Olá, pessoal! Seja para uma ida ao parque ou até mesmo ao veterinário, para alguns tutores andar de carro com o seu cão é uma experiência divertida, mas para outros pode ser muito traumático. E você, sabe os cuidados com o cachorro no carro? Vem comigo até o final, que irei te explicar como fazemos aqui em casa!
Antes de mais nada, é muito importante saber a forma correta de levar o cachorro no carro, para que seja seguro e de acordo com as leis de trânsito. Isso porque a lei de trânsito traz impedimentos com relação a cão no carro, podendo resultar não só em multa, mas também pode gerar acidentes graves e colocar em risco a sua segurança e a do seu pet. Por isso, o melhor é se informar sobre o assunto, para que não haja problemas. Entretanto, para saber como evitar, vou citar cuidados com o cachorro no carro.
O cachorro pode ir solto?
Não. Levar o cão solto dentro do carro é perigoso e imprudente.
Além do mais, transportar o seu pet da maneira adequada fará com que ele se sinta melhor durante a viagem evitando que escorregue em curvas, subidas ou descidas. O cachorro que se sente seguro e tem uma boa experiência durante o trajeto, possui mais chances de reagir bem e não sentir enjoo nas viagens de carro.
Como levar o cachorro no carro?
Existem diversas formas de proporcionar mais segurança, conforto e tranquilidade ao seu amigo enquanto passeia de carro. Veja a seguir opções de cuidados com o cachorro no carro durante os passeios.
Caixa de transporte
Essa é a forma mais segura e indicada. Para isso coloque seu pet dentro da caixa rígida e prenda a alça com o cinto de segurança. Assim, o seu pet estará seguro e confortável e a caixa estará presa por conta do cinto, sem risco de tombar ou de repente, se soltar.
Porém, para que isso funcione bem, o ideal é que o animal esteja habituado a andar dentro dessas caixas. Entretanto, embora seja dito ser fácil treiná-los e a adaptação será rápida, aqui em casa não foi bem assim…rs
Prince e Maya tem uma certa fobia da caixa, então essa alternativa funciona se o pet se adapta, aqui não conseguimos e partimos para o próximo modelo!
Coleira peitoral
Uma outra forma de transportar o seu cão, é com a coleira peitoral, especialmente caso ele tenha um tamanho médio. Esse é um tipo de coleira muito mais segura e confortável para o pet, pois não apenas envolta do pescoço. Como o nome diz, a peitoral fica é colocada ao redor do peito e do tronco do pet, e assim, ser presa ao cinto de segurança do carro para que ele fique seguro e ainda podendo se mexer no banco do carro.
Cinto de segurança
O cinto de segurança é uma ótima opção. Serve para todos os cães, mas principalmente para os de médio, grande e porte gigante. É como se fosse uma guia normal que você prende direto no lugar onde prende o cinto do carro.
O cinto próprio para transporte de animais é feito especialmente para esse momento e possui um tamanho ideal para que o pet fique firme e confortável, mas restringindo os movimentos que o mantém no banco de trás, para não atrapalhar enquanto o tutor dirige.
Aqui em casa nós usamos a combinação peitoral + cinto de segurança e tem dado muito certo, desde voltinhas rápidas até viagens longas de carro. Mas atente-se para usar equipamentos de qualidade, com trama forte que aguente segurar o pet em caso de imprevistos como freadas secas ou mesmo um acidente. Já aconteceu comigo de bater o carro com a Maya dentro. Mas como ela estava presa com peitoral no cinto de segurança, não aconteceu nadinha com ela, graças à Deus.
Aqui usamos equipamento da Líder da Matilha Pet Store, vou deixar os links do que usamos:
- PEITORAL ANTI PUXÃO WALK PARA PASSEIO E ADESTRAMENTO DE CÃES
- GUIA PARA CINTO DE SEGURANÇA SAFE TRAVEL PARA LEVAR CÃES NO CARRO
Cadeirinha
A cadeirinha pode ser uma boa opção para o pet que não gosta de ficar dentro da caixa de transporte, já que na cadeirinha permite que o cão tenha uma sensação maior de liberdade.
São recomendados para cães pequenos e a vantagem é que garante mais conforto e proteção para o pet. Com um formato de saco, ela fica presa tanto no cinto no banco de passageiros, quanto ao encosto de cabeça. Mas como não tenho cães pequenos, nunca tentei usar esse recurso.
