Olá, pessoal! Para quem acompanha os @ursinhoschowchow no Instagram sabe que essa semana o Prince passou por uma cirurgia de castração. Castrar é um ato polêmico! Isso porque muitos apoiam e muito condenam a cirurgia apenas por prevenção de doenças. Mas afinal, por que castrar cachorro?
Primeiro quero lembrar que eu não sou veterinária e nem trabalho na área de saúde veterinária. Eu sou mãe de cachorro e esse blog serve para trocarmos dicas e experiências de tutor para tutor, ok? Pois bem, a resposta varia muito de acordo com o profissional, o cão, a saúde e o cenário de vida dele. Veja alguns motivos que justificam castrar cachorros:
PORQUE CASTRAR CACHORRO:
- Em fêmeas castrar ajuda a reduzir em quase 100% câncer de mama e 100% o de útero.
- Em machos evita câncer de próstata e testículos.
- Em machos ajuda o cão a ter mais tranquilidade e reduzir agressividade dando qualidade de vida.
- O fato de reduzir efeitos nocivos dos hormônios e câncer, permite prolongar vida do seu peludo com muito mais qualidade.
- Evita cruzas irresponsáveis, ninhadas não planejadas e descontrole populacional canino.
- Evita passar problemas de saúde genéticos em crias indevidas quando o pet possui algum problema, como displasia coxofemural, que é o caso da Maya.
- Em machos, evita a marcação de território e situações indesejadas como montas inadequadas.
CASTRAR É PERIGOSO?
Mas sim, castrar é perigoso, como qualquer procedimento cirúrgico em qualquer ser vivo. Isso porque a castração requer o uso de anestesia geral no animal que desliga suas funções básicas e há uma agressão física, a retirada de um órgão.
Nas fêmeas a cirurgia é mais invasiva, pois abre a barriga para retirada do útero. Enquanto no macho o procedimento é muito mais simples, pois o órgão retirado (testículos) são externos.
Mas nos dois caso é aplicada anestesia que tem risco de óbito, seja pela anestesia em si ou complicações cirúrgicas como uma parada cardíaca ou hemorragia. Por isso, embora existam inúmeras vantagens que justifiquem por que castrar cachorro, é importante ter em mente que castrar é perigoso. Inclusive no dia da castração o tutor assina um termo de ciência e responsabilidade sobre os riscos da cirurgia.
CASTRAR É BOM?
Depois de entender por que castrar cachorro e que castrar é perigoso sim. Ainda pode ficar a dúvida: Mas castrar é bom, Fê? E a resposta também é um grande depende!
Alguns veterinários não recomendam a castração sem motivos clínicos evidentes. Outros acham super recomendado e ainda filhotes exatamente para evitar todos os problemas que justificam por que castrar cachorro. E há profissionais que recomendam castrar depois do desenvolvimento completo do cão: nas fêmeas após o 1º cio, e para machos na fase adulta.
Mas no fim das contas acho que castrar é bom se:
- For recomendado pelo seu veterinário de confiança.
- A saúde do seu pet estiver em dia para suportar bem uma cirurgia e anestesia.
- Se a clínica ou hospital veterinário for sério, você confiar nos profissionais.
- Se os benefícios apresentados para o seu cachorro forem relevantes para valer a pena passar pela cirurgia.
QUAL IDADE CASTRAR CACHORRO
Uma dúvida comum que tenho recebido no Instagram é: Qual idade castrar cachorro? Afinal, cada um fala uma coisa na Internet, não é mesmo?
Aqui em casa, a Maya foi castrada com 6 meses de idade, antes do primeiro cio para evitar cruza indevida entre ela e o Prince por serem da mesma ninhada e sabermos que ninhadas com pais irmãos poderia gerar filhotes com problemas de saúde.
O Prince foi castrado com 3 anos e meio (já adulto e desenvolvido) como forma de evitar futuros problemas de saúde, conter a marcação de território e melhorar socialização e reatividade.
Nos dois casos eu considero que castrar é bom, adulto e filhote, como prevenção ou correção de situações já presentes. Não me arrepende de nenhuma das cirurgias. A Maya evitou muitos problemas de saúde e pelo menos por enquanto, (com 3 anos e meio agora) ela não teve nenhum problema de saúde por ter passado pelo amadurecimento hormonal total, ao ser castrada antes do primeiro cio.
Porém, acho importante permite que o cachorro cresça, tenha um certo desenvolvimento e, mesmo evitando o 1º cio, que a castração seja feita com uma certo tempo, no caso dela, foi com 6 meses. Ainda que eu não seja veterinária, não me parece castrar cachorro com 2 ou 3 meses de idade, acho muito novinhos ainda para cortar o desenvolvimento hormonal.
O que você acha, me conta nos comentários?
CASTRAR OU NÃO
Resumo da história, e aí: Castrar ou não seu cachorro? Eu sou a favor da castração, os ursinhos estão castrados e ainda pretendo castrar o Leon, quando o adestramento dele evoluir e nos permitir.
Mas o que eu aconselho fazer é tomar a decisão de castrar ou não e observar os motivos e vantagens de castrar cachorro junto com seu veterinário de confiança, seu adestrador comportamentalista e o seu bolso, pois não adianta castrar da forma mais barata possível e colocar a vida do seu filho de 4 patas em risco, certo?
