Olá, pessoal! Volta e meia alguém me pergunta no Instagram ou nos grupos de whatsapp sobre o temperamento do chow chow, como eu fiz para os ursinhos serem cães dóceis e tranquilos, se é preciso adestrar e como adestrar um chow chow, visto ser um cão que sofre tanto preconceito e muitos profissionais nem aceitam o chow chow para nenhum tipo de serviço (adestramento, banho, consulta veterinária etc).
Por isso, nesse post fiz uma entrevista com um adestrador daqui de São Paulo que conhece e acompanha os ursinhos desde a fase filhote, o Fabrício Muniz (conheça mais sobre o trabalho dele no Instagram). Vamos lá aprender?
Como adestrar um chow chow?
Fabrício, como adestrar um chow chow? Tem idade mínima ou máxima para começar?
O adestramento para os Chow chow não é diferente de qualquer outra raça, os métodos são os mesmos. A base para o adestramento sempre é a mesma, seguindo os princípios para um adestramento eficiente que são recompensa, repetição e determinação.
Por exemplo, como adestrar um chow chow de 3 meses?
Apesar de filhotes ainda, com 3 meses eles já têm uma capacidade de aprendizado muito grande, podem aprender qualquer coisa. Só precisam de uma boa recompensa e de um pouco de paciência. Pois como eles aprendem através de assimilação, são necessárias muitas repetições até ficar 100%, só é necessário descobrir qual a melhor recompensa para cada cachorro, já que uns preferem mais brinquedos e elogios outros preferem um bom petisquinho.
Tem diferença de tempo do adestramento entre um filhote e um cão adulto?
Tem sim, algumas como, por exemplo, quando eles são filhotes e estão descobrindo o mundo, aprendem tudo com mais facilidade. Além de que, tudo que aprendem, vão manter provavelmente o resto da vida. Os adultos são mais difíceis do que filhotes, porque já tem seus costumes e hábitos de uma vida toda, muitas vezes é necessário contornar esses hábitos e encontrar um jeito de ensinar o cachorro, visto ser quase impossível ensinar que ele não pode fazer aquilo que já faz a 5 ou 10 anos.
Tem como saber se um filhote terá um temperamento mais agressivo ou calmo?
É difícil distinguir o que é agressividade e o que é dominância em um filhote, principalmente em Chow chows que são dominantes por natureza. Geralmente eles já apresentam rosnados e um comportamento “agressivo” mas não é nada mais do que teste de liderança entre filhotes, quando eles tentam identificar quem manda mais. Você pode perceber que o cão é agressivo mais próximo dos 5 ou 6 meses, se ele apresentar sinais como tremer a bochecha como se estivesse rosnando mesmo que não faça som algum. Ainda é possível perceber esse sinal entre brincadeiras básicas ou até mesmo se você toca repentinamente nele e o mesmo se vira como se fosse morder, mesmo que não morda você.
O que observar para contratar um adestramento para chow chow?
Como eu disse antes o adestramento para o Chow Chow é o mesmo de qualquer outra raça. Então qualquer comportamento indesejado é válido sim para chamar um adestrador. Geralmente os chamados para essa raça são para controle de agressividade, ciúmes e desobediência.
Como adestrar um chow chow adulto que já tem um comportamento agressivo? É possível?
É possível sim! Porém é uma raça conhecida pela teimosia, e o comportamento difícil de lidar, o que torna mais difícil converter agressividade neles. Ainda mais sendo um adulto, mas provavelmente será um processo demorado e trabalhoso.
Tem riscos adestrar um cão com aprendizados da internet, como vídeos do Youtube?
Sim!!! Não que os vídeos estejam errados, mas como você vai identificar a evolução no processo de adestramento se você ainda não aprendeu sobre comportamento canino, como identificar micro expressões em cães para saber se ele aceitou aquilo bem ou não, e se não der certo? Qual método vai substituir aquilo?
Se você ensinar algo errado vai precisar de um adestrador para converter aquilo, porque o cão não apresenta o resultado que você esperava. Muitas vezes um cachorro fica anos fazendo aquilo errado e quando pegamos um caso desse para converter, você vai gastar mais tempo e muito mais dinheiro do que o esperado.
Então você pode aprender sim com vídeos no YouTube. Mas se não é formado em zootecnia, Med Vet ou tem uma ótima experiência com tratamento e cuidados pets, você provavelmente não vai conseguir aplicar com 100% de eficiência o método.
O adestramento de chow chow ou outras raças consideradas agressivas, é diferente de raças consideradas tranquilas?
