Olá, pessoal! Já temos um post aqui sobre qual a melhor ração para cachorro. Mas muitos pais de primeira viagem me pergunta ração para cachorro filhote, como escolher, qual é melhor, quais são os ingredientes para se atentar. Então, nesse post vamos falar isso, ração para cachorro filhote. Bora comigo?
Qual a melhor ração para cachorro filhote?
Para que está entrando agora nesse mundo canino, escolher uma ração ideal nem sempre é fácil. E para mim também não foi. Lembro quando os ursinhos chegaram e eu não fazia ideia do que oferecer a eles. Ai fui num petshop grande e o atende me indicou Golden Filhotes, como uma ótima opção por ser uma ração premium e de preço Ok. Para mim essa era a melhor ração! Afinal era Premium e eu não fazia ideia que existam as super premium (explico as diferenças entre elas AQUI).
Hoje entendo muito melhor e para esse aprendizado após muita pesquisa, conversas com veterinários e a experiência do dia a dia com os Ursinhos. E aprendi ao longo do tempo que a ração para cachorro filhote precisa ter:
- Proteína de alta qualidade.
- Bons níveis de ômega 3 e 6 que vão cuidar do organismo, pele e pelo do pet.
- Ativos para melhorar digestibilidade.
- Ser palatável e despertar interesse do filhote.
- Sem adição de transgênicos, corantes e outras artificialidades.
- Boas fontes de fibras
- Probióticos para cuidar da saúde intestinal.
Oferecer uma ração de qualidade, que vá cuidar do crescimento estrutural do seu cachorro é o caminho para um adulto saudável e para que ele tenha longevidade. Pois ela vai ajudar no desenvolvimento desse filhote de forma sólida, criando um organismo forte. Mas há outros detalhes importantes, além da nutrição, quando se fala de ração para filhotes, veja a seguir.
Ração com yucca
Já ouviu falar de yucca? Bom, se você mora em apartamento ou não suporta o cheirinho de cocô dos cães, você precisa se atentar a escolher uma ração com yucca! Yucca é uma árvore de porte médio de onde se produz o extrato de yucca que é acrescentado nas rações (normalmente rações de linha de Ambiente Interno).
O Extrato de yucca vai auxiliar o organismo pet a absorver melhor os nutrientes, digerir bem a ração e a produzir fezes com cerca de 50% menos de odor, eliminando um grande problema para muitos humanos na convivência com pets, sobretudo em ambientes fechados, como apartamentos.
Ah e importante, o extrato de yucca é um produto natural. Então não faz nenhum mal oferecer ração com yucca para o seu pet, ok?
Ração com leite
É comum acharmos que oferecer leite para um filhote canino é uma boa ideia. Afinal, toda criança bebe leite e isso é nutritivo para elas. E na verdade, os cães até podem beber leite, mas não é o ideal. Existem alimentos próprios para eles e por natureza, após o desmame, o cão não bebe mais leite durante toda a sua vida, certo?
Bem, é comum que a gente pense em umedecer os grãos de ração com leite morno para facilitar a alimentação dos filhotes quando ainda bem novinhos. mas essa não é a melhor alternativa. O leite pode causar diarreia e você não sabe se esse pet vai ter alguma intolerância ao leite de vaca, que normalmente é a escolha feita neste momento. Então, a indicação é evitar oferecer ração com leite para o seu cachorro, ok?
Aliás, o leite nunca deve substituir a refeição ou a água que o hidratara. Se o leite for oferecido, ele deve ser considerado um petisco e dado com muito cuidado e moderação, combinado?
Como umedecer ração para filhote?
Ok, e se não podemos usar o leite, como umedecer ração para filhotes? Porque sabemos que os pets bem novinhos nem sempre conseguem morder a ração, não é mesmo? Aqui em casa passei por isso, os ursinhos não conseguiam morder o grão de ração e então eu aquecia um pouquinho de água para deixar morna e acrescentava na ração. Deixava a água agir por alguns minutos e então ofertava a ração para eles comerem.
Mas isso não significa amolecer demais e fazer da ração uma papinha. A água acrescentada é bem pouco mesmo, pois o objetivo é deixar o grão mais flexível, mas não a ponto de deixar o pet mal acostumado. Pois logo ele deverá comer o grão crocante.
O que cachorro filhote pode comer
Nesse ponto você já sabe o que observar na escola de ração para cachorro filhote e como oferecer o alimento para cães bem novinhos. Mas além da ração, o que cachorro filhote pode comer?
Bem, quando os ursinhos eram filhotes, a veterinária deles aconselhou que não fosse oferecido outro tipo de alimento até que completasse 3 meses de vida. E assim eu fiz. Após esse prazo você pode oferecer outros alimentos naturais e petiscos industrializados.
Na linha natural, aqui em casa sempre funcionou muito bem:
- Frutas: eles amam maçã e manga. Mas você ainda pode testar mamão e banana, por exemplo.
- Legumes: cenoura crua, purê de batata doce, beterraba, abobrinha cozida, tudo isso é um sucesso.
- Petiscos industrializados: busque por opções com menos sódio possível, sem corantes artificiais e que sejam super premium, pois eles serão nutritivos para o seu pet.
E lembre-se: os petiscos não devem representar mais do 10% da alimentação total do seu pet, ok?
E aí, gostou do post? Tem mais dicas para acrescentar? Então comente aqui embaixo!
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!