Você já se perguntou se os pets podem aproveitar a festa junina? Claro que podem e você pode até preparar uma festa junina pet em casa! Por isso, separamos algumas receitas para cachorro de festa junina, além de orientações sobre alguns alimentos típicos desta época do ano para você saber se pode ou não oferecer pro seu filho de 4 patas.
Então, se você também adora uma festa junina pet, para curtir e brincar com seu peludo, este post é pra você!
Festa junina Pet
O mês de junho é muito aguardado, pois junto dele vem as deliciosas festas juninas e suas comidas fantásticas. Porém, você sabia que algumas comidas típicas da festa junina não podem ser oferecidas aos pets? Por isso, separamos uma receita especial e um guia do que o seu pet pode comer sem riscos. Vamos preparar uma festa junina pet com muitas coisas gostosas?
Bolo de banana para cachorro
Vamos preparar um delicioso bolo de banana para os nossos pets curtirem a festa junina pet? Este bolo foi super aprovado pelos ursinhos e ainda pode ser servido para os humanos também! Anote aí:
Ingredientes:
- 2 bananas
- 2 ovos
- 1 colher de chá de azeite
- Farinha de aveia
- 1 colher de chá de fermento
- 2 colheres de sopa de grãos de linhaça
Modo de preparo:
- Em um recipiente coloque os ingredientes secos, misture bem. Em outro recipiente amasse bem as bananas e em seguida junte com os ingredientes secos.
- Bata os ovos e adicione à mistura já feita.
- Adicione o azeite à mistura e bata até a massa ficar homogênea, após isso acrescente o fermento.
- Escolha uma forma de sua preferência e coloque toda a massa até cobrir 2 dedos.
- Coloque a massa no forno pré-aquecido a 180º. Deixe até o bolo ficar dourado e o palito sair limpo.
Como não é um alimento que seu pet está acostumado, dê em pequenas quantidades, para que ele não passe mal. Além disso, é importante lembrar que não se deve ultrapassar 10% da quantidade diária de alimentação nos petiscos, para evitar problemas de saúde no seu pet. Afinal, vamos curtir a festa junina pet com consciência, certo?
E se você também gosta de oferecer receitinhas naturais, saborosas e nutritivas ao seu peludo, a Total Neem preparou um Ebook com receitas fantásticas e gratuitas para os pets. Clique aqui para baixar o Ebook.
Mse você busca uma receita bem prática, de bolo de ração, veja neste post!
Cachorro pode comer pamonha?
A pamonha tradicional com receita para humanos, por ser um prato doce, não pode ser oferecida aos pets. O açúcar pode trazer inúmeros problemas de saúde ao pet, inclusive levar o cão à obesidade. Contudo, já há receitas especiais para os pets, sem açúcar, mas nunca testei.
Cachorro pode comer canjica?
Cães não podem comer canjica. Pois ela recebe muitos ingredientes que fazem mal a saúde dos cães como o sal e o açúcar. Mesmo em pequenas quantidades podem trazer muitos problemas de saúde a longo prazo, como a diabetes canina e problemas cardíacos.
Cachorro pode comer amendoim?
Sim! Eles podem comer amendoim natural, desde que não contenha sal ou qualquer outro ingrediente. Uma forma de oferecer o amendoim é batendo no liquidificador até formar a famosa pasta de amendoim natural (sem açúcar, conservantes etc). Este alimento é um coringa e você pode:
- Oferecer na ração, para dar um sabor a mais.
- Rechear um bolo pet para o seu cachorro.
- Colocar na pipoca, para dar um sabor na pipoca sem sal dele.
- Inclusive no ebook da TotalNeem tem uma receitinha nossa de muffin de mamão que vai esta pasta de amendoim, confira lá!
Cachorro pode comer pinhão?
Pinhão é um alimento permitido aos cães. Lembrando que sempre em pequenas quantidades. O pinhão é rico em fibras, e esse excesso de fibras pode causar diminuição da digestão do pet. Por isso é bom evitar dar muito pinhão ao pet e quando cozinhar sempre o prepare sem sal ou qualquer outro condimento. Dificilmente o pinhão causa alergia em cães. Porém, é sempre bom ficar alerta caso seu pet apresente alguma reação alérgica.
Cachorro pode comer milho?
O milho é liberado para os cães comerem e pode ser oferecido cozido, lembrando de retirar a espiga, pois o cão pode engolir e gerar um corpo estranho. O milho é um alimento rico em benefícios para os cães. Possui vitaminas do complexo B, potássio, vitamina E e muitos outros nutrientes. Contudo, deve ser fornecido com moderação e sem qualquer tipo de tempero ou manteiga. Isso porque, ele é rico em carboidratos, que em excesso pode levar o cão a obesidade. E embora os casos sejam raros, é sempre bom observar se seu pet não terá alergia ao alimento.
Cachorro pode comer cuscuz?
É permitido oferecer cuscuz para os cães, inclusive são grãos recomendados para cães que comem alimentação natural. Porém deve-se tomar alguns cuidados, como servir o cuscuz bem cozido e sem excesso de temperos. Também limitar a oferta no máximo duas vezes por semana. O cuscuz contém selênio, é um antioxidante que a ciência acredita que previne câncer em pets. Mas uma dose alta de selênio pode ser tóxica, por isso não abuse.
Para preparar:
- Umedeça a farinha de cuscuz com água filtrada e deixe hidratar por alguns minutos.
- Depois coloque na parte de cima da cuscuzeira, com água embaixo e deixe cozinhar no vapor em fogo alto por cerca de 10 min.
- Mas caso você não tenha essa panela, pode fazer com outras em banho maria que vai funcionar.
Para ficar ainda mais gostoso esse cuscuz para cachorro, você pode oferecer com acompanhamentos diversos de acordo com a preferência do pet:
- Carne cozida
- Frango desfiado
- Vegetais cozidos no vapor
- Ovos cozidos
Mas claro, sempre sem temperos, no máximo com um fio de azeite, ok?
Cachorro pode comer pipoca?
Cães podem comer pipoca, porém, não as industriais, e sim as que preparamos em casa. As pipocas industriais possuem muito sal e outros temperos que se tornam perigosos para a saúde dos cães. Contudo, pipocas naturais muitas vezes não são atrativas para os cães. Por isso você pode acrescentar algo que seu pet prefira comer para dar um gosto a mais à pipoca.
Outra opção são os petiscos de pipoca que já existem no mercado, com sabor natural, de leite e até picanha, caso você não queira preparar em casa.
Lembre-se: aproveite a festa junina pet com moderação, não exagere nos alimentos que seu pet não está acostumado a comer. Não ofereça alimentos doces e muito cheios de sal para o pet.
Agora se a mamãe quiser curtir uma festa junina pet, mas não quiser ir pra cozinha, há empresas de petiscos naturais que preparam kits de festa junina para cachorro a partir de R$165,00, como a PetParty Box. Os ursinhos já experimentaram a BOX Junina e adoraram as delícias que estão na foto de capa deste post!
Gostaram das dicas? Então deixe seu comentário contando como você prepara a sua festa junina pet.
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!