Com certeza! Dependendo do nível de agressividade, é preciso usar o controle de agressividade primeiro para o cão não atacar mais. E depois vem o adestramento comum, como não fazer mais xixi no tapete, por exemplo. Isso dobra o tempo do adestramento, além de exigir mais cuidados e ser mais caro pelo risco que o adestrador corre e também por conta de equipamentos mais caros como roupas de proteção.
E aí, gostou das dicas e explicações? O seu cachorro é adestrado ou pensa em adestrá-lo? Conta pra gente nos comentários! E para saber mais, segue o Fabrício no Instagram! 🙂
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!
Pedro Henrique
mar 3, 2020 at 14:30
Ótimo adestrador
Qual cachorro mais inteligente do mundo? - Ursinhos ChowChow
mar 19, 2020 at 09:05
[…] Como adestrar um chow chow […]
Onde adestrar meu cachorro? - Ursinhos ChowChow
jun 30, 2020 at 09:13
[…] Qual cachorro mais inteligente do mundo? – Ursinhos ChowChow em Como adestrar um chow chow […]
daiane sousa
jul 23, 2020 at 16:30
Boa tarde….Meu nome é Daiane,eu tenho uma ChowChow de 9 meses e ela é muito brincalhona e carinhosa,mas tem apresentado comportamento de ciumes,quando eu e o meu esposo vamos sair e não levamos ela,quando voltamos ela rosna pra gente e começa a dar uma mordidinhas sem machucar.Mas quando é para levar ela para sair,ela já começa a rosnar e late,.Aconteceu só uma vez dela dá uma mordida forte no meu esposo porque ele saiu,ficou enfrente ao portão com o tio dele,quando ele entrou ela mordeu ele,mas depois ela foi lamber ele.Tratamos ela muito bem,com carinho,brincamos com ela,conversamos com ela.Mas ela está apresentando esse tipo de temperamento.O que eu faço?
Fernanda Rabaglio
jul 25, 2020 at 14:19
Oi, Daiane! Tudo bem?
O mais indicado é buscar orientação com um adestrador comportamentalista. Ela vai poder “ler” o comportamento dela e entender o que está acontecendo conforme vocês relatarem casos e situações. O que eu já posso te adiantar é que:
1. Cachorro não tem sentimentos complexos como ciumes, raiva, inveja etc. Então não é ciume.
2. Pode ser posse, ela entende que o seu marido, por exemplo, pertence a ela. Então não gosta de saber que ele está longe do campo de visão dela.
3. Pode ser ansiedade por separação, porque não sabe lidar com o ambiente de isolamento (quando fica sozinha em casa).
Pode ser várias coisas e as vezes não é 1 questão só e sim algumas coisas que despertam esse gatilho de reatividade dela. NESSE POST eu indico 3 adestradores que já trabalharam com os ursinhos em algum momento. Ambos fazem presencial e em online, dá uma olhada lá.
Sônia de Barros
nov 2, 2021 at 21:01
Oi boa noite eu tenho um Chow Chow de um ano ele tem começado a rosnar para mim meu pai e minha irmã como eu poderia resolver isso
Fernanda Rabaglio
jan 27, 2022 at 10:46
Oi, Sonia!
O rosnado é uma comunicação do pet, ele está tentando dizer que algo incomoda, não está bem com ele.
A primeira coisa que eu faria é levar ao veterinário para um checkup completo (incluindo exames laboratoriais), canso de ver casos de cães que rosnam e morder de repente, e o motivo eram dores de doenças silenciosas.
Se ele estiver bem de saúde, busque um adestrador positivo que vai te ajudar a identificar o que gera esse incomodo na vida, ambiente, rotina e interações dele e poder treiná-lo para acalmá-lo, ok?
Camila Campos
out 19, 2020 at 15:03
Boa tarde,
Tenho um chow chow de 3 meses, ele está ficando um pouco agressivo, ontem me deu uma mordida, e na minha casa tem 2 crianças, como posso fazer pra ele não morder?
Evelin
jan 16, 2021 at 20:47
Boa noite meu chow chow e muito tranquilo porém quando levo ele.pra passear não pode ver outros cães que que morder e me mordeu também já até pensei de doar ele por causa disso
Leon O Leão
fev 7, 2021 at 22:17
Olá, Evelin! Seu cão é reativo e provavelmente há um gatilho que gera essa reação nele, as vezes um trauma no convívio com outros animais (que pode ser trazido até da ninhada). Ao invés de se desfazer dele, busque um adestrador, ofereça a ele a chance de ter bem-estar e tranquilidade.
