postarmos nas redes e ressaltar a importância. Então, que tal salvar por aí também e aderir à campanha?
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!
Fevereiro laranja e a leucemia em Animais - Ursinhos ChowChow
jan 31, 2020 at 09:38
[…] Janeiro Branco e os Influenciadores […]