Grade de proteção
O mais utilizado para cachorros de grande porte é a grade de proteção, ela possui diversos materiais e formatos. Essa grade é encaixada atrás dos bancos da frente e inclusive cobrem as laterais internas do carro. Porém, mesmo com a grade, é ideal prender a parte longa da coleira no cinto de segurança para garantir a estabilidade do animal.
Proteção para o carro
Além de todos os cuidados com o cachorro no carro, outro ponto importante é se preocupar em proteger o bando do veículo. Isso porque uma série de acidentes podem acontecer durante o passeio ou viagem, como:
- O cachorro estressar e querer cavar o banco.
- Episódios de enjoo que geram vômitos.
- Alguns pets ficam ansiosos e babam muito no carro.
- Pelos voam demais e a capa retém boa parte deles.
- No meio da viagem talvez você ofereça petiscos para ele e aí caem farelos pelo banco todo.
Então, é importante ter uma capa protetora para o veículo que seja também confortável para o pet. Assim você garante a proteção e zelo do seu carro, mas não descuida do bem-estar animal.
Aqui usamos capas há anos e sim, é a mesma! Ela tem mais de 3 anos e virou uniforme do banco de trás do carro, pois sempre passeamos e viajamos bastante. E gosto dela porque:
- É resistente, tem anos e continua bonita, sem desbotar (nem por lavagem e nem pelo sol), e sem nenhuma avaria.
- É impermeável, então mesmo no dia que o Prince passou mal e vomitou no carro, nada aconteceu com o banco, foi só passar um pano com álcool na capa e estava limpo.
- Tem barreiras laterais que evitam que o pelo vá para o chão e se espalhe pelo carro todo (não é 100%, mas ajuda muito).
Aqui nós usamos a CAPA PET IMPERMEÁVEL PLUS PREMIUM PARA LEVAR CÃES NO CARRO, também da Líder da Matilha. Ah, e ela já vem com um cinto de segurança, um combo bem funcional!
Lembrando que com o cupom URSINHOS você tem 10% de desconto em todo o site da Líder da Matilha! 🙂
Cuidados com o cachorro no carro
Para começar, com o carro desligado, deixe que o animal tenha contato direto, permitindo que ele cheire e ande por todas as partes. Assim, ele se familiariza com o carro e diminui o stress durante o translado.
Após ele se familiarizar, tente acostumá-lo com o meio de segurança escolhido. Caso queira, você pode oferecer petiscos como recompensa toda vez que ele seguir seus comandos para entrar na caixa (se for o caso) ou quando prendê-lo na cadeira ou cinto de segurança.
Mesmo preparando essa viagem de carro, pode acontecer de alguns pets passarem mal durante o percurso. Portanto, a dica é evitar dar alimentos logo antes de sair. Caso o trajeto seja longe e demorado, procure fazer pequenas pausas para que ele saia, caminhe, beba água, faça suas necessidades e se for o caso, até coma um pouco. Aqui em casa sempre retiramos a alimentação 2hs antes de sair para viajar. isso garante que a última refeição tenha sido digerida e que eles não tenham enjoo.
Outras dicas que podem te ajudar, são deixar o seu pet mais fixo possível no banco de passageiro e abrir um pouco as janelas para que haja circulação do ar. No mais, tenha paciência e evite brigar com o seu pet caso algo não saia como planejado. É necessário que essa experiência seja a mais agradável possível. Mesmo com todos esses cuidados com o cachorro no carro, não é todo pet que gosta de um passeio no carro. Se ele não gostar de forma alguma, não force, assim você evita estressá-lo. Caso nada disso funcione, procure o médico veterinário para que ele te auxilie.
Veja mais dicas de com cuidar do seu chow chow NESSE POST!
Você costuma levar o seu pet para passear dentro do carro? Quais cuidados você costuma tomar nessa hora? Conta aqui nos comentários!
Escrito por
Fernanda Rabaglio
Mãe do Prince da Maya e "tia" do Leon! Sou designer especialista em redes sociais e me encontrei no mercado pet com o Instagram dos @ursinhoschowchow. Aqui compartilho os aprendizados e experiências com esse trio insano e apaixonante!