Olá, pessoal! Não é à toa que os cães são intitulados como “melhores amigos dos homens”. Você sabia que, inclusive, existe pesquisa que comprova isso? E que, de acordo com ela, quem convive com um cão (ou mais de um) tende a ser mais feliz se comparado com donos de gatos, por exemplo. Separei esse post para falarmos um pouco mais dessa pesquisa e te mostrar que, sim, quem tem cachorro é mais feliz. E eu posso dizer que sou muito mais feliz hoje do que quando não tinha cães!rs Vamos lá?
Quem tem cachorro é mais feliz
De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Social Geral dos EUA (GSS, da sigla em inglês), 36% dos donos de cachorros afirmaram que são “muito felizes”, enquanto apenas 18% dos donos de gatos disseram o mesmo. E surpreendentemente, as pessoas que possuem tanto cães quanto gatos em casa, se disseram mais felizes em comparação a quem tem apenas cachorro. Além disso, os donos de cães relataram que sentem grande prazer em passar um tempo na companhia dos seus pets e que a presença deles no lar ajuda a superar momentos mais difíceis da vida. Basicamente, é como ter mais um membro na família.
Aqui em casa isso se aplica perfeitamente! Os Ursinhos vieram para serem meus cães de apoio emocional e graças a eles hoje estou longe da depressão, muito mais feliz e os tenho como filhos de verdade.
Conexão com outros fatores
Entretanto, os motivos que levam ao aumento da felicidade podem não estar ligados apenas com o fato de ter um cachorro. Essa pesquisa mostrou que aqueles que adotaram um cachorro tendem a ser mais extrovertidos e a ter mais facilidade no relacionamento interpessoal. Sendo assim, a personalidade desses indivíduos pode ser o que afeta a sua percepção de mundo, fazendo com que tenham esse sentimento de satisfação com a vida. Adotar um cachorro seria, portanto, uma consequência de sua personalidade.
Outro fator que contribui para a sensação de felicidade é o alto nível de atividade física. Esse estudo concluiu que donos de cães caminham, em média, 33km por semana, o que representa 11km a mais em relação a quem não tem um cão para passear. As pessoas que possuem cães são mais adeptas de atividades físicas ao ar livre e interagem mais com os outros durante as caminhadas, assim, estimulando o senso de conexão com a comunidade.
Além do mais, o estudo mostrou que as famílias com crianças tendem a escolher cães como pets com mais frequência. Estar em um relacionamento sério e ter pessoas em quem pode confiar também faz com que os indivíduos se sintam mais seguros com relação a vida, aumentando a sensação de bem-estar. Então, aliado a isso, possuir um cachorro aumenta o número de emoções positivas vivenciadas durante o dia a dia.
Por fim, as pessoas que possuem cães em casa relatam uma forte conexão com os pets, o que garante um suporte emocional extra, além da redução dos níveis de estresse. Depois de falar sobre esse estudo. Vamos então a uma lista de benefícios quando se tem um cachorro:
#1 Quem tem cachorro é mais feliz
Quando brincamos com o nosso cão, aumentamos o nível de dopamina e serotonina no cérebro, que são neurotransmissores relacionados à tranquilidade e paz. Por isso a companhia canina é tão agradável e prazerosa.
#2 O cachorro te traz saúde
A companhia canina melhora o nosso sistema imunológico. O estudo mostra que quem tem cachorro, possui um nível de colesterol mais baixo, uma pressão arterial melhor, menos ataques cardíacos e pegam menos doenças.
#3 O cachorro alivia o estresse
A simples presença do cachorro diminui o hormônio do estresse, nos deixando mais relaxados. Além disso, conseguimos realizar melhor as tarefas tanto de casa quanto do trabalho, quando se tem um cachorro do lado.
#4 O cachorro combate a depressão
Ter um cão ajuda no combate a depressão, pois encoraja a pessoa a ser mais positiva. Você pode ler mais sobre cachorro como terapia nesse post (falta link).
E então, você concorda com esse estudo de quem tem cachorro é mais feliz? Conta pra gente a sua experiência com seu cão!
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!