Olá, pessoal! O novembro azul é voltado para a prevenção ao câncer de próstata. Mas o que muitos não sabem, é que os animais também podem ser atingidos pela doença. Sendo que, os mais afetados são os cães machos idosos não castrados. Por isso, nesse post quero falar com vocês sobre o novembro azul pet e a importância da prevenção. Vem comigo até o final?
Novembro Azul Pet
No mês passado, falamos sobre o Outubro Rosa Pet, a campanha de prevenção contra o câncer de mama em cadelas e gatas. Já neste mês de novembro, é marcado por campanhas de prevenção ao câncer de próstata pet. Dessa forma, foi adotado o Novembro Azul Pet.
Mas o que é isso? A campanha do novembro Azul visa conscientizar sobre os riscos, sintomas e necessidade de tratamento para câncer de próstata. A origem do Novembro Azul acontece com foco em humanos, mas se estende aos pets, pela incidência desse tipo de câncer em gatinhos e principalmente cachorros machos.
urante todo o mês são realizadas campanhas de conscientização com os tutores, quanto a importância dos cuidados e os exames necessários para que o pet não desenvolva a doença na velhice.
Câncer de Próstata Pet
O câncer de próstata em animais acontece de forma muito semelhante com o caso dos humanos. A próstata é uma glândula responsável por produzir fluido prostático, que auxilia a movimentação dos espermatozóides dos pets machos, localizado próximo à bexiga. Qualquer alteração, ela comprime a bexiga provocando diversos sintomas.
A incidência é maior em cães de grande porte. Normalmente, os sintomas começam a surgir nos pets mais idosos, entre 8 e 12 anos. O tumor apresenta alto grau de malignidade, causando metástases, ou seja, afetando vários outros órgãos.
Nem toda Hiperplasia Prostática (aumento da próstata) é maligna. Os cães e gatos adultos não castrados podem ser afetados pela Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), uma condição que, embora não seja fatal, provoca vários sintomas que prejudicam e muito a qualidade de vida do seu pet. Além disso, mesmo que o cão ou gato desenvolve essa patologia, a chance da Hiperplasia se tornar um tumor maligno é pequena.
Contudo, é muito importante saber que 90% dos casos das doenças de próstata podem ser evitadas com a castração do pet ainda no primeiro ano de vida. Caso não seja castrado, os pets machos tem 80% de chance de ter distúrbios de próstata na idade adulta, a partir dos 8 anos.
Sintomas da doença
Fica de olho, seu peludo pode apresentar sinais que indicam o câncer de próstata, como:
- Dor abdominal,
- Dificuldades para urinar e defecar,
- Além de alterações de tamanho e/ou formato nos testículos.
É muito importante ficar atento também à urina do pet, que pode apresentar gotejamento, aumento na quantidade de vezes em que o animal faz xixi e presença de sangue ou pus. Além disso, observe também se ele apresenta constipação e dor abdominal.
O câncer de próstata maligno não é tão comum, entretanto, pode ocorrer. Os sintomas, nesse caso, são generalizados como perda de peso e fraqueza dos membros pélvicos.
Diagnóstico do câncer de próstata
Para saber se, de fato, os sintomas que o pet apresenta são relacionados com o câncer de próstata, o diagnóstico pode ser realizado de duas maneiras:
- Através do exame físico com toque retal
- Exame ultrassonográfico, que vai confirmar o aumento de próstata.
Como tratar
Após a confirmação do câncer de próstata, o tratamento mais comum é a castração. Uma vez que o aumento da próstata está diretamente ligado com a testosterona produzida pelos testículos.
Além disso, também pode ser adotada a prescrição de medicamentos ou, dependendo do caso, realização de cirurgia, que não causa nenhum dano à saúde do cão.
A importância de estar atento aos sintomas
Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura. Por isso, fique atento ao comportamento do seu pet e a qualquer sinal de alerta, procure por um médico veterinário imediatamente.
Vale ressaltar que não se deve realizar os exames por conta própria. Afinal, ninguém melhor do que um especialista para diagnosticar qualquer problema relacionado à saúde do pet.
E então, você já fez a sua parte no Novembro Azul Pet? É importante conscientizarmos os tutores nesse momento, levando as informações necessárias. Como você tem feito isso? Conta pra gente!
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!