No próximo post vou contar sobre os exames pré-operatórios + tipos de anestesia para castrar!
Mas me contem, quem tem filhos castrados? Conte nos comentários a experiência de vocês?
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!
Como Castrar Cachorro: Anestesias e Cuidados - Ursinhos ChowChow
set 17, 2019 at 13:32
[…] Por que castrar cachorro: Castrar é Perigoso? […]
Roberto Gil
abr 25, 2021 at 11:48
Temos um Chow Chow e o amamos muito, ele tem 8 anos e vive conosco dede que nasceu, sendo que ele tem um temperamento imprevisível, adora brincadeiras, mas com estranhos é super bravo, mas estamos com um problema maior, ele já mordeu meu sogro, meu filho, meu sobrinho e há um mês me mordeu, todas as vezes sem motivo, nunca foi agredido por nós e demonstra amor por todos nós, não sei o que fazer porque agora até eu estou com medo dele, não queria sacrificá-lo, mas não sei o que fazer. Alguém pode me ajudar, com relação a castração ou alguma outra solução, o nosso receio é porque ele é imprevisível atacando do nada.
Fernanda Rabaglio
abr 26, 2021 at 09:39
Olá, Roberto! É importante entender que nunca é do anda! O cão dá vários sinais antes de atacar. A questão é que nomralmente nós humanos não entendemos a linguagem canina e eles não falam português. Eu tenho um chow chow (Leon) que é altamente reativo. Mas ele nunca mais preciso rosnar e me atacar, desde que eu aprendi a entender os ‘Sinais de Calma” que ele emite quando algo desagrada. Castrar e super importante (não só por comportamento, como por saúde), mas adestrar e entender os sinais de calma também são! Busque por isso, ok?
Castre o quanto antes, isso baixa muito a irritação do animal.
Depois busque por um adestrador POSITIVO (um punitivo vai piorar muito a situação, cuidado!). E estude na Internet sobre os sinais que os cães emite. Tenho certeza absoluta que ele emite 5 … 10 sinais antes de atacar e vocês não percebem, por não conhecer. Afinal, são sutis, é um bocejar, lamber os lábios, detalhes que eles mostram desconforto antes de atacar.
Castrar Cachorros: Experiências dos Ursinhos - Ursinhos ChowChow
set 20, 2019 at 13:32
[…] Por que castrar cachorro: Castrar é Perigoso? […]
Maria Claudia
set 27, 2019 at 12:22
Como trabalho com hospedagem e creche, exijo que os machos sejam castrados, justamente pela demarcacao de territorio e plssiveis disoutas com ohtros machos. O tema realmente é polemico , mas acredito que no momento que vivemos com tantos caes abandonados, fugas em busca de femeas no cio e ate mesmo adocoes de caes de raca com objetivo de procriar, sou 101% a favor da castraçao.
Monique
jan 5, 2021 at 22:31
Eu tenho um chow chow que vai fazer 3 anos agora em janeiro e uma fêmea de 2 anos e todas as vezes em que a fêmeas fica no cio ele fica agressivo e ataca uma pessoa de dentro de casa. Então estou optando em castrar ele para que essa agressividade dele passe. Porque se não passar os meus pais querem dar ele é eu não quero que isso aconteça ! 😔😔
Roberto Gil
abr 25, 2021 at 11:52
Bom dia Monique, estou passando pelo mesmo problema, sendo que o meu tem 8 anos, na maioria do tempo ele é carinhoso e dócil, mas do nada já atacou a.mim, meu filho, meu sobrinho, nuca foi agredido, mas mesmo assim teve esses rompantes, me conte se você castrou e se ele melhorou.
Nairóbi
mar 9, 2021 at 17:41
Eu estou querendo castrar a minha cachorrinha, mas estou preocupada com os riscos da cirurgia. Muito obrigada pelo Post, eu confio na clínica que escolhi e na doutora, mas ainda mais confio em Deus, que com a sua Graça tudo saia bem!
Rogério Alvarez
abr 28, 2021 at 17:24
Tenho show show ele é sistemático e já me atacou duas vezes somente a mim..nunca meu filho ou minha esposa. Tenho pensado em castralo para ver se melhora sua socializar e sia calma..
Ele quando não estar estressado ele é tranquilo mas não gosta muito de estranhos..
Fernanda Rabaglio
maio 17, 2021 at 16:51
Chow chow costuma ser reservado sim, Rogério.
Castrar ajuda a amansar e é ótimo para prevenir doenças também.
Mas não é isso que vai socializá-lo e nem dessensibilizar qualquer cisma que ele tenha contigo. para isso é preciso adestramento positivo!
Graziela
maio 25, 2021 at 11:20
Eu tive o mesmo problema porem muito cedo com 4 meses ele estava ficando muito bravo.
Contratamos um adestrador que fez milagre e agora com 6 meses ele foi castrado.
Um bom adestrador vai te ajudar muito.
Descobrimos que nos tratamos eles de forma errada, lembre ele é cachorro nao gente.
Boa sorte
Meu chow chow chama Romeu
Cuidados com chow chow no verão - Ursinhos ChowChow
jun 11, 2021 at 23:29
[…] Fernanda Rabaglio em Por que castrar cachorro: Castrar é Perigoso? […]