Olá, pessoal! O halloween é dia 31 de outubro. É uma festa tipicamente americana, que ficou conhecida no Brasil como o dia das bruxas. Entretanto, é uma época de alerta para os pets. Por isso, nesse post vou te contar um pouco da história do halloween, algumas dicas de halloween pet para o seu peludo ficar seguro e ainda te passar uma receitinha para agradá-lo. Vem comigo até o final?
Halloween Pet e o dia das bruxas
A tradição do halloween é muito forte em países como Estados Unidos, Canadá e Irlanda, onde as crianças fantasiadas batem de porta em porta para ganhar doces. A festa se popularizou um pouco por todo o mundo. Contudo, no Brasil, a comemoração do dia das bruxas remonta há cerca de 20 anos.
Origem
O dia das bruxas teve origem com o povo celta, que celebrava o festival de Samhain, uma homenagem ao rei dos mortos. Além disso, nessa ocasião, cuja festa durava 3 dias, tendo início no dia 31 de outubro, era agradecido a abundância das colheitas do ano.
Segundo estudiosos, como era uma festa pagã, no século VIII a igreja alterou o calendário na tentativa de atribuir à festa o caráter religioso, através da mistura de datas.
Assim, o Dia de Todos os Santos, que era comemorado no dia 13 de maio, passou a ser no dia 1 de novembro, antecedendo o que passou a ser o dia das bruxas, Halloween, cujo nome resulta da junção das palavras “hallow” e “eve”, que significam “santo” e “véspera”.
Mantenha o seu pet seguro
-
Cães e gatos pretos ou brancos
Se você pretende doar um pet dessa cor, tenha cuidado redobrado nessa época, principalmente no caso dos gatos pretos!
Infelizmente eles são usados em rituais de magia negra. Então, não deixa o seu pet solto e castre-o, pois os animais castrados não servem para os rituais.
-
Intoxicação alimentar
Não deixe doces, chocolates e balas ao alcance do seu pet, eles não devem ingerir alimentos que não são específicos para eles, pois pode causar uma intoxicação alimentar e até levar à morte.
Também oriente as crianças para que não ofereçam doces aos animais. A inocência infantil pode gerar acidentes e complicações aos pets.
-
Fantasias
Assim como acontece com as crianças, às vezes os pets também são vestidos com fantasias para entrar no clima. Entretanto, tenha cuidado e priorize o bem-estar do pet.
Certifique-se de que a roupa se encaixa confortavelmente, que não tenha nenhuma peça que ele possa tirar e mastigar, que não cause ferimentos e claro, não interfira na sua visão, audição, respiração e nos movimentos em geral. Além disso, é importante não vestir o animal caso ele não tenha esse costume ou fique desconfortável, causando um estresse desnecessário.
Petiscos para cachorro no halloween pet
É importante lembrar que doce faz mal para o pet. Apesar de não conterem ingredientes tóxicos na composição, os animais não digerem o açúcar com facilidade, ou seja, podem desenvolver problemas de saúde ao consumir. Porém, a intolerância a guloseimas se torna um problema no dia das bruxas. Então, a solução é recorrer a doces para cachorro.
Esses alimentos são próprios para o paladar dos cães, contendo menos açúcar, gorduras e livre de qualquer ingrediente perigoso. Por isso, se você quer aproveitar o halloween com o seu melhor amigo, ofereça os alimentos próprios para ele. Você pode encontrá-los prontos, vendidos em pet shops ou até mesmo fazer em casa.
Chocolate para cães
O chocolate está totalmente proibido para os cães. Você pode ler mais sobre chocolate para cachorro nesse post. Mas, de forma geral, a sua substância contém cafeína e teobromina que, quando ingeridos, podem provocar vômitos, desidratação, dores abdominais, agitação, tremor muscular, ritmo cardíaco irregular, alta temperatura do corpo e, por fim, pode ocorrer a morte.
Mas, calma que tem uma solução. Existe um chocolate desenvolvido especialmente para os cães. Além disso, a fórmula do produto é livre de cacau e açúcar e já foi testado por veterinários. Você encontrará à venda nas pet shops.
Petiscos de frutas
Os petiscos são os preferidos da grande maioria dos cães. Mas, caso deseje variar no dia das bruxas, opte por uma saladinha de frutas nas cores do Halloween, contendo frutinhas como manga, blueberry e banana. Para dar um charme, você ainda pode acrescentar iogurte natural sem açúcar por cima! Seu pet vai amar!
Receitinha pet de Halloween
Se você tem dúvidas do que fazer para o seu pet, separei uma receitinha para você comemorar o halloween pet. Além disso, ele é super saudável e leva abóbora, banana e especiarias.
Ingredientes:
- 1 banana madura de qualquer espécie
- 1/4 de xícara de abóbora cozida e amassada
- 1/2 xícara de farinha de coco fina
- 1/2 de colher de chá de canela em pó
- 1/4 de colher de chá de gengibre em pó
- 1/4 de colher de chá de cúrcuma em pó
- 1/8 de colher de chá de cravo em pó
Preparo:
- Aqueça o forno a 180ºC;
- Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture até formar uma massa homogênea;
- Coloque a massa sobre uma superfície forrada com papel manteiga;
- Abra a massa com a ajuda de um rolo até ficar com meio centímetro de altura;
- Com a massa esticada, corte cno formato que desejar ou faça bolinhas e achate.
- Espalhe sobre uma assadeira untada e enfarinhada ou protegida com uma folha antiaderente ou papel manteiga.
- Leve ao forno e deixe assar por cerca de 20 minutos ou até as bordas ficarem douradas.
- Retire do forno e espere esfriar completamente antes de servir.
– Guarde o que sobrar em um recipiente bem fechado por até 4 dias ou congele por até 3 meses.
E então, você gosta do dia das bruxas? Costuma festejar com o seu pet? Conta aqui pra gente!
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!