Animais tem sentimentos, sofrem e sofrem sem saber nos dizer isso. Doá-lo é abandoná-lo afetivamente, ele vai ter mais um trauma acumulado. Busque ajudá-lo, se ele ataca é porque está sofrendo, nenhum cão ataca se estiver se sentindo bem.
Busque no Instagram pela @aniamlzbrasil ou pela @caoeequilibrio, são ótimas adestradoras, atendem presencial e online, e com experiência na raça chowchow.
Abs
Mauro Sérgio de oliveira oliveira
abr 11, 2021 at 14:50
Olá amigos …tem um show show filhote….desde de semanas de vida… agora ele já tem mês….as brincadeiras dele é de morder…i si eu desconcordar ele fica mais irritado…. só que mi respeita muito… gostaria de saber como mudar a brincadeira de morder por outra..?
Fernanda Rabaglio
abr 26, 2021 at 09:47
Mauro, ele morde porque os dentes estão nascendo, isso dói, coça. Então ele sente a necessidade de morder para aliviar isso e descarregar a irritação.
Você pode direcionar a mordida para brinquedos, como pelúcias, mordedores flexíveis e com cerdas que ajudem a coçar a gengiva.
Tatiana
jun 18, 2021 at 01:55
Oi me chamo Tatiana tenho um chowchow de 5 meses ele é brincalhão demais mais agora ele quando faz cocô no quintal de casa ele pegá com a boca e coloca no sofá do quintal na mesa gostaria de saber como eu faço pra ele parar com isso?
Fernanda Rabaglio
jun 18, 2021 at 11:22
Olá, Tatiana! É preciso avaliar se, além de transportar, se ele não está comendo as fezes também, (coprofagia). Caso não, ele está chamando a sua atenção e é preciso de adestramento focado em melhorar comportamento e enriquecimento ambiental. Você pratica enriquecimento com ele? Tem post sobre isso aqui no blog, ok?
Gabrielly oliveira Lopes da Silva
ago 13, 2021 at 08:47
Meu show show tem 2 anos ele está comendo alguma coisa e ngm pode pegar da boca dele, outro dia eu fui pegar o papel higiênico que estava na boca dele e ele me mordeu
Fernanda Rabaglio
jan 27, 2022 at 10:51
Oi! Ele tem posse de recurso, o que é dele, ele protege. Precisa de um adestrador para avaliar o quadro dele e indicar treinos que mudem esse comportamento.
Andrea
ago 17, 2021 at 18:53
Olá temos uma Chow Chow de de. 1 ano e 11 meses muito dócil já vi em várias matérias que eles que escolhem o dono e bem acho que isso mesmo,no caso meu marido. Eles sentem ciúmes? Eu não posso chegar perto ou ficar conversando com meu marido que ela vai lamber ele,se enfia no meio da gente.
Fernanda Rabaglio
jan 27, 2022 at 10:50
Oi, Andrea! Não é ciúmes, é posse de recursos. Ela entendeu que o seu marido é um recurso importante para ela (pode ser de atenção, proteção, alimento etc), então ela protege o que ela considera dela, por isso chamamos de posse de recurso. É importante adestrar para que ela diminua essa posse, pois com o tempo, se isso evoluir, ela pode ter reações agressivas no intuito de proteger ele.
SUELLEN RAIANE OLIVEIRA
dez 2, 2021 at 11:15
o meu chow chow esta com 3 meses e meio, e ele vira a boca qnd coloco a mao, entao e um sinal de agressividade, sem contar q ele tem varios outros sinais.. o que posso fazer
Fernanda Rabaglio
jan 27, 2022 at 10:44
Oi, Suellen! Não, ele tem 3 meses, está com os dentes nascendo e isso gera dor, irritação, formigamento na boca e tudo irrita ele. Por isso ele dá essas bocadas. Tanto pela irritação como porque morder ajuda a coçar essa gengiva que está incomodando muito.
O que você deve fazer é oferecer brinquedos mordedores macios sempre que ele quiser morder, direcionando essa necessidade para o recurso correto, brinquedos.
Além disso, é bacana buscar um adestrador positivo para te ajudar na educação dele.
simone
dez 25, 2021 at 22:24
oi meu nome e simone ganhei uma chow chow e não sei muito sobre a raça gostar ia que me explicasse um pouco sobre ela tem 7 meses
Fernanda Rabaglio
jan 27, 2022 at 10:40
Oi, Simone! Esse blog inteiro é sobre chow chow, leia os posts, com certeza vai aprender muito por aqui, ok?